WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Como é a criação de bezerras leiteiras? Aprenda aqui!

A opção pelo sistema de criação deve ser voltada àquele capaz de expressar ao máximo o potencial genético do animal

Como é a criação de bezerras leiteiras? Aprenda aqui!

Atualmente, observa-se que os sistemas de produção têm se tornado cada vez mais automatizados, em função do aumento dos rebanhos e da menor disponibilidade de mão de obra, o que torna as interações entre homem e animal cada vez mais escassas.


O sistema tradicional de criação é aquele em que o animal permanece com a mãe até que ocorra a desmama natural. É um sistema utilizado geralmente em rebanhos leiteiros pouco tecnificados, ou ainda em rebanhos compostos basicamente por vacas zebuínas, principalmente da raça Gir, em que o produtor acredita que as fêmeas somente produzirão leite na presença da cria, explicam os Professores Rosane Scatamburlo Lizieire Fajardo e Dr. Oriel Fajardo de Campos, do Curso CPT Bezerras de Raças Leiteiras - Do Nascimento ao Desaleitamento.


Geralmente, esse sistema é utilizado em rebanhos de pouca especialização e de baixa expectativa de produção. Além disso, é supostamente mais econômico, pois exige menos mão de obra. A bezerra tem acesso a quantidades suficientes de leite, devendo apresentar-se bem desenvolvida nos primeiros meses de idade.


O ideal seria fornecer concentrado a partir do declínio da produção de leite da mãe, que, associado a uma pastagem de boa qualidade, tornaria o animal apto à reprodução mais precocemente. O sistema tradicional é utilizado em rebanhos cujas vacas têm produção média inferior a dez quilogramas diários, e em que o uso de duas ordenhas seria antieconômico.


Em sistemas mais intensificados e especializados, é comum o confinamento das bezerras em abrigos coletivos ou individuais. Os abrigos individuais vêm sendo muito utilizados pelas criações de melhor padrão técnico e de produtividade elevada e apresentam diversas versões, a exemplo da casinha individual.


Dentre as suas vantagens estão a proteção do animal contra a chuva e o excesso de sol, e a facilidade para limpeza, desinfecção e deslocamento que evitam o acúmulo de umidade no solo e quebram o ciclo de vida dos organismos causadores de doenças. Além disso, os animais são bem observados, e o manejo fica mais racionalizado. As bezerras são levadas para esses abrigos entre 12 e 24 horas após o nascimento e a ingestão do colostro.


Esses abrigos devem ser localizados em terrenos bem drenados, dispostos de forma a permitir a incidência dos raios de sol da manhã, e devem ser mantidos com uma cama de capim seco ou palha, devendo substituir periodicamente essa cama. Os alojamentos individuais são colocados próximos uns dos outros de maneira que, ao serem levadas para a criação conjunta ("free stall", semiconfinamento, piquetes etc.), as bezerras não tenham dificuldades de se adaptarem a ambientes coletivos.


A criação em grupo permite aos animais participar de interações sociais naturais. No entanto, quando não há controle sanitário, pode ocorrer aumento na incidência de algumas doenças. Ao se avaliar a mudança do manejo tradicional (criação individual) para o manejo racional (criação em grupo de bezerros leiteiros aliados à rotina de escovação durante a alimentação), foi encontrada menor taxa de mortalidade e menor frequência de uso de antibióticos nos bezerros criados com manejo racional. Os bezerros submetidos ao manejo racional mostraram-se mais vigorosos e ativos, favorecendo os índices de produtividade e obtendo características comportamentais desejáveis. Conclui-se que simples mudanças de instalações e de manejo podem melhorar as condições de vida dos bezerros leiteiros, refletindo na melhora da saúde do rebanho e na taxa de sobrevivência dos animais.


 U
m pouco mais sobre o que encontrar no Curso CPT? Assista ao vídeo!


Conheça os Cursos CPT da área Gado de Leite.
Por: Thiago de Faria

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?