WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Fotografia digital pode ser obtida com diversos recursos

Com a câmera digital, o fotógrafo tem condições de visualizar a foto antes mesmo dela ser registrada pela câmera, ou logo após o click

A engenharia eletrônica se desenvolveu, trazendo benefícios para vários setores, incluindo a  fotografia digital, que caiu no gosto popular.

É notório que a evolução tecnológica vem, a cada ano, incorporando novos avanços em todos os setores, proporcionando bem estar ao homem. A engenharia eletrônica se desenvolveu muito nas últimas décadas, trazendo benefícios para vários outros setores, incluindo a fotografia digital, que caiu no gosto popular.

Até há pouco tempo, o ato de fotografar consistia em expor, por uns breves instantes, um filme próprio, recoberto de substâncias químicas fotossensíveis à luz. Após a exposição, o filme tinha de ser submetido a um processo de estabilização química, isto é, à revelação, quando a imagem se formaria. Após revelado, tinha que ser novamente utilizado para ampliar a imagem em um papel fotográfico. Esse é o chamado sistema de fotografia convencional. Além disso, existe também a questão de filmes e cromos possuírem diferentes sensibilidades, apropriados para cada condição de luz.

A fotografia digital é uma realidade e possui inúmeras vantagens. Apesar da técnica fotográfica ser a mesma da convencional, muitos são os recursos e possibilidades para se obter uma boa fotografia, seja você um fotógrafo amador ou profissional.

A fotografia digital apresenta a vantagem de se basear no fato de que a câmera funciona sem o uso de filme. Em substituição a esses componentes, utiliza-se um componente eletrônico, que pode ser o “CCD” ou o “CMOS”, que são sensíveis à luz. A utilização do sensor da câmera digital dispensa o tempo de espera entre o momento em que o elemento foi fotografado e o da finalização da revelação do negativo ou cromo, para que seja possível visualizar o resultado, ou seja, a foto. Isso é possível porque, com esse tipo de câmera, o fotógrafo tem condições de visualizar a foto antes mesmo dela ser registrada pela câmera, ou logo após o click.

Daí em diante, pode-se transferir as imagens diretamente para um computador, para serem utilizadas em ilustrações diversas, bem como fazer a sua impressão em impressoras a jato de tinta. Pode-se, ainda, fazer uma ampliação em um minilab digital, usando, neste caso, o papel fotográfico. Todo esse processo poderá ser feito em alta qualidade, equiparando-se à qualidade das fotos obtidas pelo processo convencional. Portanto, a fotografia digital representa um grande avanço tecnológico, que permite a manipulação das fotos de diversas maneiras e com muita facilidade. Isso faz com que a opção pela fotografia digital esteja crescendo cada vez mais, seja entre profissionais ou amadores.

https://cptstatic.s3.amazonaws.com/imagens/enviadas/materias/materia2096/m-fotografia-digital.jpg

Na fotografia digital é possível visualizar a foto antes dela ser registrada, ou logo após o click.

Entretanto, existe uma carência muito grande de informações a respeito dessa tecnologia, fato esse que levou o CPT - Centro de Produções Técnicas a elaborar o curso “Fotografia Digital” abordando com detalhes os assuntos: fotografia digital versus convencional; teoria da cor; o sensor fotográfico; resolução de captura e ampliação da fotografia; câmeras digitais; acessórios; fotografando com a câmera digital; balanço de branco; sensibilidade de captura; modos de captura; efeitos; fotos panorâmicas e obtenção de pequenos vídeos; transferência e tratamento da foto; revelação digital; e estratégias de sucesso. Nele você receberá informações do professor Júlio Alessi, designer gráfico e fotógrafo profissional.

Após fazer o curso e ser aprovado na avaliação, o aluno recebe um certificado de conclusão emitido pela UOV – Universidade On-line de Viçosa, filiada mantenedora da ABED – Associação Brasileira de Educação a Distância.

Com informações fundamentais sobre fotografia, será possível iniciar, com sucesso, a técnica de fotografia digital. Logicamente, se você é amador, é preciso, também, adquirir conhecimentos teóricos e práticos sobre o assunto.

 

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!