
O mamão (Carica papaya) é uma frutífera tropical, cultivada tanto na fruticultura convencional como na fruticultura orgânica. A diferença é que o sistema orgânico produz mamões livres de agroquímicos. Para isso, a adubação do mamoeiro deve ser essencialmente orgânica e o controle de doenças, isento de defensivos agrícolas. Com isso, os frutos ganham diferencial competitivo, com preços de mercado bem mais vantajosos.
Condições de clima e solo
"O desenvolvimento vigoroso do mamoeiro ocorre em regiões com temperaturas entre 22°C e 26°C e bom índice pluviométrico anual. O mamoeiro exige bastante insolação diária por quatro horas ou mais. Quanto ao solo ideal, ele deve ser arenoargiloso, profundo, com alta fertilidade, boa drenagem e pH entre 5,5 e 6,7", afirmam os especialistas da FRUPEX - Programa de Apoio à Produção e Exportação de Frutas, Hortaliças, Flores e Plantas Ornamentais do Brasil, e professores do Curso CPT Produção de Mamão.
Dicas de plantio
As sementes de mamão devem ser plantadas a 1,25 cm de profundidade, com espaçamento de cinco centímetros entre covas. Quando as mudas alcançarem 90 cm, elas podem ser separadas em mamão macho (floresce primeiro e apresenta caule fino) e mamão fêmea (flor próxima ao caule e tamanho maior). No pomar comercial, devem ser distribuídos um mamão macho para cada 10 mamões fêmea.
Adubação orgânica
Todos os adubos utilizados devem ser de origem orgânica. Na adubação de plantio e de cobertura, por exemplo, podem ser aplicados esterco curtido de curral, esterco curtido de aves, torta de mamona, torta de cacau, ou quaisquer adubos orgânicos constituídos dos nutrientes necessários ao desenvolvimento do mamoeiro. No caso da adubação de cobertura, ela deve ser realizada uma vez ao mês ou a cada dois meses.
Dicas de irrigação
A água é vital no estágio inicial do mamoeiro e no pico de produção. A irrigação deve ser frequente, mas sem encharcamentos. As mudas, por exemplo, devem ser irrigadas duas vezes ao dia, mas com água moderada, que mantenha o solo úmido e evite o déficit hídrico da frutífera.
Época da colheita
A colheita depende da cultivar de mamão escolhida, mas normalmente ocorre em torno de 4 a 6 semanas após a abertura da flor. Os mamões devem ser colhidos no momento em que apresentarem 50% da coloração amarelada ou quando surgirem estrias. Todo o processo deve ser realizado com cuidado, para não machucar os frutos.
Controle de doenças
O mamoeiro pode ser acometido por doenças causadas por vírus, como a mancha anelar e o mosaico. Ambas causam os seguintes sintomas: folhas mais novas enrugadas e amareladas, nervuras mais claras e mosaico nas folhas. Um dos controles mais eficientes e sem uso de agroquímicos é a rotação de culturas. Além disso, deve-se evitar plantas hospedeiras (cucurbitáceas) próximas ao mamoeiro.
Conheça os Cursos CPT da Área Fruticultura:
Fonte: Ciclo Vivo
Por Andréa Oliveira

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.