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4 motivos para a sua empresa fazer a coleta de dados

Com a coleta de dados, a empresa passa a conhecer as expectativas e opiniões dos consumidores sobre seus produtos e serviços

4 motivos para a sua empresa fazer a coleta de dados

O conhecimento aprofundado dos resultados da empresa, do mercado e dos consumidores é de suma importância para os negócios. Por meio da coleta de dados, é possível avaliar o desempenho da empresa no mercado, saber as expectativas e opiniões dos consumidores sobre os produtos e serviços, identificar como as vendas ocorrem, além de obter informações sobre as finanças da empresa. Existem diversos motivos para se coletar dados, mas os principais são:

Estabelecer indicadores estratégicos


Com a coleta de dados, a empresa pode estabelecer os indicadores estratégicos (key performance indicators) mais importantes para os negócios. Por meio deles, é possível avaliar métricas valiosas, como os leads alcançados em determinado período e o ticket médio da empresa. Esse monitoramento é contínuo para que os dados sejam atualizados e, assim, alcancem o máximo de precisão.

Monitorar a satisfação do cliente


Quando o consumidor acessa o site de uma loja virtual, ele procura produtos e serviços, dos quais realmente necessita, e busca ser atendido, com eficiência e agilidade. Quando a empresa é capaz de atender a essas exigências, ela se torna um importante diferencial para o consumidor, pois satisfez às suas expectativas. Entretanto, para acompanhar de perto o consumidor, a coleta de dados deve ser ativa.

Essas importantes informações coletadas não devem se limitar ao comportamento do público, mas devem abranger as suas opiniões e críticas sobre os produtos e serviços. Quando a empresa monitora a satisfação do cliente, ela consegue desenvolver estratégias, que lhe garantam as melhores experiências de consumo.

Fortalecer o relacionamento com o cliente


Ao perceber os hábitos e as opiniões do consumidor, tana-se mais fácil fortalecer o relacionamento entre a empresa e o cliente. Toda a empresa que sabe as expectativas do cliente consegue desenvolver uma comunicação efetiva com ele para lhe oferecer produtos e serviços relevantes. Este é o caminho mais certeiro para a criação de produtos e serviços que supram as necessidades do consumidor.

Desenvolver planos de ação eficientes


Ao coletar dados continuamente, a empresa detecta os principais canais acessados pelo consumidor. Muito além disso, ela passa a conhecer as suas preferências por determinados produtos e serviços e sua interação com a empresa no momento da compra. Com isso, a equipe de marketing consegue desenvolver planos de ação mais assertivos e eficientes, que surtam os efeitos esperados nos clientes.

Novamente, a constância da coleta de dados se faz essencial, pois permite que o setor de marketing elabore estratégias mais precisas, com a criação de personas que reflitam precisamente o consumidor padrão e suas principais expectativas em relação aos produtos e serviços da empresa.

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Fonte: Rock Content - rockcontent.com

Por Andréa Oliveira.

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