WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Fale com uma Especialista
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Criação comercial de peixes ornamentais: proteínas e aminoácidos

Os principais aminoácidos essenciais para os peixes são a metionona, a lisina e o triptofano, pois costumam estar em quantidade insuficiente nas rações comuns

Criação comercial de peixes ornamentais: proteínas e aminoácidos   Artigos CPT

Os peixes não absorvem a proteína intacta, mas sim seus aminoácidos. Os aminoácidos que não podem ser sintetizados pelos peixes são chamados essenciais, sendo fundamental que estejam presentes na alimentação. “Os principais aminoácidos essenciais para os peixes são a metionona, a lisina e o triptofano, pois costumam estar em quantidade insuficiente nas rações comuns”, explica Manuel Vazquez Vidal Junior, professor do Curso CPT Produção de Peixes Ornamentais.

Um erro muito comum é alimentar os peixes com excesso de proteína. Essas rações são mais caras e, como possuem mais aminoácidos do que o peixe pode depositar como proteína, uma grande parte será desviada para produção de energia, aumentando a eliminação de amônia, que é tóxica. Assim o custo de produção será desnecessariamente alto, uma vez que as proteínas são um dos itens de maior valor no custo das rações.

A exigência dos diversos aminoácidos não está bem esclarecida para todas as espécies de peixes ornamentais, na verdade, apenas para a carpa e o kingyo temos dados realmente confiáveis. Entretanto, sabemos que nada justifica que uma ração tenha mais que 40% de proteína e para a maioria das espécies cultivadas o crescimento máximo é obtido com rações de 36 a 40% de proteína na fase de alevino e de 28 a 36% de proteína na fase de crescimento.

De maneira geral, a exigência de proteína decresce com a idade do peixe e em contrapartida aumenta a exigência de energia.

Gostou da matéria? Saiba mais sobre o Curso. Dê Play no vídeo abaixo:


 

Conheça os Cursos CPT da área Piscicultura.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!