Cooperativa leva aulas de educação financeira para 12 mil alunos do Ensino Fundamental ao Médio em Minas

O Projeto Jovem Cooperativista, idealizado pelo diretor do Siccob Lagoacred, tem o objetivo de contribuir na formação de cidadãos conscientes na forma de administrar seus recursos financeiros.

Cooperativa leva aulas de educação financeira para 12 mil alunos do Ensino Fundamental ao Médio em Minas

 

Cerca de 12 mil alunos do 1º ano do Ensino Fundamental I ao 3º ano do Ensino Médio de escolas de Lagoa da Prata, Japaraíba, Pedra do Indaiá e Santo Antônio do Monte, em Minas Gerais, vão participar de um projeto sobre educação financeira desenvolvido pelo Sicoob Lagoacred, como parte da campanha “Dia C – Dia de Cooperar”, que está sendo realizada por mais de 952 cooperativas em todo o país. As primeiras aulas estão marcadas para o dia 21 de agosto e a previsão da cooperativa é encerrar este trabalho no dia 30 de outubro.

“O Projeto Jovem Cooperativista, idealizado pelo diretor do Siccob Lagoacred, Nilson Antonio Bessas, tem o objetivo de contribuir na formação de uma geração futura de cidadãos conscientes na forma de administrar seus recursos financeiros. Utilizamos uma metodologia de âmbito cognitivo e comportamental, proporcionando conhecimento aprofundado sobre o que é cooperativismo, a importância do bom uso da moeda para a vida de cada um e para o sistema financeiro do país. Com isso, desde cedo, incentivamos a poupar e a trabalhar o planejamento econômico”, diz Cassia Duarte Lacerda, coordenadora do projeto.

Cassia explica que 22 escolas já aderiram ao projeto, mas o objetivo é chegar a 32. Além dos profissionais especializados convidados para a realização deste trabalho, os alunos têm também acesso a cartilhas com informações a respeito e vídeos que abordam o assunto.

“É de extrema necessidade o controle financeiro pessoal. O dinheiro afeta diretamente a vida pessoal e é uma das razões da vida profissional. Mas, embora tenha tamanha importância, ainda assim vemos jovens despreparados para lidar com ele, endividados, em um ciclo vicioso de consumo excessivo, onde muitas vezes eles se deparam com gastos desnecessários e fúteis, não sendo capazes de planejar uma vida econômica eficiente e forte para seu futuro”, avalia a coordenadora do projeto.

Dia C – Dia de Cooperar

O “Dia C” tem como proposta transformar ações isoladas realizadas por centenas de cooperativas brasileiras em um vigoroso movimento de solidariedade cooperativista, com ênfase no desenvolvimento social comunitário. De Norte a Sul do Brasil, as cooperativas já realizam diversas atividades voluntárias e, no dia 6 de setembro, uma grande comemoração vai unir todas elas. A projeção é beneficiar 1,4 milhão de pessoas de 1.060 municípios e reunir cerca de 200 mil voluntários em todo o país.

Cooperativas interessadas em participar desse grande movimento nacional podem buscar informações no blog: diac.brasilcooperativo.coop.br e com a unidade do Sescoop (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo) em seu Estado.

Informações para a imprensa:    
Dia C – Estado de Minas Gerais

Ex Libris Comunicação Integrada
Brasília - (61) 3083-7733

Nathália Nicola – nathalia@libris.com.br (61) 9636-5353
Fernanda Mira – fernanda@libris.com.br – (61) 9130-7171

Por Nathália Nicola.

Cursos Relacionados

Curso Gestão Moderna de Cooperativa Curso Gestão Moderna de Cooperativa

Com Prof. Dr. Antônio Carlos dos Santos e Prof. Dr. Juvêncio Lima

R$ 398,00 à vista ou em até 12x de R$ 33,17 sem juros no cartão

Frete Grátis 2 ou mais Cursos
Saiba mais

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Mais Notícias sobre diversas áreas do conhecimento

Últimos

Mais Lidos

Atendimento Online
Quer Facilidade