
Segundo os especialistas do FRUPEX e professores do Curso CPT Produção de Mamão, o mamão é um fruto muito comum nos países da América Tropical, mas, aos poucos, foi se expandindo para a África e a Ásia. Atualmente, ele é cultivado na Índia, na Tailândia, na Indonésia, no México e na Nigéria. No Brasil, o mamão (Carica papaya) é produzido o ano todo, mas, para ter produtividade e qualidade, são necessários investimento em tecnologia e dedicação ao cultivo.
Clima
Embora o mamoeiro se desenvolva bem em regiões com temperaturas mínimas entre -7°C e 4°C no inverno, ele não deve ser submeter ao frio por muito tempo, pois pode sofrer sérios danos e até mesmo fenecer. O ideal é que ele seja cultivado em regiões com climas mais quentes durante a maior parte do ano.
Solo
O cultivo de mamão pode ser realizado em vários tipos de solo: arenosos, argilosos ou rochosos. Quanto ao pH do solo, ele deve se manter entre 4,5 e 8. Para que ocorra uma boa germinação das sementes, o mais recomendado é realizar o plantio em uma mistura de solo estéril. Outra opção é esterilizar o substrato e misturá-lo com vermiculita em uma proporção de 50 para 50. A temperatura do substrato deve ser superior a 90°C.
Preparo das sementes
Na semeadura do mamão, podem ser utilizadas sementes removidas de um mamão ou sementes adquiridas em lojas especializadas, como lojas agropecuárias, lojas de jardinagem e outros estabelecimentos.
Independentemente da origem das sementes, elas devem ser preparadas da seguinte forma: para quebrar a membrana que as envolve, sem quebrar as próprias sementes, elas devem ser pressionadas em uma peneira. Em seguida, elas devem ser lavadas em água corrente. Depois, colocadas em papel-toalha para secarem em local escuro.
Plantio
O plantio do mamão pode ser realizado em local definitivo ou em vasos para, posteriormente, as mudas serem transplantadas. No processo, as sementes de mamão devem ser enterradas a 1,25 cm de profundidade, com espaçamento de 5 cm, se forem plantadas diretamente no pomar.
Devem ser plantadas o máximo de sementes possíveis para que as probabilidades de obter tanto mamoeiros machos quanto fêmeas sejam maiores. Após o plantio, o solo deve ser regado, mas sem encharcamentos.
Seleção das mudas
Após a germinação das sementes, quando elas se tornarem mudas em tamanho adequado, deve ser realizado o seu desbaste. De que forma? Arrancando ou cortando as mudas menores, as mudas murchas e as mudas manchadas.
O objetivo é deixar uma única muda vigorosa no vaso ou por cova. Nesse caso, elas devem ficar a 90 cm (ou mais) de distância entre elas. Para produzir mamoeiros machos e fêmeas, devem ser deixadas no pomar cinco mudas de mamão (ou mais).
Conheça os Cursos CPT da Área Fruticultura:
Produção de Banana - Do Plantio à Pós-colheita
Fonte: pt.wikihow.com
Por Andréa Oliveira

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.
Comentários

FELISBERTO BONFIM PEREIRA
11 de nov. de 2023Info muito importantes...obrigado

Resposta do Portal Cursos CPT
13 de nov. de 2023Olá, Felisberto Bonfim Pereira! Como vai?
Agradeço sua visita em nosso site!
Em breve, um de nossos consultores entrará em contato com informações sobre o curso na área desejada. Nosso DDD é 31.
Agradeço seu contato e precisando estou à disposição.
Abraço!!
Equipe CPT