
Mitsue Watanabe, professora do Curso CPT Estética Facial, explica que a busca cada vez mais constante pelos procedimentos de estética facial é consequência de uma sociedade que está muito preocupada com a sua aparência e com o seu bem-estar, o que faz do setor de estética um dos que mais crescem.
Além das cirurgias plásticas, os procedimentos de limpeza de pele são comuns nas clínicas de estética e têm como principal função manter a pele livre de elementos indesejados, como é o caso de cravos e espinhas. Entre a limpeza de pele diária e a limpeza de pele profunda, é preciso entender como cada uma funciona e qual a importância delas.
Limpeza de pele diária
Como o próprio nome deixa claro, a limpeza de pele diária é aquela realizada todos os dias, a partir da higienização do rosto, com produtos específicos para cada tipo de pele, e que pode ser realizada em casa. Os dermocosméticos utilizados durante esse tipo de limpeza removem as sujidades que vão se acumulando por conta do dia a dia, como maquiagens, excesso de oleosidade, poluição, entre outras.
É fundamental que ela não seja deixada de lado por nem um dia, o que evitará a formação de radicais livres, que provocam inflamações e o envelhecimento celular, tornando a pele com uma aparência menos saudável. Algumas pessoas costumam seguir uma linha de produtos para o skincare, que envolvem esfoliantes, tonificantes, vitaminas e ácidos, por exemplo. É fundamental solicitar a ajuda de um profissional sobre quais produtos utilizar e como utilizá-los.
Limpeza de pele profunda
De forma contrária, a limpeza de pele profunda é feita com um profissional e, qualquer que seja o seu tipo de pele, deve ser feita de forma regular. Isso porque algumas sujeiras não estão diretamente na superfície da pele e não podem ser removidas de forma simples. Peles oleosas ou acneicas devem passar por uma limpeza de pele profunda com maior frequência.
Dentre os principais benefícios, é possível destacar a remoção de cravos, espinhas, miliuns e outras impurezas que ficam acumuladas. Esse procedimento também garante desobstrução dos poros, aumento na oxigenação e nutrição da pele e melhorias no aspecto geral dela, prevenindo o surgimento de novos cravos e espinhas.
É fundamental ressaltar que esse procedimento só pode ser feito por um profissional e em um local adequado. A extração de cravos, espinhas e miliuns de forma inadequada pode provocar manchas e cicatrizes na pele, além de poder machucá-la.
- Qual a diferença entre cravo e milium?
Essas duas “sujidades” encontradas na pele se diferem tanto na sua formação, quanto na extração. Os cravos são formados a partir da obstrução dos poros, que passam a acumular sebo. O milium, por sua vez, é formado a partir do excesso de queratina produzido pela pele, que fica preso e não consegue “sair”.
Enquanto o cravo pode ser removido pela sucção ou por meio de pressão na pele, o milium necessita de uma perfuração para que seja extraído, dado que se localizam “dentro” da pele e tornam necessário o rompimento dessa “capa”.
Como é realizada uma limpeza de pele profunda?
Cada centro estético pode possuir uma forma particular de realizar a limpeza de pele profunda. Mas, de uma forma geral, ela é feita seguindo um “padrão”: primeiro, higieniza-se a pele com sabonetes que retirem as impurezas; depois, é realizada uma esfoliação para remover células mortas e para afinar a pele; o passo seguinte é a emoliência, que consiste em um processo que abrirá os poros, tornando mais fácil a extração das sujidades; por fim, realiza-se a extração. Após esse processo, é necessário equilibrar o pH da pele para que a barreira de proteção seja recomposta, finalizando a limpeza com uma máscara que acalme a pele e protetor solar.
Conheça os Cursos CPT da Área Estética e Beleza:
Estética Facial
Profissional de Maquiagem
Fabricação de Cosméticos – Linha Básica
Fonte: Extratos da Terra – extratosdaterra.com.br
por Renato Rodrigues

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.