WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Capilares linfáticos: o que são e para que servem?

A primeira estrutura e a principal responsável por receber ou captar a linfa nos espaços intersticiais são os capilares linfáticos. Portanto, eles se iniciam no espaço intersticial, que é o espaço entre as células

Capilares linfáticos: o que são e para que servem?   Artigos Cursos CPT

 

Assim como no sistema cardiovascular, no sistema linfático existem diversos vasos que se interligam e se unificam, formando os vasos linfáticos, distribuídos por todo o corpo. Sua função é drenar o excesso de líquido que sai do sangue e banha as células, filtrando-o e encaminhando-o para a circulação sanguínea. Para chegarem até a circulação venosa, os vasos linfáticos desembocam em canais de maior diâmetro. "A primeira estrutura e a principal responsável por receber ou captar a linfa nos espaços intersticiais são os capilares linfáticos. Portanto, eles se iniciam no espaço intersticial, que é o espaço entre as células", afirma Marlene Lourdes de Almeida, professora do Curso a Distância CPT Drenagem Linfática Manual, em Livro+DVD e Curso Online.

Características dos capilares linfáticos


Os capilares linfáticos caracterizam-se por um cilindro de células endoteliais, que nascem no espaço intersticial do tecido conjuntivo. Suas extremidades assemelham-se a dedos de luvas, apresentando, como ponto de diferenciação, filamentos de ancoragem, prolongamentos de células endoteliais que se originam na face externa da região de contato. Suas paredes são formadas por células endoteliais, em uma só camada, que se sobrepõem com o formato de escamas, sem que haja conexões fixas entre si. Essas células são dotadas de filamentos que ajudam no processo de abertura.

Permeabilidade dos capilares linfáticos


Os capilares linfáticos formam uma rede muito extensa e fina, maiores que os capilares sanguíneos e altamente permeáveis, permitindo a entrada de macromoléculas de proteínas e minerais que não podem ser absorvidos pelo sistema venoso, já que este absorve somente moléculas pequenas. Essas moléculas, por sua vez, caem na corrente sanguínea, e têm como função principal a absorção de macromoléculas. Em consequência da grande permeabilidade dos capilares, parte do líquido drenado volta para o tecido, mas as macromoléculas e o restante do líquido terão de seguir no interior dos vasos, em direção aos linfonodos.

Absorção da linfa


As escamas que compõem os capilares linfáticos se sobrepõem em direção de sua base, que se junta à próxima estrutura, que são os vasos pré-coletores. Na junção das “escamas”, existem os filamentos que abrem microválvulas. Para que ocorra a absorção da linfa, esses filamentos devem ser tracionados, fazendo com que a válvula se abra, entrando o líquido com as macromoléculas. Os principais tracionadores desses filamentos são o estiramento e a concentração do segmento de um linfângio entre as suas válvulas e a pressão e a movimentação dos tecidos. Outros fatores que interferem nos filamentos, abrindo as válvulas e a absorção são:

- Formação de nova linfa por pressão interna ou externa nos interstícios celulares.
- Contração dos músculos corporais.
- Movimento das partes do corpo.
- Pulsações de vasos sanguíneos.
- Compressão dos tecidos por objetos fora do corpo, como a Drenagem Linfática Manual.

Esse orifício de entrada é denominado zonuale e impede o retorno da linfa, pois, quando esta penetra, o orifício se fecha (GARCIA, 2010).

Regeneração dos capilares linfáticos


Esses capilares possuem um potencial muito grande de regeneração. Quando cortados, regeneram-se em pouco tempo. Seu número pode aumentar em pouco tempo, em caso de trauma ou obstrução.

Saiba mais sobre o nosso organismo. Leia a matéria Sistema circulatório: você sabe o que o compõe e qual a sua função?

Conheça os Cursos a Distância CPT, em Livros+DVDs e Cursos Online, da área Estética e Beleza.
Por Silvana Teixeira.

Saiba mais sobre o Curso. Dê play no vídeo abaixo!

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!