WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Torne realidade o sonho de viver do que você ama! 20% OFF nos cursos online + 5% OFF pagando no cartão
Cursos da Área Curso Inseminação Artificial em Bovinos - Convencional e em Tempo Fixo Curso Fabricação de Ração na Fazenda Curso Planejamento Alimentar em Sistema de Pastejo - Para Gado de Leite e Corte Curso Alimentação de Vacas Leiteiras em Pasto e em Confinamento Curso Enquanto o Veterinário Não Chega - Atendimento a Bovinos Curso Produção de Leite em Pasto Curso Prevenção e Controle de Mastite Curso Pastoreio de Lotação Rotacionada para Gado de Leite e Corte Curso Melhoramento Genético de Gado de Leite Curso Manejo da Vaca Gestante no Parto e Pós-Parto Curso Como Produzir Mais Leite e Mais Bezerras Curso Bezerras de Raças Leiteiras - Do Nascimento ao Desaleitamento Curso Conforto Animal para Maior Produção de Leite Curso Cana Ureia - Alimento de Baixo Custo para Bovinos Curso Sistema Superintensivo de Produção de Leite em Pasto Curso Ordenha Mecânica Curso Shamballah - O Segredo da Alta Produtividade Leiteira Curso Produção de Leite em Confinamento Curso Controle de Carrapato, Berne e Mosca-dos-Chifres Curso Recria de Novilhas para Produção de Leite Curso Formação e Manejo de Capineira Curso Sistemas Silvipastoris - Consórcio de Árvores e Pastagens Curso Criação de Bezerros de Raças Leiteiras para Corte Curso Pastejo Rotativo em Capim-Elefante Curso Manejo Homeopático para Gado de Leite Curso Produção de Leite Orgânico Curso Pastoreio Voisin para Gado de Leite Curso Manejo Sanitário de Bovinos para Produção Orgânica de Leite Curso Vacas Meio-Sangue para Produção de Leite Curso Avaliação, Julgamento e Preparo de Vacas Leiteiras para Eventos Curso Produção de Vitelos Áreas Afins 30Gado de Corte 17Pastagens e Alimentação Animal Depoimentos dos Alunos Alunos de Sucesso Depoimentos Publicações TV Cursos CPT Artigos Notícias Dicas Cursos CPT Entretenimento Beirada de Fogão Melhores Filmes do Cinema Reflexões

Como escolher os bezerros que se tornarão vitelos

Os vitelos são preferencialmente obtidos de bezerros de origem leiteira, mas podem originar-se de outras raças, inclusive as com dupla aptidão. Entretanto, alguns cuidados devem ser tomados quanto à escolha do bezerro, para bons resultados

Como escolher os bezerros que se tornarão vitelos

 

Os vitelos são obtidos de bezerros abatidos até as 20 semanas de idade, preferencialmente, de origem leiteira, a maioria deles holandeses, alimentados exclusivamente com leite e/ou sucedâneos do leite. Há diferentes tipos de vitelos, como o Bob Veal, o Vealer e o Special Fed Veal, todos classificados de acordo com a idade de abate.

Classificação dos vitelos quanto à idade de abate

Os vitelos do tipo Bob Veal são obtidos de bezerros abatidos com menos de quatro semanas de idade, e menos de 57 kg de peso vivo (aproximadamente 31 kg de peso da carcaça). Já os vitelos obtidos de bezerros abatidos entre 4 e 12 semanas de idade, pesando entre 57 e 140 kg (aproximadamente 31 a 77 kg de peso da carcaça), são conhecidos como Vealers. Os que são abatidos mais tarde, entre 12 e 20 semanas, e mais pesados, entre 140 e 227 kg de peso vivo (aproximadamente 77 a 125 kg de peso da carcaça), são chamados de vitelos especiais, ou Special Fed Veal.

A qualidade superior da carcaça do vitelo especial torna-o mais procurado para a comercialização

A qualidade superior da carcaça do vitelo especial torna-o mais procurado para a comercialização.

A qualidade superior da carcaça do vitelo especial torna-o mais procurado para a comercialização

Muito embora as carcaças dos vitelos Bob Veals contenham menos gordura do que aquelas dos vitelos especiais, a maior percentagem de osso dos Bob Veals resultam em menor rendimento de carcaça (mais osso e gordura) quando comparada aos vitelos especiais, os Special Fed Veals. A qualidade superior da carcaça do vitelo especial torna-o mais procurado para a comercialização.

Escolha das raças de bezerros que se tornarão vitelos

A prática prevê que bezerros holandeses comportam-se melhor do que os de outras raças, mas o Holandês Zebu, com predominância de sangue da raça Europeia, pode ser utilizado com bons resultados. O ideal é que o bezerro, para ser selecionado, pese, no mínimo, 35 kg ao nascimento. Além disso, ele deve ser vigoroso, saudável e de bom tamanho. Da mesma forma, as raças de dupla aptidão podem gerar bons vitelos.

Se o bezerro for comprado, este deverá ter recebido quantidade adequada de colostro logo após o nascimento, o que o deixa mais resistente a doenças

Se o bezerro for comprado, este deverá ter recebido quantidade adequada de colostro logo após o nascimento. Não há dúvidas de que a ingestão do colostro favorecerá a performance dos bezerros nas primeiras semanas de vida. Os que não ingeriram o colostro têm mais propensão de adoecer ou morrer. Mesmo em países de pecuária leiteira desenvolvida, levantamentos realizados em fazendas evidenciaram que grande parte dos bezerros comprados para a produção de vitelos (mais de 70%, em alguns casos) não apresentava os níveis mínimos requeridos de imunoglobulinas no sangue.

Para avaliar qualitativamente a concentração de imunoglobulinas no sangue de bezerros, pode-se utilizar o teste do glutaraldeído

Para avaliar qualitativamente a concentração de imunoglobulinas no sangue de bezerros, pode-se utilizar o teste do glutaraldeído. Este teste consiste em coletar sangue do bezerro (em tubo de vácuo com EDTA) entre 6 a 12 horas após o nascimento, ou no momento da compra, após ele ter ingerido o primeiro colostro. Do sangue coletado, separa-se 0,5 ml e coloca-se dentro de outro tubo de ensaio com 50 microlitros de glutaraldeído a 10%. Agita-se delicadamente o tubo, para misturar bem, e deixa-se em repouso por dez minutos na posição vertical.

Ao nascer, o bezerro deverá receber imediatamente o colostro, que fornecerá a ele os anticorpos necessários à saúde

Se o bezerro for comprado, este deverá ter recebido quantidade adequada de colostro logo após o nascimento, o que o deixa mais resistente a doenças.

Após o teste, qual bezerro escolher?

(1) Se no teste do glutaraldeído houver a formação de um coágulo bem sólido (o sangue não escorre), isso indica alta concentração de imunoglobulinas – este bezerro deve ser preferido na hora da compra;

(2) Se o sangue não alterar sua consistência, e escorrer com facilidade pelas paredes do tubo de ensaio, significa que o bezerro é hipogama-globulinêmico (baixa concentração de imunoglobulinas) – este bezerro não deve ser comprado;

(3) Se o resultado for intermediário, isto é, o sangue ficar pastoso e escorrer lentamente pelas paredes do tubo de ensaio, significa que o bezerro contém níveis intermediários de imunoglobulinas circulantes – neste caso, deve-se considerar, com mais ênfase, os outros critérios para compra (vigor, peso, tamanho e aparência geral).

No caso de bezerros comprados, sugere-se estabelecer, com o veterinário responsável, um programa para recebimento desses animais. Neste protocolo, deve- se incluir a identificação dos bezerros, com brincos; o fornecimento de antibiótico de largo espectro; e, durante as primeiras 12 horas após a chegada, não fornecer leite ou sucedâneo, mas apenas soro via oral. Este pode ser preparado na fazenda, misturando-se 45 g de sal e 250 g de açúcar, em cada 5 L de água.

Por Andréa Oliveira.

Aprimore seus conhecimentos, acessando os Cursos CPT, da área Gado de Leite, elaborados pelo Centro de Produções Técnicas.

Entre eles, destacam-se:

Curso CPT Produção de Vitelos

Curso CPT Técnicas Simples para Produzir Mais Leite e Mais Bezerros

Curso CPT Bezerras de Raças Leiteiras do Nascimento ao Desaleitamento

Curso CPT Criação de Bezerros de Raças Leiteiras para Corte

Curso CPT Recria de Novilhas para Produção de Leite

Curso CPT Enquanto o Veterinário Não Chega - Atendimento a Bovinos

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!