WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Conheça nossos Cursos Profissionalizantes (combos) com 40% de DESCONTO

Goiaba, fruta tropical que se destaca entre as demais

A produção de goiabas permite várias formas de aproveitamento dos frutos produzidos

Dentre os vários tipos de frutíferas, destaca-se a goiaba, cada dia mais procurada e apreciada.

Dentre os vários tipos de frutíferas, destaca-se a goiaba, cada dia mais procurada e apreciada.

Nos últimos anos, o setor agrícola brasileiro vem incorporando, cada vez mais, às suas atividades, novas espécies de culturas, bem como, também, expandindo para outras regiões, cultivos que até então eram produzidos apenas em locais que possuem características de clima e de solos favoráveis. Um desses exemplos vem acontecendo com a fruticultura, por causa da crescente demanda por frutas e da expectativa do empresário rural em aumentar a sua rentabilidade.

Dentre os vários tipos de frutíferas, destaca-se a goiaba, que a cada dia é mais procurada e apreciada. A cultura da goiabeira, no Brasil, em escala comercial, desenvolve-se do norte ao sul do país, estando entre os principais produtores mundiais. Esse grande interesse pela goiaba deve-se ao fato dessa fruta ser uma das principais matérias-primas das indústrias de processamento. Embora o consumo de frutas frescas ainda seja superior ao de produtos industrializados, as vendas de produtos processados vem aumentando dia-a-dia no mercado brasileiro.

A produção de goiabas permite várias formas de aproveitamento dos frutos produzidos. Quando cultivada sob irrigação, pode produzir mais de uma safra por ano. Portanto, trata-se de uma cultura que oferece bons resultados, não só com a comercialização no mercado interno, mas, também, no mercado exportador, com boas perspectivas de negócios com a Europa e América do Norte. Dinamarca, Canadá, Suécia, Holanda, Alemanha e, principalmente, Inglaterra e França, já vêm importando goiabas brasileiras para o consumo “in natura”. O mercado tem emitido sinais de que ocorrerão, ainda, grandes exportações de polpa e frutas frescas para esses países nos próximos anos.

A goiaba se destaca entre as frutas tropicais, por sua excelente qualidade, que pode ser atribuída a alguns fatores importantes: seu elevado valor nutricional, como uma das melhores fontes de vitamina C, alto conteúdo de açucares, vitaminas A e do complexo B, além de conter bons teores de fósforo, ferro e cálcio; excelentes propriedade organolépticas, por possuir um moderado sabor e aroma característicos; alta digestibilidade e alto rendimento por hectare; e polpa com elevada capacidade industrial, que permitem o seu múltiplo aproveitamento, como, por exemplo, para doces, fruto em calda, geleias, néctar, sorvete e bases para xaropes e bebidas.  

Pode-se destinar a produção de goiabas para o comércio de frutas “in natura” ou para a industrialização.

Pode-se destinar a produção de goiabas para o comércio de frutas “in natura” ou para a industrialização.

Com o objetivo de promover estudos e cursos de atualização técnica para o aperfeiçoamento e especialização do produtor de goiaba, bem como a melhoria das qualidades de cultura de goiaba, incentivando-se a pesquisa científica, o CPT – Centro de Produções Técnicas elaborou o curso “Produção de Goiaba”, no qual você receberá informações de especialistas e consultores da GOIABRÁS - Associação Brasileira dos Produtores de Goiaba.

Após fazer o curso e ser aprovado na avaliação, o aluno recebe um certificado de conclusão emitido pela UOV – Universidade On-line de Viçosa, filiada mantenedora da ABED – Associação Brasileira de Educação a Distância.

A colheita é uma etapa bastante importante, porque pequenos descuidos podem expor a riscos todo o investimento efetuado. A percentagem de refugo, a durabilidade do fruto, sua vida de prateleira nos supermercados, o sabor e a própria qualidade do produto industrializado dependem, em grande parte, dos cuidados adotados por ocasião dessa etapa do cultivo. Os frutos não podem sofrer pancadas ou danos mecânicos de qualquer ordem, pois a fruta, quando injuriada, acelera o seu processo de deterioração. Além disso, as goiabas não devem apresentar nenhum defeito que desestimule o consumidor.

Pode-se destinar a produção de goiabas para o comércio de frutas “in natura” ou para a industrialização. Qualquer que seja o destino da produção, a colheita deve ser feita de maneira bastante criteriosa. Entretanto, se o caso é produzir frutos para o consumo “in natura”, a operação de colheita deve ser executada com o máximo rigor. Ela deve ser feita nas horas do dia em que a temperatura é mais amena e os operadores devem ser bem treinados para a tarefa.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!