
“Entre as características principais do mamoeiro, destacam-se a grande densidade de plantas por hectare e a fácil propagação, com produção durante todo o ano e alta produtividade. Entretanto, é importante ressaltar que o mamoeiro, assim como quaisquer cultivares, não está livre do ataque de pragas”, afirmam os especialistas do FRUPEX - Programa de Apoio à Produção e Exportação de Frutas, Hortaliças, Flores e Plantas Ornamentais do Brasil, e professores do Curso CPT Produção de Mamão.
Os ácaros, por exemplo, são a praga mais agressiva da cultura, encontrados em todas as regiões onde se cultiva mamão. Além de causarem queda na produção, eles reduzem o vigor da frutífera. Dentre eles, temos o ácaro branco, o ácaro rajado e o ácaro vermelho. Para evitar que eles acometam os mamoeiros, o produtor deve realizar medidas de controle adequadas para melhores resultados.
Ácaro branco
O ácaro branco (Polyphagotarsonemus latus) ou ácaro-da-queda-do-chapéu-do-mamoeiro concentra o ataque na face inferior das folhas novas do mamoeiro. Com o avanço da infestação, as folhas se tornam cloróticas, coriáceas e encarquilhadas. Como não é visto a olho nu, sua identificação ocorre apenas quando os mamoeiros apresentam sintomas característicos.
Além de causar deformações no mamoeiro, o ácaro branco paralisa o crescimento da frutífera e, em casos mais graves, mata a planta. Como destrói as folhas da parte apical do mamoeiro, em sucessivas brotações, as brotações são interrompidas, o que resulta na queda da produção. Na época das chuvas, o ataque é ainda mais severo.
Medidas de controle
Como medida de controle do ácaro branco, temos a aplicação de enxofre em formulação pó molhável. O procedimento não deve ser realizado nas horas mais quentes do dia. Além disso, esses produtos não devem ser misturados com óleos emulsionáveis nem produtos cúpricos. A aplicação deve ser direcionada ao ápice da frutífera.
Ácaros rajado e vermelho
O ácaro rajado (Tetranychus urticae) e o ácaro vermelho (Tetranychus desertorum) concentram o ataque na face inferior das folhas mais velhas do mamoeiro, entre as nervuras mais próximas do pecíolo, onde fazem a postura. Com o avanço da infestação, ocorrem amarelecimento e posterior necrose das folhas, até a desfolha da planta, o que compromete o seu desenvolvimento.
Com a desfolha do mamoeiro, os frutos ficam expostos à ação direta do sol, o que compromete a sua qualidade. Os meses mais quentes e secos do ano propiciam o desenvolvimento de ambos os ácaros.
Medidas de controle
Como medidas de controle do ácaro rajado e do ácaro vermelho, temos a aplicação de enxofre em formulação pó molhável. Também podem ser utilizados os seguintes produtos: bromopropilato ou vamidothion. O procedimento não deve ser realizado nas horas mais quentes do dia. Além disso, esses produtos não devem ser misturados com óleos emulsionáveis nem produtos cúpricos. A aplicação deve ser direcionada para a face inferior das folhas mais velhas do mamoeiro.
Conheça os Cursos CPT da Área Fruticultura:
Produção de Banana - Do Plantio à Pós-colheita
Fonte: cpt.com.br
Por Andréa Oliveira

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.
Comentários

SÉRGIO ARLINDO CAIONI
6 de set. de 2023MUITO. BEM explicado. Espero ser bem atendido

Resposta do Portal Cursos CPT
8 de set. de 2023Olá, Sergio Arlindo Caioni! Tudo bem?
Agradeço sua visita em nosso site!
Ficamos felizes por ter gostado do nosso conteúdo!
Abraço!
Equipe CPT