
Qualquer que seja o tamanho do seu negócio, a concepção de marketing é fundamental para que o empreendimento consiga alcançar o sucesso desejado. Quando o comércio é menor, a exemplo de lojas, o marketing pode ser adaptado e, ao contrário do que muitos empreendedores pensam, muitas vezes não é necessário grandes investimentos.
Adriano Godoy, professor do Curso CPT Loja de Sucesso – Planejamento, Gestão e Marketing, esclarece que o conceito de marketing corresponde a todo conjunto de ações que devem ser implantadas na sua empresa para estimular o consumidor a adquirir o seu produto ou serviço, possibilitando a popularização da sua empresa.
Nesse contexto, pequenas ações, atreladas a um planejamento simples, costumam surtir um efeito positivo para pequenos comércios. Então, conheça agora dicas de marketing que ajudarão a potencializar o seu negócio:
Panfletagem
O bom e velho panfleto não deixa de ser uma boa estratégia para atrair clientes de forma mais direcionada. Mesmo vivenciando a era digital, esse meio físico de divulgar os produtos e serviços ainda continua sendo eficiente para comércios de pequeno porte. Aposte em um panfleto chamativo, cheio de ofertas e com os produtos que mais despertam a atenção dos clientes para que as pessoas saibam que a sua loja existe.
Marketing digital
Como mencionado, estamos vivenciando a era digital. Logo, não dá para deixar esse “mundo” de lado. Há várias opções que podem ser exploradas – falaremos especificamente sobre duas nos próximos tópicos. A partir da definição do seu público-alvo, é possível escolher a melhor estratégia para atingi-lo.
É grande o número de pessoas que ainda utilizam os e-mails e, se você parar para reparar, recebemos diariamente várias ofertas a partir deles. Apesar de haver outras formas digitais mais abrangentes, essa alternativa consegue divulgar seus produtos e ainda estabelecer um relacionamento com seu público. No entanto, é necessário que o cliente te forneça o e-mail e que autorize receber esse tipo de propaganda.
Redes sociais
Hoje, é impossível falar em marketing sem mencionar as tão populares redes sociais. Essas ferramentas têm potencial para alcançar um grande número de pessoas com poucos cliques e, por conta disso, é considerada a forma mais eficiente de divulgação de produtos e serviços atualmente. O grande ponto positivo delas é o custo: zero (dependendo do tipo de forma de divulgação adotado).
Promoções
Quando se fala em promoções, é comum associar a métodos populares, como “pague 1, leve 2” ou “grandes descontos”. Todavia, além dessas promoções, há outras formas igualmente eficiente de promover sua loja: distribuição de amostras gratuitas; programas de fidelidade; sorteios; brindes com a sua marca (canetas, canecas, chaveiros); e ações em datas comemorativas; entre outras opções.
Parcerias
Os pequenos comércios podem funcionar como uma grande rede de apoio, estabelecendo parcerias que funcionarão como uma excelente forma de marketing para todas. A “fórmula” é simples: se você, por exemplo, vende roupas, pode firmar uma parceria com uma loja de sapatos, oferecendo aos clientes desconto de 10% caso comprem nas duas.
Concorrência
A análise da concorrência ajuda a favorecer o seu negócio. Como? Fácil: quando você observa os pontos positivos e negativos dos seus concorrentes, é possível trabalhar em cima desses pontos, “consertando” o erro deles e melhorando os seus acertos. Nunca deixe de oferecer aos seus clientes um diferencial que seus concorrentes não possuem, pois esse costuma ser uma forma de atrai-los.
Conheça os Cursos CPT da Área Gestão Empresarial:
Loja de Sucesso – Planejamento, Gestão e Marketing
Empreendedorismo e Inovação
Marketing para Pequenas Empresas
Fonte: Blog Alterdata – blog.alterdata.com.br
por Renato Rodrigues
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.