WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Aglomerações produtivas são importantes para os municípios?

Só é possível a criação de riqueza, no contexto econômico e social em um município, se for por meio de uma atividade produtiva

Aglomerações produtivas são importantes para os municípios?   Artogos Cursos CPT

 

As aglomerações produtivas são importantes para os municípios? Sim, são. Não há processo de desenvolvimento territorial que se sustente, se não houver estímulo e promoção às atividades produtivas em um município. "Só é possível a criação de riqueza, no contexto econômico e social, se for através de uma atividade produtiva", afirma Brenner Lopes, professor do Curso a Distância CPT Estratégias para Desenvolvimento de Municípios II com base em Agropecuária e Confecções, em Livro+DVD e Curso Online. Aglomerações produtivas são, conforme colocado por Giullian e Bel (2005, pág. 47), “aglomerações geográficas de atividades econômicas, cujas empresas operam nos mesmos setores ou em setores relacionados”. Essa, com certeza, é uma das macroestratégias que carregam grande responsabilidade e contribuição dentro da lógica de desenvolvimento de um território, ou seja, dentro de um município.

Para efeito de melhor entendimento da sua importância, citamos algumas questões benéficas do processo de desenvolvimento de aglomerações produtivas: impactos positivos na redistribuição de renda; geração e fixação da renda no território; geração de empregos; criação de um ambiente propício para a melhoria do nível da mão de obra no território; acúmulo e difusão de conhecimento; melhoria da competitividade das unidades produtivas componentes das aglomerações produtivas; aumento da cooperação e organização social, dentre outros.

Vale destacar, que o processo de desenvolvimento de um município, embora sempre tenhamos um ou dois segmentos produtivos de maior destaque e dinamismo, só é possível, no seu contexto pleno, quando envolve diversas atividades produtivas. Territórios que estão exclusivamente baseados em um único segmento produtivo, como pilar estrutural do seu desenvolvimento, sempre correm um enorme risco, pois, como a economia é cíclica, a possível chegada de alterações mercadológicas, tecnológicas, regulatórias, dentre outras, que causem um grande impacto nesse determinado segmento, faz com que todo o município entre em colapso. Assim como já vivenciamos em nossa história, em que a monocultura no setor agrícola não foi benéfica e nem guardou nenhuma visão estratégica no contexto do território (nesse caso do país). Podemos de maneira muito simples, então, entender que o mesmo é verdade para um município que depende exclusivamente de um único segmento produtivo, seja ele qual for.

Aprimore seus conhecimentos sobre o assunto. Leia abaixo:


- O que compromete o desenvolvimento de um município?

Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:


 

Conheça os Cursos a Distância CPT, em Livros+DVDs e Cursos Online, da área Gestão Empresarial.
Por Silvana Teixeira.

 

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!