WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Como ser um bom gerente de projetos

O bom gerente é aquele profissional que consegue resultados através de outras pessoas, mas para isso é preciso que desempenhe suas funções com responsabilidade e foco!

 

Como ser um bom gerente de projetos   Artigo CPT

O gerente não executa, mas faz com que os membros de sua equipe o façam e, nessa coordenação, equilibrará os interesses pessoais de cada membro e da organização toda. A função é de muita responsabilidade e de grande valor dentro de uma empresa. O professor José Júnior Lima Alves de Oliveira do Curso CPT Gestão de Projetos — PMBOK e Métodos Ágeis elaborou uma capacitação que pode te tornar um gerente de projetos eficiente e de sucesso na carreira profissional.


O gerente de projetos

— Definido pela implantação do projeto, o primeiro passo é selecionar o Gerente do Projeto, que começará a atuar nas demais fases. Nelas, esse profissional irá identificar a cultura organizacional e os sistemas existentes, coletar processos, procedimentos e informações históricas, documentar as necessidades do negócio, determinar objetivos do projeto e desenvolver o termo de abertura do projeto. O gerente de projetos é a pessoa designada pela organização executora para atingir os objetivos do projeto.

— O papel de um gerente de projetos difere de um gerente funcional ou gerente de operações. Normalmente, o gerente funcional está concentrado em proporcionar a supervisão de gerenciamento de uma área administrativa, e os gerentes de operações são responsáveis por um aspecto do negócio principal. Dependendo da estrutura organizacional, um gerente de projetos pode se reportar a um gerente funcional, ou até mesmo à Diretoria. Muitas ferramentas e técnicas de gerenciamento são específicas ao gerenciamento de projetos. No entanto, compreender e aplicar o conhecimento, as ferramentas e as técnicas reconhecidas como boas práticas não são ações suficientes para um gerenciamento eficaz.

— Além de todas as habilidades da área específica e das proficiências ou competências de gerenciamento geral exigidas, o gerenciamento de projetos eficaz requer que o gerente tenha às três características seguintes:
• Conhecimento: conhecimento sobre gerenciamento de projetos, domínio sobre a metodologia;
• Desempenho: capacidade de realizar, enquanto aplica seu conhecimento em gerenciamento de projetos; e
• Liderança: abrange atitudes, personalidade e gestão de pessoal, bem como a capacidade de orientar a equipe do projeto em busca dos objetivos postos.

— O gerente do projeto é a pessoa responsável por gerenciar o projeto, respondendo pelo sucesso ou fracasso dele, e cujo nível de autoridade depende da estrutura organizacional existente. “Os gerentes de projetos realizam o trabalho através da sua equipe e de outras partes interessadas.” Dessa forma, exalta-se a necessidade de se desenvolver habilidades éticas, interpessoais de relacionamento e liderança frente aos subordinados e demais envolvidos no projeto, sejam clientes ou comunidade afetada.


Um pouco mais sobre o que encontrar no Curso CPT? Assista ao vídeo! 

Conheça os cursos da Área Gestão Empresarial.
Por Eduardo Silva Ribeiro.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!