WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Tutorial fácil para plantar manga

Quando o manejo das mangueiras é realizado com técnicas adequadas de cultivo, elas crescerão viçosas e produtivas

Tutorial fácil para plantar manga

“A mangueira (Mangifera indica L.) é uma frutífera asiática, introduzida no Brasil por volta de 1500. Ao amadurecer, o fruto pode apresentar as cores amarela, laranja e vermelha. Embora existam variedades de manga distintas, a Haden é a mais popular no mercado nacional”, destacam os especialistas do FRUPEX - Programa de Apoio à Produção e Exportação de Frutas, Hortaliças, Flores e Plantas Ornamentais, e professores do Curso CPT a Distância e Online Produção de Manga.

Quando o manejo das mangueiras é realizado com técnicas adequadas de cultivo, elas crescerão viçosas e produtivas. Entretanto, para que as frutíferas se desenvolvam rapidamente e produzam frutos com alto padrão, a melhor técnica de propagação é indiscutivelmente a enxertia. Dessa forma, no segundo ano após o plantio, as mangas poderão ser colhidas com atributos idênticos aos da planta-mãe.

Escolha das variedades


No Brasil, as variedades mais populares são a manga Haden, como já citado acima, e a manga Bourbon. Na categoria de frutos mais rústicos, temos a manga Espada e a manga Coquinho. Quanto às variedades próprias para a exportação, merecem destaque a manga Tommy Atkins e a manga Palmer. Dentre as típicas de determinada região, podemos citar a manga Ubá e a manga Maranhão, igualmente saborosas e suculentas.

Temperatura e solo


Embora o plantio da manga seja relativamente fácil, a mangueira não suporta temperaturas maiores que 36°C e menores que 10°C, pois comprometem seu desenvolvimento, sua produtividade, além do padrão dos frutos. A faixa de temperatura recomendada para o cultivo de manga deve permanecer entre 20°C e 29°C. Em relação ao solo, ele deve apresentar textura média, preferencialmente areno-argiloso e bem drenado. Já o pH ideal deve se manter entre 5,5 e 7,5.

Condução e adubação


A condução da mangueira deve ser realizada por meio de podas com o objetivo de manter o porte da frutífera baixo (6 x 4m ou 7 x 6m de altura). Isso permite o adensamento do cultivo, ou seja, maior número de frutíferas por hectare. No primeiro ano de plantio, a poda deve ser feita para a formação da copa. É importante que o ramo cortado receba uma camada de pasta à base de cobre. Já a adubação das mangueiras pode ser feita com 20 litros de esterco curtido (misturado à terra), junto a 250 gramas de superfosfato simples e 250 gramas de calcário.

Produção e ponto de colheita


Como já mencionado, a mangueira começa a produzir frutos a partir do segundo ano de plantio. O ponto de colheita das mangas ocorre no momento em que a casca do fruto e da polpa mudam de cor (popularmente chamados de “frutos de vez”). Geralmente, a colheita é realizada 100 dias após o florescimento, período em que os frutos maduros caem. Tudo depende das condições climáticas e da variedade da manga.

Quer saber mais sobre o curso? Dê play no vídeo abaixo:

Conheça os Cursos CPT a Distância e Online da Área Fruticultura.

Leia o artigo "Produção de Manga - consorciamento, indução floral, irrigação, calagem e adubação."

Fontes: revistagloborural.globo.com; cpt.com.br

Por Andréa Oliveira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!