WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Planejamento e implantação de apiário

Comparada a outros segmentos agropecuários, a apicultura pode ser considerada uma atividade que exige baixos investimentos, e tem potencial para um bom retorno financeiro

apiário

As abelhas são insetos que vivem em colmeias formadas por favos de cera que elas mesmas produzem

As abelhas, como todos sabemos, são insetos que vivem em colmeias formadas por favos de cera que elas mesmas produzem. Estes favos se apresentam como um conjunto de estruturas hexagonais, em formato de alvéolos, onde o mel e o pólen são armazenados, como reserva para os períodos de escassez alimentar. É também dos favos, onde ocorre a postura dos ovos, que sairão as abelhas jovens.

Na natureza, as colmeias podem ser encontradas em diversos locais. Os mais comuns são: ocos de árvores, cupinzeiros desocupados, buracos de barrancos e no beiral de telhados. Dentro da colmeia vive uma sociedade dividida em castas, onde as abelhas do sexo feminino dominam. Nas colmeias encontramos uma abelha rainha e várias abelhas operárias de quem depende toda a vida na colmeia e os zangões, que são os machos, e têm como única função a reprodução.

Comparada a outros segmentos agropecuários, a apicultura pode ser considerada uma atividade que exige baixos investimentos, e tem potencial para um bom retorno financeiro. Diversas estimativas mostram que, com um capital relativamente baixo, é possível implantar um apiário com 60 colmeias Langstroth, incluídos neste orçamento o custo de todos os materiais e equipamentos necessários para as instalações, como macacões, máscaras e ferramentas.

Considerando as condições de operação de um apiário fixo, promovendo um manejo adequado e tendo à disposição uma florada anual abundante, cada colmeia poderá produzir anualmente pelo menos 20 kg de mel, e ainda 1,2 kg de própolis e 4,0 kg de cera. Então, 60 colmeias poderão significar uma produção de 1.200 kg de mel ao ano.

apiário

O único insumo necessário ao funcionamento do apiário é a mão-de-obra, que trabalhará poucas horas ao ano por colmeia

“O único insumo necessário ao funcionamento do apiário é a mão-de-obra, que trabalhará poucas horas ao ano por colmeia. A recuperação de todo o capital investido pode ocorrer, então, em pouco mais de dois anos.”, Paulo Sérgio Cavalcanti Costa, do curso Planejamento e Implantação de Apiário, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas.

Entretanto, é possível conseguir aumento da produtividade e, consequentemente, da rentabilidade do empreendimento. Isso pode ser feito facilmente com algumas ações básicas:
- Escolha de melhores locais para instalação do apiário em relação a flora apícola;
- Melhora do manejo;
- Seleção e multiplicação das melhores famílias de abelhas; e
- Adoção da apicultura migratória.

A apicultura migratória permite superar os 80 quilos de mel por colmeia, ao ano, dependendo do número de floradas anuais, multiplicando o faturamento e a rentabilidade. Porém, implantar um apiário, além da questão mercadológica, depende de três outros fatores: disponibilidade de equipamentos, técnicas de manejo e floradas.

Para que se possa investir nesse ramo de negócios, algumas recomendações deverão ser observadas e seguidas pelo empreendedor a fim de que suas expectativas e retorno financeiro sejam realizados com sucesso.

Primeiro é preciso considerar, como um conceito básico, que um apiário é um conjunto de colmeias artificiais, distribuídas de forma a facilitar o manejo das abelhas. Depois é preciso lembrar que o apiário deverá estar localizado em uma área com bom potencial de flora apícola, e que ofereça segurança à vizinhança, e ao próprio apicultor, por causa do comportamento defensivo das abelhas. Portanto, a boa localização de um apiário é um dos principais fatores a influenciar a produção, o manejo e também os custos.

apiário

Um apiário é um conjunto de colmeias artificiais, distribuídas de forma a facilitar o manejo das abelhas

Floradas
O primeiro passo para a instalação de um apiário é o mapeamento das floradas nas regiões onde o apicultor pretende atuar. Será necessário um levantamento preciso, com visitas a cada local com potencial, para identificação de espécies vegetais cultivadas ou naturais que tenham aptidão apícola, e que estejam presentes no maior número possível nas proximidades do apiário. Dentre as diversas espécies de plantas cultivadas comercialmente, seja frutíferas, ornamentais, arbóreas e arbustivas, muitas delas se destacam como ótimas fornecedoras de néctar.

Terreno
Antes de instalar o apiário será preciso fazer a limpeza do terreno, com a retirada de toda a vegetação arbustiva e herbácea que esteja no local onde as colmeias serão colocadas. De preferência, a área deve ser capinada, mantida sem nenhuma vegetação ou revestida com grama que deverá ser plantada no local antes da colocação das colmeias. Essa preparação tem de ser feita antes da chegada das colmeias para reduzir o estresse.

Suportes
Após a limpeza, são colocados os suportes das colmeias, que deverão ter meio metro de altura. Estes suportes têm a função de manter a caixa acima do solo, e, principalmente, facilitar o manejo da colmeia, com a caixa ninho e as melgueiras ficando numa altura que permita sua observação e manuseio.

Colmeias racionais
As colmeias racionais, inventadas pelo homem para domesticar as abelhas, imitam os abrigos naturais, e oferecem facilidade para que o apicultor possa controlar a população da colônia e colher o mel.

População
A população de uma colméia varia bastante em número. Ela depende de uma série de fatores para seu crescimento: capacidade de postura da rainha (idade e saúde, por exemplo), área livre para posturas (favos vazios), da força da florada em curso (oferta de alimentos para a colônia) e condições climáticas. Se esses fatores forem positivos, uma colônia pode facilmente chegar a cerca de 80.000 operárias, 400 zangões e, é claro, uma rainha.

apiário

Os zangões São do sexo masculino, não possuem ferrão e têm como função a reprodução

1- Zangões
São do sexo masculino; não possuem ferrão e têm como função a reprodução. Suas larvas resultam de ovos não-fecundados, num fenômeno natural conhecido como partenogênese. Dependem do alimento que as operárias lhes fornecem, podendo ser expulsos da colmeia nos períodos de escassez de alimento, o que causa sua morte. O voo nupcial de uma rainha também pode ser o voo da morte do zangão. Eles fazem voos diários em torno da colmeia e são atraídos pelo feromônio sexual da rainha. Se a encontram e conseguem fazer a cópula, morrem logo após.

2- Abelhas operárias

Elas cuidam da colmeia, fazendo todo tipo de atividade: higiene, busca de alimento e água, coleta de pólen (fonte proteínas da dieta), néctar (transformado em mel) e resinas (que compõem a própolis). Elas também secretam e moldam a cera, para a construção dos favos, alimentam a rainha e os zangões, e cuidam das larvas até seu nascimento.

apiário

A rainha é produzida a partir de uma larva de abelhas operárias

3- Abelha rainha
A rainha é produzida a partir de uma larva de abelhas operárias. Essa se desenvolve em uma célula de criação muito maior que um alvéolo de operária. Na célula real, mais conhecida como realeira, é fornecida uma dieta especial, à base de geleia real, que a tornará uma fêmea, diferenciando-a das operárias. Essa geleia é secretada pelas próprias abelhas que cuidam da futura rainha. A rainha domina toda a população da colmeia por meio de uma substância exalada denominada feromônio, que mantêm a unidade da colmeia.


Confira mais informações, acessando os cursos da área Apicultura.

Por Silvana Teixeira

 

 

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Jony cesar oliveira

5 de jul. de 2021

Muito bem esclarecido não tenho dificuldade de aprendizado. Muito bom!

Resposta do Portal Cursos CPT

9 de jul. de 2021

Olá, Jony

Como vai?

Agradecemos sua visita ao nosso site!

Ficamos felizes em saber que você gostou de nosso artigo.

Em breve, uma das nossas consultoras entrará em contato com informações e esclarecimentos sobre os cursos que serão fundamentais para o seu aprendizado.

Atenciosamente,
Erika

Geovanna Moura Silveira Machado

6 de jan. de 2018

Muito bom e completo, de fácil compreenção! Obrigada, contribuíram para o complemento do meu relatório.

Resposta do Portal Cursos CPT

8 de jan. de 2018

Olá Geovanna Moura,

Ficamos felizes em saber que você gostou do nosso material e que ele foi útil para a realização do seu relatório.

Atenciosamente,
Victor Sampaio

Tais simine prado

6 de nov. de 2016

Muito bom, de fácil compreensão !!

Resposta do Portal Cursos CPT

7 de nov. de 2016

Olá Tais,

Ficamos felizes que tenha gostado do nosso conteúdo.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

ane santos gomes

31 de out. de 2013

Completo e fácil de entender

Resposta do Portal Cursos CPT

1 de nov. de 2013

Olá, Ane!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Ficamos muito felizes que tenham gostado do artigo.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?