WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Administração financeira - a contabilidade auxilia na gestão de custos?

 

A contabilidade consiste no processo sistemático e ordenado de registrar as alterações ocorridas no patrimônio de uma empresa. Todavia, a depender do usuário e do tipo de informação requerida, a contabilidade pode assumir diferentes formas, apresentadas como:

- Contabilidade financeira

Condicionada às imposições legais e requisitos fiscais.

- Contabilidade gerencial

Voltada à administração de empresas, não se condiciona às imposições legais, tem o objetivo de gerar informações úteis para a tomada de decisões.

- Contabilidade de custos

Voltada à análise dos gastos realizados pela empresa no decorrer de suas operações.

A Contabilidade de Custos pode ser definida como o processo ordenado de usar os princípios da contabilidade geral para registrar os custos de operação de um negócio. Dessa forma, com informações coletadas das operações e das vendas, a administração pode empregar os dados contábeis e financeiros para estabelecer os custos de produção e distribuição, unitários ou totais, para um ou para todos os produtos fabricados ou serviços prestados, além dos custos das outras diversas funções do negócio, com o objetivo de operar de forma racional, eficiente e lucrativa.

As funções básicas da contabilidade de custos devem buscar atender a três razões primárias:

- Determinação do lucro

Empregando dados originários dos registros convencionais contábeis, ou processando-os de maneira diferente, tornando-os mais úteis à administração.

- Controle das operações

E demais recursos produtivos, como os estoques, com a manutenção de padrões e orçamentos, comparações entre previsto e realizado.

- Tomada de decisões

o que envolve produção (o que, quanto, como e quando fabricar), formação de preços, escolha entre fabricação própria ou terceirizada).

Aprimore seus conhecimentos, acessando os Cursos CPT, da área Gestão Empresarial, elaborados pelo CPT

Saiba mais sobre a administração financeira de pequenas empresas, acessando os artigos abaixo:

Administração financeira - o planejamento e sua importância nas pequenas empresas

Administração financeira - análise de custos, preços e valores

Administração financeira - sistema de custos, como implantar?

Administração financeira - a importância da contabilidade de custos e despesas

Administração financeira - sistemas, formas e metodologias no controle e gestão dos custos

Por Silvana Teixeira

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?