
Quando a pele é exposta excessivamente ao sol, sem a proteção UVA e UVB dos filtros solares, podem surgir manchas na pele. Entretanto, existem algumas doenças inflamatórias (acne, dermatite e psoríase) e doenças micóticas (pano branco), que podem não apenas manchar a pele como também causar outros problemas. Quanto mais cedo essas afecções são tratadas melhores os resultados na remoção das marcas no rosto e no corpo.
Acne
A acne é uma inflamação crônica na pele, que se manifesta em forma de cravos e espinhas. Bastante comum na puberdade, o que não descarta a doença em pessoas mais velhas, a acne pode se manifestar levemente por meio de alguns cravos e aumento da oleosidade da pele. Entretanto, há casos em que a doença se agrava a ponto de surgirem cistos e nódulos inflamatórios na pele. O tratamento pode ser realizado com a aplicação de produtos no local da inflamação ou com o uso de medicamentos ministrados via oral.
Dermatite
A dermatite é uma inflamação na pele, que se manifesta em forma de manchas descamativas, acompanhadas de coceira. As causas podem ser várias, desde o contato com algumas substâncias até as alterações nas glândulas sebáceas da pele. Conforme a causa, podem ocorrer dermatite atópica, dermatite de contato, dermatite seborreica, entre outras. Cada uma delas com um tratamento específico a ser prescrito por dermatologista.
Melasma
O melasma é uma doença de pele, que se manifesta em forma de manchas castanhas, especialmente no rosto (testa e bochechas). As principais causas dessa afecção cutânea são: elevada exposição solar, ministração de contraceptivos via oral e gestação. Felizmente, elas podem ser prevenidas com o uso de filtro solar com fatores UVA e UVB. Um tratamento bastante comum é a aplicação local de clareadores prescritos por dermatologista.
Pano branco
O pano branco é uma doença causada por fungos, bastante comum no verão, que se manifesta em forma de micoses, em especial nas costas. As manchas micóticas descamativas podem apresentar as cores branca, castanha e vermelha. Como o fungo causador da doença constitui a flora natural do organismo humano, ele não é transmissível. Geralmente, o tratamento é realizado com aplicações locais de pomadas.
Psoríase
A psoríase é uma doença crônica inflamatória, que se manifesta em forma de manchas vermelhas e descamação prateada na pele. Os locais mais comuns do aparecimento das manchas são o couro cabeludo, os cotovelos e os joelhos. Entretanto, a psoríase pode se manifestar no tronco, nas costas e nas unhas. Trata-se de uma doença não transmissível, que pode ser psicossomática ou estar relacionada a doenças nas articulações. O tratamento local com pomadas, associado ao uso de medicamentos via oral surte bons resultados.
Conheça os Cursos CPT da Área Estética e Beleza:
Depilação Feminina e Masculina
Fonte: Dermaclub
Por Andréa Oliveira

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.