WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Manga: variedades, valor nutricional e benefícios à saúde

Consumida in natura, em sucos, doces e pratos salgados, a manga apresenta amplo valor nutricional

Manga: variedades, valor nutricional e benefícios à saúde

A mangueira (Mangifera indica) é uma frutífera típica da Ásia, introduzida, no Brasil, pelos portugueses, no período de colonização. Graças ao clima tropical do país, a manga se desenvolveu muito bem em praticamente todo o território nacional. “Atualmente, parte da produção de manga segue para o mercado interno; já os frutos tipo exportação abastecem o mercado externo”, afirmam os especialistas da FRUPEX e professores do Curso CPT Produção de Manga.

Valor nutricional da manga


Consumida in natura, em sucos, doces e pratos salgados, a manga apresenta amplo valor nutricional. A fruta é rica em vitaminas A, B6, B12, C, E e K, além dos minerais sódio, cálcio, fósforo, ferro, potássio, magnésio, cobre, selênio e zinco. Presentes na manga, independentemente da variedade, todos esses nutrientes contribuem com a manutenção da boa saúde do indivíduo e previnem uma série de doenças.

Benefícios do fruto para a saúde


Consumir manga regularmente fortalece o sistema cardiovascular, além de prevenir o câncer de cólon e próstata, graças a seus potentes antioxidantes. Como apresenta alto teor de fibras e pectina, a manga favorece a redução do LDL (colesterol ruim) no sangue e atua no bom funcionamento intestinal. Já as enzimas da fruta contribuem com o trato digestivo. Quanto ao teor de ácido glutâmico da manga, ele contribui com a concentração e estimula a memória.

Como é rica em vitamina A, a manga garante a boa saúde ocular e previne várias doenças nos olhos. Já as vitaminas A e C da manga fortalecem o sistema imunológico e, consequentemente, combatem os mais variados agentes patogênicos causadores de infecções.

Principais variedades de manga


São mais de 500 variedades de manga existentes em todo o mundo. Mas, no Brasil, as mais produzidas e consumidas são: manga Rosa, manga Espada, manga Carlotinha, manga Haden, manga Tommy e manga Palmer. Vejamos um pouco sobre cada uma delas:

Haden, Tommy e Palmer


A manga Haden apresenta casca vermelha, amarela e verde, com polpa alaranjada. Seu sabor é doce e sua textura fibrosa. Já a manga Tommy apresenta casca amarelo alaranjada a vermelho arroxeada. Com sabor doce e teor de fibras médio, essa variedade é a mais produzida no Brasil. Quanto à manga Palmer, sua cor é vermelha ou arroxeada, com sabor dulcíssimo, textura pouco fibrosa e caroço pequenino.

Rosa, Espada e Carlotinha


A manga Rosa apresenta tamanho, que varia do médio ao grande. Essa variedade apresenta muitas fibras, mas é bem docinha e saborosa. Já a manga Espada apresenta tamanho médio, bem como forma alongada e achatada nas laterais. Sua polpa é bem doce e suculenta, com textura fibrosa. Quanto à manga Carlotinha, ela é pequena, pouco fibrosa e sabor dulcíssimo. Quando madura, sua casca ganha a cor amarelo alaranjada.

Quer saber mais sobre o curso? Dê play no vídeo abaixo:

Conheça os Cursos CPT da Área Fruticultura.

Leia o artigo "Tutorial fácil para plantar manga."

Fonte: alimentos.com.br

Por Andréa Oliveira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!