WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Fale com uma Especialista
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Quais os principais elementos de uma fotografia?

É preciso ter em mente que uma fotografia é uma composição de vários elementos importantes

Fotografia - imagem ilustrativa

Fabrício Cavalcanti, professor do Curso CPT de Fotografia, destaca que o desenvolvimento das câmeras digitais, a automatização do processo fotográfico e, principalmente, a oferta de câmeras a baixo custo popularizaram a fotografia. No entanto, para se alcançar boas fotografias utilizando as câmeras digitais, é necessário conhecer diversos conceitos que devem ser aplicados na hora do clique.

Quem trabalha com fotografia sabe que tirar uma foto é muito mais do que apertar um botão. Para registrar uma imagem, o profissional deve, além de visão artística, possuir também conhecimento técnico. Nesse sentido, conheça a seguir os principais elementos de uma fotografia:

- Pontos

O ponto é a unidade de composição mais simples de uma fotografia. Nesse contexto, ele pode aparecer não como um “ponto” propriamente dito, mas como uma luz de fundo, como as estrelas no céu, quando são fotografadas, ou como o cume de uma montanha. São capazes de atrair a atenção de quem observa as imagens e, por conta disso, são importantes.

- Linhas

Assim como os pontos, as linhas interferem na percepção que as pessoas têm ao observarem uma fotografia. Conseguem direcionar o olhar das pessoas para qualquer ponto e, quando combinadas com um ponto, por exemplo, tornam o “caminho interpretativo” ainda mais definido. A “linha” mais comum nas obras fotográficas é a do horizonte. Entretanto, isso não significa que uma linha sempre deverá ser um elemento reto.

- Formas

Um pouco mais além do que os nossos olhos conseguem compreender, as formas têm a capacidade de atingir o emocional das pessoas, independentemente de linhas e pontos. Em alguns casos, são geométricas, em outros, não. Mesmo que sejam óbvias ou abstratas, dão estrutura à fotografia.

- Texturas

Apesar de a textura ser percebida de forma tátil, através do contato, ela também pode ser um elemento de destaque para as composições fotográficas ao transmitirem uma sensação ótica que remeta ao “toque”. E não estamos falando apenas de textura áspera ou lisa, de uma lixa ou de seda: padrões na areia, ondas de água, paisagens montanhosas, entre outros.

- Cor

A grande maioria das pessoas está ciente de que as cores interferem no nosso emocional e na compreensão que temos de muitas coisas do nosso dia a dia. Na fotografia, ainda que ela seja em preto e branco, o elemento cor é importante e capaz de aflorar emoções. Enquanto as cores quentes – vermelho, laranja e amarelo – transmitem uma sensação mais alegre, as frias – verde, azul e violeta – são mais calmas.

- Tom

Os tons são elementos cruciais para as composições, seja para os objetos e/ou pessoas fotografadas ou para a foto no geral. Está relacionado à cor, mas também ao brilho e ao contraste de uma imagem. Quando bem utilizados, conseguem “levar” os olhos de quem observa a imagem.

- Distância

Referindo-se às relações possíveis em uma fotografia, a distância se configura como uma relação simples entre os elementos que deve ser explorada com a finalidade de criar um ambiente mais harmônico na imagem, fazendo com que cada elemento fotografado tenha seu próprio espaço.

- Equilíbrio

O equilíbrio está diretamente relacionado ao “peso visual” que a foto possui. Em outras palavras, o peso visual significa a quantidade de atenção que cada objeto ou pessoa fotografado atrai. São exemplos os rostos humanos ou de animais, áreas claras e escuras, objetos incomuns, texturas, áreas de contraste e áreas com cores vivas. Uma imagem desequilibrada acaba pesando mais para um lado e a sua apreciação pode estar comprometida.

 


Conheça os Cursos CPT da Área Fotografia:

Curso de Fotografia
Estúdio Fotográfico – Montagem e Utilização

Fonte: Eduardo & Mônica – eduardo-monica.com/new-blog/
por Renato Rodrigues

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!