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Conflitos na empresa? Esqueça o preconceito ao resolvê-los!

Os preconceitos são bloqueadores na administração de conflito e os mais comuns estão relacionados a cor, religião, sexo, nacionalidade, idade, ideologia política, deficiência física e mental

Conflitos na empresa? Esqueça o preconceito ao resolvê-los!   Artigos Cursos CPT

 

Os preconceitos são os maiores bloqueadores na administração de conflito e os mais comuns estão relacionados a cor, religião, sexo, nacionalidade, idade, ideologia política, deficiência física e mental. “Pense nisso quando tiver de selecionar um conflito sobre o qual você acha que já sabe tudo, por já ter enfrentado situações semelhantes e envolvendo pessoas parecidas. Cada caso é um caso específico”,  afirma Hélvio Tadeu Cury Prazeres, professor do Curso CPT Como Administrar Pequenas Empresas.

Então, o que fazer?


1- Mantenha a calma. Procure reagir com prudência ao receber más notícias e, sobretudo, não se irrite se alguém discordar de seu ponto de vista. Administrar conflitos significa também administrar a si mesmo e seu humor.

2- Mantenha a cabeça fria e segure a mão firme no leme, sem perder o controle da situação, e tenha uma atitude de tranquilidade e confiança. Devido a essa postura, os outros aceitarão sua liderança e passarão a confiar em você.

3- Quanto ao objeto da discórdia, conserve exclusivamente entre os envolvidos. Tenha muito cuidado com propaganda para evidenciar seus feitos, lançar fofoca ou boatos a respeito de qualquer assunto.

4- Se a situação estiver muito confusa e os ânimos exaltados, às vezes, é bom dar um tempo para que as cabeças esfriem. Convoque uma reunião para mais tarde ou para o dia seguinte e, enquanto isso, faça o seu dever de casa e analise bem a situação para estabelecer sua estratégia de abordagem.

5- Quando estiver errado, reconheça o erro. Isso não vai diminuir ou tornar vulnerável a sua liderança, como muitos supõem. Pelo contrário, você ganhará o respeito de todos por demonstrar que o seu interesse não é provocar que você é perfeito ou infalível. Você deseja mesmo é buscar a melhor solução para o conflito, mesmo que, para isso, tenha de admitir que cometeu um erro.

6- Não varra os problemas para debaixo do tapete. Enfrente o conflito usando para isso a melhor abordagem. Não ignore a situação, nem pense que o tempo vai sanar o desentendimento. O tempo quase sempre só vai agravar a discórdia.

Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:


 

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Por Silvana Teixeira.

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