WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Dia do Cliente

Produção comercial de frutas em pequenas áreas

A fruticultura também é uma alternativa de renda para o proprietário rural que mantém uma pequena propriedade rural para lazer

Caracterizada por apresentar alto rendimento por unidade de área e produtos que possuem valores relativamente elevados no mercado, a produção comercial de frutas apresenta uso intensivo de mão-de-obra, possibilitando o aproveitamento de mão-de-obra familiar. A atividade permite o desenvolvimento de agroindústrias, as quais podem ser organizadas individualmente ou em comunidade, visando incorporar valor agregado.

Além disso, as frutas possuem sais minerais, vitaminas, carboidratos, fibras entre outros, em proporções variadas que dependem principalmente da espécie, o que as torna importantes na complementação alimentar das famílias rurais e urbanas.

A fruticultura também é uma alternativa interessante para um tipo de proprietário rural muito comum atualmente, que é aquele que exerce diversas profissões em cidades e mantém paralelamente uma pequena propriedade rural para lazer, mas que também apresenta potencial para o desenvolvimento de uma atividade econômica, tornando a propriedade auto-suficiente em termos de recursos ou mesmo propiciando lucros, além da disponibilidade de frutas para consumo doméstico.

A fruticultura também é uma alternativa interessante para um tipo de proprietário rural muito comum atualmente.

Entretanto, a fruticultura praticada em pequena ou grande escala, demanda um planejamento prévio, onde todas as etapas do processo produtivo devem ser consideradas; caso contrário, corre-se o risco de que o empreendimento não seja bem sucedido. No curso "Produção Comercial de Frutas em Pequenas Áreas", produzido pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, sob a coordenação técnica do professor e pesquisador Dalmo Lopes Siqueira, as etapas envolvidas na produção de frutas são apresentadas, enfocando-se os principais problemas que são descritos resumidamente a seguir:

Escolha inadequada de espécies e cultivares, não adaptados às condições de clima e solo regionai;

Desconhecimento generalizado da importância de se adquirir mudas de qualidade;

Dificuldade de obtenção de mudas de qualidade no mercado;

Falta de assistência técnica e de recursos para investimentos;

Manejo inadequado do solo;

Uso de espaçamentos inadequados;

Falta de aplicação ou aplicação inadequada dos tratos culturais recomendados para a cultura (adubações; irrigações; controle de plantas daninhas e de pragas e doenças, podas);

Perda excessiva de frutos nas etapas de colheita, pós-colheita, transporte e comercialização;

Dificuldade na identificação de mercados para a comercialização dos produtos, com preços de venda compensadores;

Falta de organização dos produtores, o que os leva a atuar individualmente no mercado, comprando e vendendo mal seus produtos.

Para a escolha adequada de espécies e cultivares a serem plantadas, sob o ponto de vista econômico, é necessário fazer um estudo criterioso de mercado, analisando-se a demanda, a oferta, os preços praticados, o custo de produção, a necessidade de mão-de-obra e de equipamentos.

As plantas frutíferas são classificadas em três grupos (tropical, subtropical e temperado) em função de suas necessidades em relação ao clima. O "enquadramento" das espécies nesses grupos fornece uma idéia geral a respeito de suas exigências quanto às condições climáticas, embora existam vários exemplos de espécies e ou cultivares com uma ampla adaptabilidade em relação ao clima. Portanto, torna-se necessário fazer uma avaliação das condições de clima e solo da propriedade, com o objetivo de auxiliar na seleção das espécies que têm condições de se adaptar no local.


CUIDADOS ESPECIAIS

Na aquisição de mudas de qualidade, é importante que o produtor não as compre de vendedores ambulantes. Devem ser preferidos os viveiristas registrados nos órgãos de fiscalização e com tradição na produção de mudas frutíferas. É interessante, ainda, conhecer o local de produção das mudas (viveiro) para uma melhor avaliação do viveirista.

O manejo adequado do solo requer a aplicação de várias técnicas que variam amplamente em função de suas características como fertilidade, teor de matéria orgânica, textura, declividade, cobertura vegetal e de outros fatores como por exemplo, a ocorrência de chuvas e ventos.

A mesma observação é válida para o manejo da cultura, incluindo aqui os tratos culturais, cuidados na colheita e pós-colheita, que variam amplamente em função de vários fatores como das espécies e ou cultivares, das condições de clima e solo e dos recursos financeiros disponíveis (uso de insumos, máquinas e equipamentos).

Finalmente, é importante lembrar que qualquer pessoa que tenha interesse em produzir frutas, seja em pequena ou grande escala, deve estar sempre bem informada sobre como proceder nas diversas etapas do processo produtivo e de comercialização. Essas informações devem ser obtidas através de filmes técnicos específicos, consultando literatura da área, assistindo programas de televisão destinados ao público rural, participando de encontros, congressos e palestras, e por meio de consultas a engenheiros agrônomos especializados em fruticultura.

 

Professor e Pesquisador Dalmo Lopes de Siqueira
Doutor do Departamento de Fitotecnia da Universidade Federal de Viçosa.
Especialista em fruticultura

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Ricardo Pantoja Coutinho

22 de abr de 2019

Tenho uma pequena propriedade de menos de uma hectare, no estado do Amapá. Quais culturas seriam mais indicada para minha região e que atívidades poderia praticar, para criar uma renda.

Resposta do Portal Cursos CPT

23 de abr de 2019

Olá Ricardo Pantoja,

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Pelo tamanho da área disponível, o ideal é que você opte por atividades como plantio de hortaliças e criação de aves.

Nossa empresa possui vários cursos completos sobre tais assuntos. Os cursos são ideias para quem deseja ter sucesso na atividade.

Em breve, uma das nossas consultoras entrará em contato com informações e esclarecimentos sobre os cursos mais indicados para você!

Atenciosamente,
Victor Sampaio

Roseli Angnes Mallmann

20 de mai de 2014

Olá, gostaria de saber como se chama as bergamotas que nós temos no interior, que pra nós são as comuns, crescem no mato e são gostosas ,não são as pocãs e outras, mas sim as normais , pois quero comprar um pé mas olhei um catalogo e todos tem um nome depois de bergamota!!

Resposta do Portal Cursos CPT

16 de jun de 2017

Olá, Roseli!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Ela é conhecida como mexerica.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!