São muitas as informações que você pode obter observando seus concorrentes. Antes de abrir seu novo negócio, é interessante que você levante dados qualitativos sobre o posicionamento de seus concorrentes no mercado: como eles trabalham, quais são seus pontos fortes e fracos.
O ideal é que você elabore um roteiro padronizado, para análise de todos os concorrentes. Assim, em suas visitas, você poderá anotar as informações mais importantes.
Nesse roteiro, é importante reservar espaço para a observação informal do trabalho de seus concorrentes, isto é, anotar as principais características do empreendimento e de seus consumidores. Por exemplo, se você pretende montar uma papelaria, basta escolher alguns concorrentes que tenham negócios de tamanho e nível de sofisticação semelhantes aos que imaginou e anotar características relevantes do negócio.
A localização é visível? A área de vitrine é grande? Quais são os principais produtos oferecidos? O movimento é grande? Que tipo de consumidor a empresa mais atende? Que artigos são mais vendidos? Quantos funcionários atendem no balcão? Os expositores são transparentes? Há alguma particularidade que diferencia a empresa das outras?
Um item importante a considerar é que a análise dos seus concorrentes deve possibilitar pelo menos a identificação clara de seus principais pontos fortes e fracos. Conhecer essas informações o auxiliará a formular suas vantagens competitivas, ou seja, aqueles fatores nos quais sua empresa será excelente.
Pode ser no preço, no prazo de pagamento, na qualidade dos produtos, na assistência técnica, na beleza do produto, no período de garantia, no custo de peças de reposição, na facilidade de acesso e estacionamento, etc. O que importa é determinar alguma vantagem exclusiva para sua empresa. E isso você poderá aprender a partir da observação das outras.
Professor Hélvio Tadeu Cury Prazeres
Mestre em Marketing, Sistemas de Informação e Processo Decisório
Especialista em Administração Financeira
Consultor de empresas
* O presente artigo é parte integrante do curso Como Administrar Pequenas Empresas, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas.
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