WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Torne realidade o sonho de viver do que você ama! 20% OFF nos cursos online + 5% OFF pagando no cartão

Massoterapia: indicações e contraindicações

Na Grécia antiga, a massagem já era usada como forma de relaxamento e prevenção de doenças

 

 Os movimentos da massagem ativam o organismo

O mercado de trabalho para o massoterapeuta é bastante amplo, podendo ele trabalhar em diversos estabelecimentos como clínicas, spas, academias de ginástica, institutos de beleza, clubes esportivos, casas de repouso, centros de reabilitação física, hospitais ou ainda como profissional autônomo.

A palavra “massoterapia” origina-se do latim e seu significado compreende “masso”, amassamento, e “terapia”, tratamento. Registros dessa prática são muito antigos e vêm de diferentes civilizações. No entanto, muitos acreditam que se originam de civilizações orientais e egípcias. Sacerdotes egípcios já utilizavam essa terapia, após seus banhos, acompanhados de deliciosos óleos aromáticos.

 

Conforme Beard (1952), massagem é o termo usado para designar certas manipulações dos tecidos moles do corpo, sendo tais movimentos mais eficazes, se aplicados com as mãos e administrados com o propósito de produzir efeitos sobre o sistema nervoso, muscular, respiratório, circulatório, sanguíneo e também linfático.

 

Tipos de massagem

 

Existem várias técnicas de massagem utilizadas em todo o mundo, para diversos tratamentos, mas podemos classificar massagem como:

 

- TERAPÊUTICA (tratamento de dores e disfunções) ;

- PREVENTIVA (relaxamento, manutenção) ;

- DESPORTIVA (aquecimento, relaxamento, recuperação) ;

- ESTÉTICA (embelezamento, modelagem, drenagem) .

 

A definição de tipos de massagem compreende essas quatro modalidades, porém, dentro dessas técnicas diversas, outras surgem com diferentes métodos de aplicação. Vejamos algumas a seguir:

 

- Drenagem linfática: É a drenagem do sistema linfático, com a finalidade de eliminar toxinas do organismo, promovendo emagrecimento, diminuição de edemas e agindo na prevenção de celulites.

 

- Massagem modeladora: Constituem em movimentos rápidos, ritmados para estimular a circulação sanguínea e tonificar a musculatura. Combate a gordura localizada, celulite e reduz medidas.

 

- Massagem corretiva: Essa terapia, normalmente usada por profissionais da área de saúde, a exemplo dos fisioterapeutas, tem como finalidade trabalhar estruturas osteomusculares do corpo, reequilibrando a musculatura anatomicamente.

 

- Reflexologia: Os pontos dos pés determinam o bom funcionamento de todos os nossos órgãos. Essa massagem consiste em pressionar ponto a ponto, resultando em equilíbrio e relaxamento.

 

- Biomecânica da coluna vertebral: Também realizada por profissionais como fisioterapeutas, essa massagem corrige desvios posturais, desbloqueando articulações.

 

- Quiropraxia: Também realizada por profissionais da área, age sobre os ossos, tendões, cartilagens, articulações, promovendo relaxamento dos músculos e agindo na circulação sanguínea.

 

Indicações

 

“Sendo em uma área específica, com a finalidade de recuperar ou aliviar determinado músculo, ou em todo corpo como relaxante, os movimentos da massagem ativam o organismo, agindo como coadjuvante em diversos tratamentos ”, afirmam as professoras Gislene de Oliveira Alves e Ana Cláudia Amorim Nunes, professoras do curso Massagem Relaxante e Terapia com Pedras Quentes, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas.

 

Antes de tudo, é fundamental que haja uma avaliação e uma aprovação médica em determinados casos. No entanto, de modo geral, a massagem contribui como coadjuvante em patologias como dores musculares, contrações, espasmos, atonias e contorções musculares, luxações, edema, debilidade sexual ou nervosa, distúrbios (circulatórios, digestivos e intestinais), calcificações articulares, fadiga, obesidade, paralisia, reumatismo, nevralgia e artrite, pré e pós cirúrgicos em estética, cicatrizes e lesões em geral.

 

Contraindicações

 

É importante que o profissional da massagem tenha suficiente conhecimento sobre anatomia e patologia, a fim de tomar decisões lúcidas sobre a adequação do tratamento de massagem. Nem em todos os casos ela pode ser aplicada. Daí haver a necessidade de se fazer uma anamnese do paciente ou, às vezes, ter uma aprovação médica.

 

Nos casos de febres infecciosas, hemorragias, descalcificações graves (osteoporose severa), flebite, trombose, fraturas (antes de solidificadas), câncer, feridas abertas, queimaduras recentes e doenças mentais graves (o doente mental pode ter uma crise e atacar o terapeuta), a massagem estará contraindicada.

 

Confira mais informações, acessando os cursos da área Estética e Beleza.

 

Por Andréa Oliveira

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Rosineia Francisca Ronin

9 de jun de 2020

Por gentilesa gostaria de saber mais quem pode receber massagem e quem não pode gostaria de fosse possível mandar algumas técnicas de massagem pois eu fiz o curso mas já faz um tempo pois gostaria da vossa ajuda desde já agradeço em nome do senhor Jesus Cristo rosineia 🌹

Rosania Ferreira dos Santos

27 de set de 2019

Onde posso fazer esses curso?

Resposta do Portal Cursos CPT

1 de out de 2019

Olá Rosania Ferreira dos Santos,

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Os nossos cursos são todos a distância, o que possibilita realizá-los diretamente do conforto da sua casa. Em breve, uma das nossas consultoras entrará em contato com informações e esclarecimentos em relação ao curso.

Atenciosamente,
Victor Sampaio

ana flavia

11 de mai de 2018

Quem tem lúpus pode fazer?

Resposta do Portal Cursos CPT

14 de mai de 2018

Olá Ana Flávia,

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. A massagem, assim como outras terapias alternativas, pode auxiliar aos portadores de lúpus, pois libera endorfina, que é um analgésico natural, produzido pelo próprio organismo, promovendo o alívio das dores musculares e das articulações.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Miriam mello

4 de fev de 2018

Me interesso tem certificado?

Resposta do Portal Cursos CPT

5 de fev de 2018

Olá Miriam,

Todos os cursos do CPT possuem certificado e, para mais informações sobre os cursos nossas consultoras entrarão em contato.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

scheila Carvalho Barbosa

9 de mar de 2017

Como receber por e-mail os cursos

Resposta do Portal Cursos CPT

10 de mar de 2017

Olá Scheila,

Nossas consultoras entrarão em contato mais informações.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Janete Barros Delavy

28 de jan de 2017

Gostaria de maiores informações,tenho muitas dores na coluna e queria saber mais sobre essa tecnica.

Resposta do Portal Cursos CPT

23 de fev de 2017

Olá Janete,

Para mais informações cadastramos seu e-mail para receber nosso boletim informativo sobre massoterapia.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!