
Quando os bezerros são adequadamente manejados, o desempenho dos animais aumenta de forma significativa. Do nascimento ao desmame, os bezerros podem ser criados em instalações individuais ou podem ser criados em instalações coletivas. Ambas apresentam vantagens, principalmente quando os animais são criados em ambientes limpos e secos, o que lhes garante conforto e bem-estar.
Entretanto, quando criados em instalações coletivas, os bezerros socializam entre si, o que melhora o comportamento e aumenta o ganho de peso dos animais. Por outro lado, quando são criados isoladamente, os bezerros desenvolvem alguns problemas, como a neofobia alimentar, ou seja, relutância em provar novos alimentos. Já os animais criados em grupos sociais aceitam melhor alimentos não familiares.
A redução da neofobia em bezerros criados em grupos tem uma simples explicação: os bezerros que socializam com outros bezerros imitam o comportamento alimentar dos seus pares. Por isso, quando diante de mudanças, eles praticamente não se estressam, ao contrário dos bezerros criados em instalações individuais.
A socialização também reduz o estresse quando os animais são transferidos para outras instalações. Além disso, os bezerros criados em instalações coletivas consomem mais matéria seca, apresentam maior ganho de peso médio diário e maior ganho de peso ao desmame.
Além disso, os bezerros criados em instalações coletivas:
->Aproximam-se mais facilmente de outros bezerros após o desmame;
->Apresentam redução da frequência cardíaca quando com bezerros desconhecidos;
->Apresentam redução da resposta ao estresse quando contidos;
->Apresentam redução da neofobia alimentar;
->Apresentam aumento do tempo de atividade.
Principais cuidados
Ainda que os bezerros criados coletivamente apresentem excelente desempenho, alguns cuidados devem ser tomados por parte do pecuarista para evitar problemas, como sucção cruzada, agressividade e suscetibilidade a doenças.
Para evitar a sucção cruzada, basta fornecer aos bezerros leite e ração de ótima qualidade, além de espaço adequado para alimentação. Sem falar que o desmame deve ser realizado gradualmente, com uso de mamadeiras (não baldes).
Quando agrupados, os bezerros podem competir por alimento e hierarquia social. Para evitar a agressividade, o espaço para alimentação deve ser adequado, com ração disponível em boa quantidade para todos. Além disso, os grupos de bezerros devem ser separados por idade, tamanho e peso corporal.
Os bezerros necessitam de conforto e bem-estar proporcionados pela higienização e ventilação adequada do ambiente. Eles também devem receber uma dieta balanceada e rica em nutrientes. Fora que o pecuarista deve seguir as boas práticas de manejo de bezerros após o nascimento. Além disso, os animais devem ser vacinados. Tudo isso evita a suscetibilidade dos bezerros a doenças.
Conheça os Cursos CPT da Área Gado de Leite:
Bezerras de Raças Leiteiras - Do Nascimento ao Desaleitamento
Como Produzir mais Leite e mais Bezerras
Criação de Bezerros de Raças Leiteiras para Corte
Fonte: educapoint.com.br
Por Andréa Oliveira

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.