Visando à valorização dos professores da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e da EJA, a FVC criou o Prêmio Educador Nota 10. Serão premiados os professores que se destacarem quanto à melhor metodologia de ensino aplicada em sala de aula nas disciplinas: Alfabetização, Língua Portuguesa, Educação Física, História, Arte, Língua Estrangeira, Ciências, Matemática e Geografia
Com o constante aprimoramento profissional, o desempenho da equipe de educadores só tem a melhorar. E os Cursos CPT, nas áreas de Metodologia de Ensino, Educação Infantil e Vestibular e Concursos, foram desenvolvidos especialmente para capacitar professores, para que possam lidar com as determinações dos Parâmetros Curriculares Nacionais e abordar os temas transversais de forma apropriada.
Há 15 anos, no dia 28 de abril, 180 países da Cúpula Mundial da Educação, entre eles o Brasil, assumiram um compromisso de levar a educação para todos até esse ano. Nosso país ainda não atingiu os objetivos da Educação para Todos até 2015 embora tenha apresentado alguns avanços, como a quase universalização do ensino fundamental
Educação foi um dos principais temas discutidos na campanha eleitoral de 2014. O Brasil ainda figura entre as últimas posições nos rankings sobre o tema. O relatório Panorama da Educação, da OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico) aponta que o investimento do Brasil na área está abaixo do esperado. Quando comparado com outros 35 países, o Brasil ocupa o penúltimo lugar da lista sobre o valor do investimento por aluno do ensino fundamental, médio e superior.
Hoje, nosso brinde é voltado para a área da educação! É dever do Estado garantir uma educação que seja justa a toda a população. Mas, como garanti-la de forma igual a pessoas que são diferentes? Nesse contexto, surge a Educação Especial, que visa oferecer uma educação justa a todo e qualquer cidadão que possua algum tipo de necessidade especial.
Cerca de 12 mil alunos do 1º ano do Ensino Fundamental I ao 3º ano do Ensino Médio de escolas de Lagoa da Prata, Japaraíba, Pedra do Indaiá e Santo Antônio do Monte, em Minas Gerais, vão participar de um projeto sobre educação financeira desenvolvido pelo Sicoob Lagoacred, como parte da campanha Dia C - Dia de Cooperar, que está sendo realizada por mais de 952 cooperativas em todo o país. As primeiras aulas estão marcadas para o dia 21 de agosto e a previsão da cooperativa é encerrar este trabalho no dia 30 de outubro.
O CPT - Centro de Produções Técnicas - acaba de colocar no mercado o seu mais novo projeto: Professor Eventual - Aulas para Alunos, Volume I. Este trabalho, realizado em parceria com mestres e doutores, especialistas nos temas abordados, é composto por 10 aulas que contemplam assuntos diversos, relacionados ao Currículo Escolar da Educação Básica, para estudantes do Ensino Fundamental e Médio, e dos períodos iniciais da Graduação.
As instituições de Educação Infantil têm como objetivo tornar acessíveis, a todas as crianças que as frequentam, elementos culturais que enriqueçam seu desenvolvimento e ajudem na inserção social. “É necessário que as instituições ofereçam às crianças condições de aprendizagem através das brincadeiras e de situações pedagógicas planejadas, portanto tem de haver critérios”, afirma Luciana Fiel, Graduada em Economia Doméstica com atuação na Área de Família e Desenvolvimento Humano pela Universidade Federal de Viçosa, MG. Pós-graduada em Educação: Novos Paradigmas, pela Faculdade Pitágoras Belo Horizonte. Mestre em Família e Desenvolvimento Humano pela Universidade Federal de Viçosa, MG. Formação em PNL, ENEAGRAMA, EFT e CONSTELAÇÃO FAMILIAR.
O educador sanitário apresenta um importante papel na manutenção da saúde das pessoas. Cabe a ele instruir a todos quanto à higiene pessoal, além de passar orientações a respeito da higienização de alimentos crus, da prevenção contra doenças contagiosas, da necessidade de se tomar vacinas.
A educação é um dos pilares da nossa humanidade. Prova disso é a Declaração Universal dos Direitos Humanos, que assegura em seu artigo 26º o direito de todos à educação. Esse artigo ainda defende que a educação deve ser gratuita, pelo menos a correspondente ao ensino elementar fundamental. O ensino elementar é obrigatório. O ensino técnico e profissional dever ser generalizado; o acesso aos estudos superiores deve estar aberto a todos em plena igualdade, em função do seu mérito.