
Segundo os especialistas do FRUPEX e professores do Curso CPT Produção de Mamão, o mamão é um fruto muito comum nos países da América Tropical, mas, aos poucos, foi se expandindo para a África e a Ásia. Atualmente, ele é cultivado na Índia, na Tailândia, na Indonésia, no México e na Nigéria. No Brasil, o mamão (Carica papaya) é produzido o ano todo, mas, para ter produtividade e qualidade, são necessários investimento em tecnologia e dedicação ao cultivo.
Clima
Embora o mamoeiro se desenvolva bem em regiões com temperaturas mínimas entre -7°C e 4°C no inverno, ele não deve ser submeter ao frio por muito tempo, pois pode sofrer sérios danos e até mesmo fenecer. O ideal é que ele seja cultivado em regiões com climas mais quentes durante a maior parte do ano.
Solo
O cultivo de mamão pode ser realizado em vários tipos de solo: arenosos, argilosos ou rochosos. Quanto ao pH do solo, ele deve se manter entre 4,5 e 8. Para que ocorra uma boa germinação das sementes, o mais recomendado é realizar o plantio em uma mistura de solo estéril. Outra opção é esterilizar o substrato e misturá-lo com vermiculita em uma proporção de 50 para 50. A temperatura do substrato deve ser superior a 90°C.
Preparo das sementes
Na semeadura do mamão, podem ser utilizadas sementes removidas de um mamão ou sementes adquiridas em lojas especializadas, como lojas agropecuárias, lojas de jardinagem e outros estabelecimentos.
Independentemente da origem das sementes, elas devem ser preparadas da seguinte forma: para quebrar a membrana que as envolve, sem quebrar as próprias sementes, elas devem ser pressionadas em uma peneira. Em seguida, elas devem ser lavadas em água corrente. Depois, colocadas em papel-toalha para secarem em local escuro.
Plantio
O plantio do mamão pode ser realizado em local definitivo ou em vasos para, posteriormente, as mudas serem transplantadas. No processo, as sementes de mamão devem ser enterradas a 1,25 cm de profundidade, com espaçamento de 5 cm, se forem plantadas diretamente no pomar.
Devem ser plantadas o máximo de sementes possíveis para que as probabilidades de obter tanto mamoeiros machos quanto fêmeas sejam maiores. Após o plantio, o solo deve ser regado, mas sem encharcamentos.
Seleção das mudas
Após a germinação das sementes, quando elas se tornarem mudas em tamanho adequado, deve ser realizado o seu desbaste. De que forma? Arrancando ou cortando as mudas menores, as mudas murchas e as mudas manchadas.
O objetivo é deixar uma única muda vigorosa no vaso ou por cova. Nesse caso, elas devem ficar a 90 cm (ou mais) de distância entre elas. Para produzir mamoeiros machos e fêmeas, devem ser deixadas no pomar cinco mudas de mamão (ou mais).
Conheça os Cursos CPT da Área Fruticultura:
Produção de Banana - Do Plantio à Pós-colheita
Fonte: pt.wikihow.com
Por Andréa Oliveira

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.