“A inteligência de mercado é uma habilidade essencial a empreendedores, que encaram decisões arriscadas constantemente. Trata-se da capacidade de reter e selecionar informações relevantes para o negócio, com o objetivo de antecipar conflitos e soluções, o que aumenta as vantagens competitivas da empresa no mercado”, ressalta Brenner Lopes, economista e professor do Curso CPT Inteligência de Mercado - Como Acessar o Mercado em Tempos de Crise e Crescimento.
Por meio dela, também é possível encontrar diferenciais em produtos e serviços, entender como os consumidores veem a marca, monitorar a concorrência, avaliar segmentos de mercado, conhecer clientes atuais e potenciais, entre outros. Entretanto, para desfrutar das vantagens da business intelligence, o gestor deve projetar cenários externos e desenvolver estratégias eficientes para atuação no mercado.
Quais as vantagens da inteligência de mercado para as empresas?
1. Aumenta a força competitiva
A inteligência de mercado permite à empresa entender o cenário atual, o que a torna mais competitiva. Entretanto, são necessários recursos, que permitam uma análise de dados (interação dos clientes com a marca e comportamento da concorrência) mais precisa e assertiva. Com essas importantes informações em mãos, os gestores são capazes de desenvolver estratégias imbatíveis para aumentar as vendas e o faturamento da empresa.
2. Contribui com a inovação
A business intelligence se fundamenta na inteligência competitiva e em planos de ações inovadores para um bom posicionamento no mercado. No processo, a empresa investe em recursos, que possibilitam criar tendências para novos segmentos do mercado. Com o empenho de toda a equipe, a empresa passa a oferecer ao público produtos ou serviços relevantes, que lhes causem impacto positivo.
3. Promove a fidelização de clientes
Outra vantagem da inteligência de mercado é a possibilidade de conhecer as principais necessidades dos consumidores, bem como elogios e queixas concernentes a produtos ou serviços dos concorrentes. Com isso, a empresa pode realizar melhorias em seus produtos e serviços para oferecer um diferencial a seus clientes. Este é um caminho promissor para atrair, surpreender e fidelizar clientes.
4. Facilita a análise de mercado
As estratégias da inteligência de mercado permitem obter insights incríveis, pois a análise mercadológica é facilitada. Entretanto, eles precisam estar embasados no segmento de atuação da empresa para melhores resultados. Além disso, a interpretação dos dados deve ser precisa e criteriosa para que os planos de ação sejam executados com segurança, eficiência e perspicácia.
5. Permite a projeção de cenários futuros
Projetar cenários futuros é outra vantagem da inteligência de mercado. À vista disso, é possível ampliar a visão do mercado, para antecipar comportamentos e hábitos de consumo. Sem falar na possibilidade de obtenção de aportes para lidar efetivamente com as mudanças no mercado. Com isso, o gestor tem maior conhecimento e segurança para tomar decisões no momento mais oportuno.
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Fontes: Meetime - meetime.com.br
Geofusion - blog.geofusion.com.br
Por Andréa Oliveira.
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