WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Por que produzir peixes no Sistema de Recirculação de Água?

O Sistema de Recirculação de Água (RAS) é um método de produção no qual se reusa a água depois de tratada, diminuindo muito a quantidade de água necessária para cada ciclo produtivo

Por que o piscicultor deve produzir peixes no Sistema de Recirculação de Água?    Artigos Cursos CPT

 

O Sistema de Recirculação de Água (RAS) é um método de produção no qual se reusa a água depois de tratada, diminuindo drasticamente a quantidade de água necessária para cada ciclo produtivo.

Trata-se e um processo ideal para melhoria da qualidade de vida dos indivíduos que vivem em regiões do semiárido ou em locais com períodos de estiagem prolongada, afirma Giovanni Resende de Oliveira, professor do Curso CPT Cultivo de Peixes em Sistema de Recirculação de Água – RAS.

Mas nada impede que se use esse processo nas demais regiões do Brasil, já que o mesmo possibilita a ampliação da área produtiva e, ou o aumento de produtividade em pisciculturas preexistentes que apresentam limitação da disponibilidade de água.

Pouca atenção tem sido dada ao uso e ao manejo na conservação de solo e água na maioria das propriedades rurais. Esse é o primeiro “dever de casa” que o proprietário rural deve fazer, para que haja condições mínimas à execução de projeto agropecuário de qualquer natureza, principalmente aqueles relacionados à aquicultura.

Nesse sentido, quem pretende se tornar um piscicultor, antes de qualquer coisa, precisará ser um produtor de água. Em condições de semiárido ou de estiagens prolongadas, além das técnicas de conservação de solo e água, o produtor necessitará adotar técnicas de convivência com a seca.

Mídias   Mascote Cursos CPT PisciculturaQuais são as vantagens de se produzir peixes no Sistema de Recirculação de Água? Destacam-se duas:


1- é um sistema que permite obter altas produtividades, mesmo havendo baixas vazões de água.
2- enquanto uma produção de peixes no sistema de viveiros escavados em sistemas semi-intensivos se produz 1 kg a 2 kg de peixes/m2, no sistema de recirculação de água pode-se obter de 15 a 70 kg/m3, embora não exista em piscicultura um sistema melhor, mas sim aquele que se apresenta como o mais adequado para cada realidade, mercado e condições da propriedade.

A recirculação de água, parcial ou completa, implementada de forma prática e econômica, apresenta-se como alternativa promissora e sustentável. Ela pode ser aplicada aos diversos sistemas produtivos, desde que adaptações e dimensionamentos sejam feitos corretamente.

A cada ciclo de utilização, a água de cultivo (efluente) deverá passar por meios decantadores e filtrantes para seu tratamento (ou sua limpeza) e condicionamento, a fim de permitir a recirculação, ou seja, sua imediata reutilização.

Aprimore seus conhecimentos sobre o assunto. Leia a(s) matéria(s) a seguir:


- Sistema de Recirculação de Água (RAS): qual tanque usar?

Conheça os Cursos CPT da área Piscicultura.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!