WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Quais são os sintomas da mastite na vaca?

As alterações que ocorrem no úbere são variáveis. Dependem dos microrganismos envolvidos e da resistência individual dos animais

Quais são os sintomas da mastite na vaca?

 

As alterações patológicas que ocorrem no úbere são bastante variáveis e dependem, principalmente, dos microrganismos envolvidos e da resistência individual dos animais, podendo se manifestar na forma clínica ou subclínica.

Chama-se forma clínica os casos da doença em que existem sinais evidentes de inflamação, como edema, aumento de temperatura, endurecimento e dor na glândula mamária, e/ou aparecimento de grumos, pus ou qualquer alteração das características do leite (BRADLEY et al., 2002).

Na forma clínica aguda, esses sintomas se agravam, havendo comprometimento do estado geral do animal, que apresenta febre, perda do apetite, apatia e, em determinados casos, morte.

A mastite clínica crônica é uma forma de infecção persistente do úbere, que ocorre geralmente quando a terapia é inadequada. Permanece a maior parte do tempo na forma não clínica, mas pode, ocasionalmente, transformar-se em forma clínica.

Caracteriza-se pela substituição do parênquima mamário por tecido de reparação, pode ser observada a diminuição do volume do teto afetado, um aumento de consistência da textura da glândula e o leite neste caso pode ou não apresentar-se alterado a simples observação visual.

Na forma subclínica, ao contrário da forma clínica, não ocorrem mudanças visíveis no aspecto do leite ou do úbere (PERSSON WALLER et al., 2003). Caracteriza-se por alterações na composição do leite, tais como aumento na contagem de células somáticas (CCS), o aumento dos teores de cloro, sódio, aumento nos teores de proteínas séricas; diminuição nos teores de caseína, lactose, gordura e cálcio do leite (GIANOLA et al., 2004); fazendo com que haja menor rendimento na produção de seus derivados, além de diminuir o tempo de prateleira do produto (BRADLEY et al., 2002).

A mastite pode ser subdividida com base na origem do agente infeccioso, os causadores de mastites contagiosas e os promotores de mastite ambientais.

A contagiosa ocorre quando os agentes infecciosos se disseminam de um quarto infectado para outro quarto ou da glândula mamária de vacas infectadas para outras sadias, através do equipamento de ordenha contaminado, pelo bezerro ao mamar ou pelas mãos dos ordenhadores.

A ambiental ocorre quando os agentes infecciosos geralmente presentes no meio ambiente da vaca têm acesso a esta por meio do esfíncter da teta, causando a moléstia, (MEDEIROS, 2001).

A mastite contagiosa caracteriza-se por baixa incidência de casos clínicos e alta incidência de casos subclínicos, geralmente de longa duração ou crônicos e apresentam alta contagem de células somáticas (CCS).

Esse tipo de mastite é causado por patógenos cujo habitat preferencial é o interior da glândula mamária e a superfície da pele dos tetos. Dessa forma, o principal momento de transmissão ocorre durante a ordenha (SVILAND & WAAGE, 2002).

Na mastite ambiental, ao contrário da mastite contagiosa, a maioria das novas infecções ocorre durante o período entre as ordenhas, embora também haja ocorrência de novos casos durante a ordenha, especialmente em situações nas quais há problemas de funcionamento do sistema de ordenha.

Além disso, dada a grande disseminação dessas bactérias ambientais na fazenda, todas as categorias animais estão sob risco: vacas em lactação, vacas secas e novilhas (BEAUDEAU et al., 2002).


Gostou da matéria? Quer saber mais sobre o Curso? Assista ao vídeo abaixo:


 


Conheça os Cursos CPT da área Gado de Leite
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?