WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Qual tipo de solo é melhor para escavar tanques e criar tilápias?

Vai escavar tanques? É muito importante levar em consideração o tipo de solo, uma vez que ele influencia diretamente na vazão de água que irá abastecer a piscicultura para criar tilápias

Qual tipo de solo é melhor para escavar tanques e criar tilápias?   Artigos Cursos CPT

 

Vai criar tilápias em tanques escavados? Saiba, então, que estudar o tipo de solo do local de escavação dos tanques é muito importante para o sucesso de seu empreendimento. “É muito importante levar em consideração o tipo de solo, uma vez que ele influencia diretamente na vazão de água que irá abastecer a piscicultura”, afirma Giovanni Resende de Oliveira, professor do Curso a Distância CPT Produção de Tilápias em Tanques Escavados.

A melhor condição de solo para a escavação de tanques para a criação de tilápias é aquela que possui solo médio tipo arenoso-argiloso que possui, em sua constituição física, frações de argila em maior quantidade e uma parcela significativa de frações de areia. Esse tipo de solo, quando compactado, apresenta baixa permeabilidade de água, o que é importante para a construção de viveiros escavados.

Permeabilidade do solo


Todo solo é constituído por uma parte sólida, formada pelos agregados do solo que são constituídos pelos minerais e por outra parte porosa que representa os espaços vazios do solo. Dependendo do arranjo entre essas partes, o solo oferecerá maior ou menor facilidade à passagem da água através de seus poros.

Solos que oferecem menor resistência a essa passagem de água, possuem maior permeabilidade, enquanto aqueles que oferecem maior resistência só de menor permeabilidade. Assim, podemos dizer que permeabilidade se refere à propriedade de um solo que indica a maior ou menor dificuldade que a água terá em percolar através dos poros em sua camada de solo.

Desta forma, quanto menor for a permeabilidade do solo, menor será a quantidade de água que deverá entrar no tanque escavado para manter o nível de água em seu interior, repor as perdas por evaporação e infiltração e ainda promover a renovação da água em um determinado tempo.

Aprimore seus conhecimentos sobre o assunto. Leia a(s) matéria(s) a seguir:


- Dica de ouro para quem vai escavar tanques? Compacte bem o solo!
- Como esvaziar tanques de terra para uma nova remessa de alevinos

Conheça os Cursos a Distância CPT da área Piscicultura.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!