
A produção de goiabas permite várias formas de aproveitamento dos frutos produzidos. Para se ter ideia, a goiaba é muito empregada nas indústrias de néctar, suco, refrigerantes, compota, biscoitos e muitos outros produtos, além de ser amplamente consumida como fruta fresca. Portanto, trata-se de uma cultura que oferece bons resultados não só com a comercialização no mercado interno, mas, também, no mercado exportador, com boas perspectivas de negócios.
Segundo os pesquisadores da Goiabrás, responsáveis pela produção do Curso CPT Produção de Goiaba, “A goiabeira, ao longo do seu ciclo produtivo, apresenta sucessivas brotações e floradas, o que provoca um desenvolvimento e uma maturação dos frutos de maneira desuniforme. Por isso, a colheita dos frutos tem que ser realizada de duas a três vezes por semana, numa mesma planta”. No entanto, para que o produtor consiga frutos de qualidade e bom valor comercial as goiabas deverão estar desenvolvidas, limpas, de tamanho uniforme e encontrar-se livres de odores, sabores estranhos, umidade externa anormal e insetos (em todas as suas fases de desenvolvimento).
Para aumentar suas chances de sucesso com a produção de goiabas, o produtor deverá se atentar aos seguintes fatores:
1- Concentração da produção em época determinada
A goiaba, quando cultivada sob irrigação, pode produzir mais de uma safra por ano e para que o produtor consiga concentrar a produção em determinadas épocas do ano, deverá realizar a poda total das plantas, encurtando todos os ramos do ano, deixando intactos de 12 a 15 ramos das goiabeiras. À medida que novos ramos vão brotando e ao atingirem 20 cm de comprimento, o excesso (aqueles deixados para servirem apenas de guarda-sol) deverá ser eliminado.
2- Como evitar bichos de goiaba
Os bichos comumente encontrados em goiabas são provenientes de larvas depositadas por insetos, em sua maioria, da mosca-da-fruta. A infestação acontece da seguinte forma: Elas atacam os frutos jovens da goiabeira, depositando seus ovos sobre a casca que, ao eclodirem, dão origem às larvas, conhecidas como bicho-da-goiaba.
As larvas, então, penetram no fruto, antes de atingir a maturação e destroem a sua polpa, inutilizando-o para o consumo. Quando vai se transformar em pupa, faz um orifício no fruto, caindo no solo, transformando-se em mosca na forma adulta. Para acabar com esse problema, basta ensacar as goiabas assim que atingirem de 2 a 3 cm de diâmetro. É importante que se faça um rasgo na parte inferior do saquinho para que não haja umidade excessiva em seu interior.
O material para ensacamento dos frutos pode ser adquirido em casas especializadas do ramo. Esta prática permite o controle de diferentes espécies de insetos que danificam as goiabas, mas se optar pelo uso de inseticidas, procure auxílio de um especialista habilitado.
3- Como acabar com a ferrugem nos galhos
A ferrugem-da-goiabeira evidencia a existência de infecção fúngica. afeta tecidos novos de órgãos da goiabeira em desenvolvimento. A ferrugem ataca as folhas, botões florais, frutos e ramos, produzindo manchas necróticas e circulares, provocando perdas de grandes quantidades de flores e de frutos em desenvolvimento.
Para amenizar o problema, o produtor deve aumentar o arejamento e a incidência de raios solares sobre os pés de goiaba, ao mesmo tempo que reduz o tempo de molhamento da planta. Para isto, basta retirar as brotações vegetativas e o excesso de brotações floríferas.
Apesar de existirem produtos eficientes para o controle desses agentes biológicos, apenas um profissional da área agrícola poderá indicar quais produtos podem ser utilizados nessas situações e de acordo com a legislação vigente.
4- Como garantir polpa saudável
Quando os frutos de uma plantação começam a apresentar polpa de coloração escura, quase preta, o produtor deverá encaminhar uma amostra a uma profissional as Secretaria de Agricultura do município, para que o mesmo faça uma avaliação e correto diagnóstico das possíveis causas. Somente desta forma poderá fazer um correto controle da injúria e salvar sua plantação.
5- Folhas furadas
Furos em folhas de goiabeiras indicam infestação do besouro amarelo (Costalimaita ferruginea) que as têm como alimento. Sua incidência maior é no fim da primavera, após as fortes chuvas responsáveis pelo encharcamento do solo.
Uma forma de acabar com a incidência do besouro amarelo é evitar implantação de pomares próximos às goiabeiras e manter o solo vegetado, dificultando que o ciclo biológico do inseto se complete e favorecendo a atividade de possíveis inimigos naturais do besouro na área.
Mais uma vez, caso o produtor opte pelo uso de inseticidas a presença de um técnico da área agrícola é fundamental. Desta forma, ele poderá indicar a ação mais adequada a ser tomada para eliminar a praga.
Conheça os Cursos CPT da área Fruticultura.
Por Silvana Teixeira.
Fonte Globo Rural.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.
Comentários

PLINIO FRANZ
8 de mar. de 2022foi esclarecido uma dúvida que eu tinha sobre ferrugem amarela nas goiabas

Resposta do Portal Cursos CPT
9 de mar. de 2022Olá, Plinio! Tudo bem?
Agradeço sua visita em nosso site!
Fico feliz por ter gostado do nosso conteúdo!
Abraço!
Karina Theodoro

HEMETÉRIO ALVES PEREIRA
22 de fev. de 2022As goiabas estão sendo afetadas enchem de lavras e fruto fica contaminado e impossibilita o aproveitamento

Resposta do Portal Cursos CPT
23 de fev. de 2022Olá, Hemetério! Tudo bem?
Agradeço sua visita em nosso site!
Nesse caso, é importante que você procure um especialista na área para identificar o porque de tantas larvas nos frutos e sugerir um tratamento adequado.
Abraço!
Lorena

Maria Madalena Pereira dos Santos
1 de mar. de 2021Quero aprender a cultivar morangos ,jabuticaba e salvar as plantas frutíferas q tenho aqui goiabeira limão ,laranja caqui ...bateu aquele besouro amarelo.

Resposta do Portal Cursos CPT
3 de mar. de 2021Olá, Maria Madalena
Como vai?
Agradecemos sua visita ao nosso site!
Em breve, uma das nossas consultoras entrará em contato com informações e esclarecimentos sobre os cursos que serão fundamentais para o seu aprendizado.
Atenciosamente,
Erika

ana neide dos anjos v brito
16 de jun. de 2020As folhas da goiabeira estão todas rendadas, o que fazer para evitar esse desgaste na arvore.

Resposta do Portal Cursos CPT
16 de jun. de 2020Olá,Ana
Como vai?
Agradecemos sua visita ao nosso site!
Neste caso recomendamos que procure um agrônomo especializado em fruticultura na sua região, para que este profissional consiga orientá-la de forma mais eficiente.
Atenciosamente,
Erika Lopes

Anderson Carlos de matos
20 de abr. de 2020Ótima semana !!! gostaria de receber informações, sobre como podar e produzir maçãs. Obrigado.

Resposta do Portal Cursos CPT
5 de out. de 2021Olá, Anderson! Como vai?
Como é bom saber que há pessoas que se interessam em aprimorar seus conhecimentos!
Fico feliz com sua visita. Em breve, uma de nossas consultoras entrará em contato com você, ok?!
Forte abraço!
Marcela Teixeira.

Paulo R H Machado
15 de fev. de 2020Item 2. Moro sozinho. Ensacar meio milhão de goiabas? A maioria no meio dos galhos entre tres e quatro metros de altura! Deve ter meio mais rapido e mais prático.

Resposta do Portal Cursos CPT
5 de mar. de 2020Olá Paulo!
Agradecemos pelo seu comentário!
Essas foram apenas algumas dicas. Caso não funcione para você, recomendamos que procure meios que irão te atender melhor. Que tal buscar a ajuda de um especialista?