WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Vai criar Robalos? Conheça mais sobre esse peixe

Robalos são espécies de peixes que vivem em água salgada. São muito apreciados pelos pescadores desportivos sendo considerados por muitos o “rei do mar”

Vai criar Robalos? Conheça mais sobre esse peixe

Robalos são espécies de peixes que vivem em água salgada. São muito apreciados pelos pescadores desportivos sendo considerados por muitos o “rei do mar”. Podem atingir 1 metro de comprimento e 12 quilos de peso. Mas as espécies mais comuns possuem apenas 55 centímetros de comprimento. As fêmeas desenvolvem-se mais rápido que os machos. O tamanho ideal para a captura destes peixes é de 36 cm de comprimento.


Anatomia


Possui corpo alongado e comprido, o que o torna um nadador extremamente ágil. O dorso é de cor cinzento-prateado e o abdômen é esbranquiçado. O opérculo tem uma mancha escura e possui dois espinhos. Na boca, vários dentes finos e mandíbula inferior ligeiramente proeminente.

A espécie robalo-flecha é a maior da família com 1,2 m de comprimento total e 25 quilos. O robalo-peva é menor, alcançando 50 cm de comprimento e 5 quilos. O robalo normal alcança 1 m e 11 quilos.


Habitat e hábitos alimentares


Os robalos são espécies de litoral vivendo sobre fundos, tanto arenosos como rochosos, e em águas até 100 metros de profundidade. Mas podem ser encontrados em água doce.

São resistentes, tolerando grandes variações de salinidade da água, desde os 0,5 aos 40%, podendo assim entrar em estuários e mesmo em lagoas litorais de água doce. Toleram também grandes variações de temperatura, de 2°C a 32ºC.

O hábito alimentar é carnívoro, com preferência por camarões, caranguejos e outros crustáceos, além de pequenos peixes. Costumam nadar em pequenos cardumes.

Gostam de permanecer perto de estruturas como rochas, troncos e galhadas, além de píeres, cascos de barcos e naufrágios (ou qualquer outro tipo de estrutura submersa).

Criação em cativeiro


A técnica de criação de robalos em cativeiros é consideravelmente recente. O robalo é um peixe marinho, extremamente apreciado, porém cada vez mais raro devido à pesca predatória. Um aspecto favorável à criação do robalo em cativeiro é o fato de a espécie ser bastante resistente ao manejo. "Além disso, é muito versátil, já que, na fase da engorda, adapta-se em ambiente de água salobra, salgada ou doce."

Os tanques para criação devem ser escavados em açudes e represas. Ainda podem ser usados os tanques de concreto, lona e fibra de vidro. Quando há boa profundidade, uma opção são os tanques-redes, com pelo menos três metros, e o tanque-berçário, com um metro. Se a área for muito grande, é melhor manter os peixes concentrados em um cercado, de um a três meses, fornecendo alimentação para que se acostumem ao ambiente. Ao liberá-los, não deve haver predadores maiores que o robalo no local.


Considerações para o início de sua criação


Criação mínima: centenas para sistema extensivo (açude) e milhares para cultivo em tanques-rede.
Custo: calculado sobre o milheiro.
Retorno: a partir de um ano e meio.
Reprodução: nos meses mais quentes, na maior parte do país.

Gostou da matéria? Leia também:


Criação de peixes passo-a-passo;
Nutrição e alimentação de peixes são essenciais para o sucesso da piscicultura;


Conheça o Curso CPT Criação de Peixes.
Por Natália Mayrink De Lazzari
 

Este conteúdo foi desenvolvido com base nas dúvidas do leitor Fernando José de Melo Rodrigues, postada no artigo Criação do robalo em cativeiro está bem próximo na piscicultura brasileira.

Faça você também seu comentário. A partir dele, poderão ser desenvolvidos novos artigos.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Márcio Thadeu de Menezes

29 de jan. de 2024

Bom dia Favor enviar informações sobre criação de robalos

Resposta do Portal Cursos CPT

30 de jan. de 2024

Olá, Márcio Thadeu de Menezes! Como vai?

Agradeço sua visita em nosso site!

Verifiquei no meu sistema que um consultor da empresa está tentando contato com você, para passar informações sobre a área desejada. Nosso DDD é 31.

Se preferir, pode nos enviar uma mensagem através do WhatsApp (31)99294-0024.

Agradeço seu contato e precisando estou à disposição.

Abraço!!

Equipe CPT

Adriano da Silva Gomes

26 de fev. de 2023

Gostaria de receber mais informações sobre criação de robalo.

Resposta do Portal Cursos CPT

12 de set. de 2023

Olá, Adriano da Silva Gomes! Como vai?

Verifiquei no meu sistema que um consultor da empresa tentou contato com você, mas sem sucesso.

Se preferir, pode nos enviar uma mensagem através do WhatsApp (31)99294-0024.

Agradeço seu contato e precisando estamos à disposição.

Abraço!!

Equipe CPT

Luciano Teófilo

18 de mai. de 2021

Sou apreciador de Robalos e gostaria de mais informações a respeito desta espécie. Tipo, época de pescaria, lua, etc.

Resposta do Portal Cursos CPT

1 de jun. de 2021

Olá, Luciano

Como vai?

Agradecemos sua visita ao nosso site!

Como você deseja dicas na área, enviaremos para o seu e-mail a partir de agora nosso boletim informativo. Nele você receberá importantes artigos na área.

Em breve, uma das nossas consultoras entrará em contato com informações e esclarecimentos sobre os cursos que serão fundamentais para o seu aprendizado.

Atenciosamente,
Erika

Raimundo vagno

25 de abr. de 2018

Quero saber mais sobre espécie

Resposta do Portal Cursos CPT

25 de abr. de 2018

Olá Raimundo,

Para mais informações cadastramos seu e-mail para receber nosso boletim informativo.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Raimundo Penalva Calmon de passos

6 de mar. de 2018

Tenho um pequeno sítio com um riacho de agua transparente mas tem vegetações e material orgânico posso criar robalo estou no litoral norte da bahia na linha verde a 155 km de Salvador

Resposta do Portal Cursos CPT

7 de mar. de 2018

Olá Raimundo,

Agradecmeos sua visita e comentário em nosso site.

Os robalos são peixes de escamas e de água salgada encontrados no litoral do continente americano. Mas eles também vivem em estuários, manguezais e em rios de água doce até vários quilômetros acima da foz, graças à tolerância a variações de salinidade no ambiente aquático. O robalo gosta de nadar em águas calmas, barrentas e sombreadas e de permanecer na parte mais funda do leito dos rios.

Bastante resistente, o robalo tolera grande variação de temperatura, em uma faixa que pode ir de 10 ºC a 35 ºC. Mas, abaixo de 20 ºC, ele come e cresce muito pouco. A água deve ser limpa e de boa qualidade, com pH entre 7 e 9, para ficar próximo ao pH do mar, que é 8. Também deve ser bem oxigenada, com aproximadamente dois a cinco miligramas de oxigênio por litro.

A criação pode ser manejada em tanques escavados, açudes e represas. Ainda podem ser usados tanques de concreto, lona e fibra de vidro. Em locais com boa profundidade, uma opção são os tanques-redes, com pelo menos três metros, e o tanque-berçário, com um metro. É importante certificar-se de que o tamanho da malha não deixará o peixe preso, pois o robalo tem a cabeça em ponta, enroscando-se com facilidade na rede. Se a área for muito grande, é melhor manter os peixes concentrados em um cercado por um a três meses, fornecendo alimentação, para que se acostumem ao ambiente. Ao liberá-los, não deve haver predadores maiores que o robalo no local.

 Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

 

paula

23 de set. de 2017

Quero receber informativo

Resposta do Portal Cursos CPT

25 de set. de 2017

Olá, Paula.

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Cadastramos seu e-mail para receber nossos boletins informativos.

Atenciosamente,

Renato Rodrigues.

Eduardo lohmann cunha

27 de mai. de 2017

Como eu faço tanque.

Resposta do Portal Cursos CPT

29 de mai. de 2017

Olá Eduardo,

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Para mais informações cadastramos seu e-mail para receber nosso boletim informativo.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

ricardo miranda

13 de mai. de 2015

Gastaria de saber mais sobre criação de robalo, tenho bastante água corrente

Resposta do Portal Cursos CPT

14 de mai. de 2015

Olá, Ricardo!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. O robalo é muito versátil, com boa adaptação na fase da engorda a ambientes de água salobra, salgada ou doce.

Pertencentes ao gênero Centropomus, os robalos são peixes de escamas e de água salgada encontrados no litoral do continente americano. Mas eles também vivem em estuários, manguezais e em rios de água doce até vários quilômetros acima da foz, graças à tolerância a variações de salinidade no ambiente aquático. O robalo gosta de nadar em águas calmas, barrentas e sombreadas e de permanecer na parte mais funda do leito dos rios.

De sabor suave e de ótima qualidade, com bons índices de ácidos graxos ômega 3, a carne do robalo tem alto valor comercial e boa demanda no mercado. Branca e leve, a carne do peixe já fazia parte da dieta dos romanos há muitos séculos.

De corpo alongado e comprimido, conferindo-lhe um nado rápido, o robalo se alimenta de crustáceos, como camarões e caranguejos, e de pequenos peixes. No ambiente natural, vive em grandes cardumes quando jovem, mas torna-se solitário ao atingir a idade adulta, formando grupos apenas no período de reprodução. Predador, ataca as presas com voracidade e, por isso, é apreciado na pesca esportiva.

Em criações cujo objetivo é a engorda de alevinos, a dica é deixar a fase de reprodução aos cuidados de especialistas. O processo é complicado e exige experiência e habilidade para lidar com a indução de hormônios nas matrizes.

Fonte: Globo Rural

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?