WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Pastoreio voisin

O pastoreio voisin está instalado em minifúndios leiteiros ou em grandes propriedades de gado de corte

Voisin enfatiza que o "pastoreio é o encontro da vaca com o pasto".

Coube ao cientista francês André Voisin, agricultor, bioquímico, professor da Escola Nacional Veterinária de Alfort, Paris, formular teorias e obter um conhecimento prático a partir de experiências adquiridas em sua pequena granja leiteira, de 14,4 ha, situada na Normandia.

Caminho para a Pecuária Sustentável

O pastoreio racional, segundo as teorias de André Voisin, foi aplicado pela primeira vez no Brasil pelo engenheiro-agrônomo e fazendeiro Nilo Romero, em sua Fazenda Conquista, de 157ha, situada em Bagé (RS). De lá se expandiu para todas as regiões e todos os estados do país, com as adaptações às diferentes condições de clima e solo.

O pastoreio voisin está instalado em minifúndios leiteiros ou em grandes propriedades de gado de corte; sobre pastagens de clima temperado ou tropical; em regiões de secas sazonais ou de geadas; com vacas de cria, recria de garrotes, bois de engorda ou ciclo completo; sobre todos os tipos de clima e solo ocorrentes no Brasil. Bubalinos, ovinos, caprinos, suínos e, mais recentemente, aves, podem ser e estão sendo manejados no Voisin. É a forma mais apurada da "tecnologia de processos".

Voisin enfatiza que o "pastoreio é o encontro da vaca com o pasto". O pasto só deve ser comido quando possa rebrotar após o corte e no ponto certo para ser mais tenro, saboroso e nutritivo para o animal. Na prática, o harmonizador desse processo é o peão da fazenda, devidamente educado nos princípios do sistema e treinado no trabalho cotidiano.

As reformas de pastagens representam o custo mais cruel que o pecuarista tem de suportar e essa é a causa principal da baixa rentabilidade da pecuária nacional. Não se trata mais de encontrar a melhor alternativa para a reforma de pastagens, mas de manejá-las para que nunca se degradem. Só se consegue esse benefício por meio do Pastoreio Voisin, com investimento de R$ 120 a 180/ha, feitos uma só vez, conforme podem testemunhar milhares de produtores em todo o Brasil que o adotaram.

O ativo de conhecimentos acumulado pelos profissionais de ciências agrárias permite a montagem de projetos com alto grau de certeza nas metas projetadas na pecuária, sem necessidade de confinamentos e uso de grãos na alimentação animal. Não há forma mais econômica do que o Pastoreio Voisin para a pecuária. Até o final da primeira década do novo século, quem não estiver praticando o Pastoreio Voisin ou suas variantes será considerado tão excêntrico quanto o foram até há poucos anos atrás seus pioneiros.

O curso Pastoreio Voisin foi elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, com a coordenação do professor Humberto Sório Júnior.

Prof. Humberto Sório Jr.

Universidade de Passo Fundo – RS

Especialista em Pastoreio Voisin

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?