WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

O que é Aquaponia? E quais são seus substratos? Veja!

Aquaponia integra a produção de organismos aquáticos enquanto o substrato é o material que envolve as raízes das plantas

 O que é Aquaponia? E quais são seus substratos? Veja!

Aquaponia integra a produção de organismos aquáticos, como peixes e camarões, com a produção de vegetais, como legumes e verduras, dispensando o uso do solo.


O substrato é o material que envolve as raízes das plantas. Além de brita e argila, outros elementos podem ser empregados, como veremos a seguir.
A escolha dependerá da disponibilidade e do custo, explica Thiago Archangelo Freato, professor do Curso CPT Produção de Peixes e Hortaliças no Sistema de Aquaponia.


A solução nutritiva (efluente da piscicultura) é percolada através de todo esse substrato, podendo retornar aos tanques de piscicultura após sua drenagem. Deve-se tomar cuidado para garantir que a água rica em nutrientes, vinda da piscicultura, seja bem distribuída por todo o canteiro de cultivo, já que os nutrientes tendem a se concentrar no local de entrada desses resíduos.


Veja outros exemplos:

A areia é um bom material para a produção de hortaliças, porque é totalmente inerte, possui a capacidade de troca catiônica próxima de 0, ou seja, depende única e exclusivamente da adubação. E, ainda, provoca o maior enraizamento das plantas. A areia pode ser desinfetada, não se altera ao longo dos anos, pois não se decompõe, portanto, é um substrato que pode ser usado para essa finalidade.

No caso da aquaponia pode ser indicado, quando o resíduo da piscicultura é usado para fertirrigação, porém não é muito utilizado quando se pretende recircular a água, devido ao pequeno tamanho das partículas.


A fibra de coco possui a vantagem de manter a umidade das raízes das plantas por mais tempo, porém apresenta baixa capacidade de drenagem. Sua utilização requer cuidados, devido a problemas como salinidade (cloreto de sódio), rápida deterioração e excessiva retenção de umidade, podendo prejudicar a aeração das raízes, sendo, portanto, mais indicado seu uso em misturas com outros substratos.


É indicada para ser usada onde há grande disponibilidade, pois ainda resolve um problema para as indústrias de água de coco ou mesmo para quem comercializa o coco in natura. Também, é indicada em sistemas que utilizam o gotejamento por cima da planta.


A casca de pinus grossa é indicada para o cultivo de plantas cuja raiz seja extremamente fina e que não tolere excesso de água, como o mirtilo. Esse substrato possui uma relação ar/água maior, permitindo boa aeração das raízes, porém pode apresentar taninos se não devidamente tratado e tende a acidificar conforme seu envelhecimento.


No caso da Aquaponia, um dos substratos mais utilizados é a argila expandida que é um material leve, promovendo ótima aderência das raízes, com baixa compactação e maior drenagem o que, também, reduz a incidência de doenças, como fungos.

Descubra tudo o que o Curso CPT tem a oferecer! Assista ao vídeo!


Conheça os Cursos CPT da área Piscicultura.
Por: Thiago de Faria

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?