WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Produção de pêssego - como realizar a colheita

O pêssego é uma fruta perecível e, por isso, deverá ser colhido assim que atingir a maturação ideal

imagens de vários frutos de pêssego em ambientes e posições diversas

 

A colheita do pêssego deve ser iniciada imediatamente após os frutos terem atingido o seu ponto ideal de maturação. Isto se deve ao fato de o pêssego ser uma fruta perecível e, por isso, deverá ser colhida assim que atingir a maturação ideal.
 
Ponto ideal de maturação
 
O ponto ideal de maturação do fruto do pessegueiro depende da espécie. A coloração e o estado de leve maciez da polpa servem de indicativo do ponto ideal de colheita do pêssego.  
 
Colheita
 
Não são todos os frutos de uma mesma planta que poderão ser colhidos de uma única vez. Portanto, a colheita deverá ser refeita a cada dois dias, até que todos os frutos do pomar tenham sido colhidos.
 
Equipamentos e maquinários necessários para a realização da colheita
 
A colheita é mais rapidamente completada, quando se utiliza uma escada de madeira leve e uma sacola presa ao corpo. Das sacolas, as frutas devem ser colocadas em caixotes de plástico, que deverão ser posicionados próximos das ruas, para serem recolhidos, pelos caminhões ou tratores. 
 
Lavagem e seleção dos pêssegos
 
Os caminhões ou tratores conduzirão as frutas até um galpão, onde deverão passar por uma lavagem e uma seleção rigorosa. A seleção é uma etapa em que as frutas estragadas serão destacadas, e as outras serão separadas em dois grupos, ou seja, frutas para consumo in natura e frutas destinadas à indústria.
 
Acondicionamento
 
- Frutas destinadas ao consumo
 
As frutas selecionadas para consumo in natura deverão ser acondicionadas em caixas de madeira com o interior protegido com plástico macio. Essa proteção de plástico possui espaços em forma de covas, que permitem o alojamento de uma única fruta em cada cova. Após o preenchimento das caixas de madeira com as frutas, em cada lateral superior, no sentido do comprimento das caixas, o produtor deverá pregar uma ripa fina de madeira, que terá a função de impedir que os frutos posicionados nas laterais das caixas possam vir a cair, e facilitar o empilhamento das caixas para o transporte.
 
- Frutas destinadas à indústria
 
As frutas destinadas à indústria, que são aquelas de menor tamanho e com boa aparência e qualidade, deverão ser acondicionadas em caixas de plástico de maior capacidade. Após o acondicionamento de todas as frutas nessas caixas, elas deverão ser transportadas o quanto antes até o local de processamento.
 
Uma boa estratégia para evitar que as frutas não se estraguem antes de chegarem ao seu destino é realizar a colheita dos frutos na parte da manhã; a lavagem a seleção, a embalagem e o carregamento dos veículos transportadores pela tarde e; nas primeiras horas do dia seguinte transportá-las até o seu destino, que pode ser a indústria ou o consumidor final.

Conheça o Curso CPT Produção de Pêssego.

Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Mariana Borges

8 de jul. de 2015

Estou muito interessado no processo e começar a adquirir alguns produtos, por favor contacte imediatamente

Resposta do Portal Cursos CPT

8 de jul. de 2015

Olá, Mariana!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Nossas consultoras entrarão em contato com mais informações sobre o Curso CPT Produção de Pêssego.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?