
O melão (Cucumis melo L.) é uma hortaliça da família das curcubitáceas. Sua polpa é suculenta e adocicada; seu consumo é no estado fresco e é apreciado no mundo inteiro. De acordo com o FRUPEX - Programa de Apoio à Produção e Exportação de Frutas, Hortaliças, Flores e Plantas Ornamentais do Brasil,“Esta é uma fruta de mercado comercial garantido, com uma demanda muito grande, constituindo-se, portanto, numa boa fonte de renda”.
O melão é uma planta rasteira. Das axilas do ramo principal desenvolvem-se três ou quatro ramos secundários que logo se igualam em desenvolvimento. Desses ramos, irão nascer outros que darão origem à flor feminina que será o futuro fruto.
- Folhas
Das axilas das folhas nascerão as gavinhas que têm como função sustentar a planta.
- Sistema radicular
É abundante e fasciculado e apresenta uma raiz curta da qual saem várias raízes laterais que vão crescer na superfície do solo situando-se até 20 cm abaixo da superfície do solo.
- Flores masculinas e femininas
Quanto à flor, apresentam-se na proporção de cinco masculinas para uma feminina ou hermafrodita. As flores nascem nas axilas das folhas. As flores masculinas se apresentam em maior número, em grupo de três a cinco, em toda a extensão dos ramos. Estas flores masculinas surgem, de uma a duas semanas após as femininas, e continuam-se sua formação durante todo o ciclo.
- Polinização
A cultura do melão é de polinização aberta, sendo as abelhas os principais agentes polinizadores. As flores abrem-se pela manhã, quando a atividade polinizadora é mais intensa, sendo receptivas apenas por um dia. Para que haja a translocação do grão de pólen e, por conseguinte, a fertilização e abundante frutificação, é necessária a ajuda dos insetos, ou mesmo do homem no caso da polinização controlada. O vento não consegue transportar o grão de pólen, pois este é de natureza viscosa, permanecendo aderido às anteras. Uma boa frutificação depende de uma polinização bem feita. Frutos mal polinizados apresentam-se deformados ou são abortados.
- Frutos
Varia em forma, tamanho e coloração, conforme a variedade. Dependendo da variedade, cada fruto produz em média 500 sementes. O peso de 100 sementes é de aproximadamente quatro gramas. Após o pleno desenvolvimento dos frutos, estes iniciam o processo de maturação. Os do fruto valenciano não formam camada de abscisão do pecíolo, ao contrário dos demais frutos. Em condições de alta temperatura, o ciclo completo da cultura pode ser reduzido para 55 - 60 dias, com a média de 70 - 80 dias.
A concentração de açúcares no melão depende, além da cultivar, das condições ambientais. Climas mais quentes e secos favorecem o acúmulo de açúcar na polpa, originando frutos mais saborosos.
Aprimore seus conhecimentos sobre o assunto. Leia a(s) matéria(s) a seguir:
- Vai plantar melão? Conheça as exigências dessa cultura
Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:
Conheça os Cursos CPT da área Fruticultura.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.