É fundamental que os gestores de um estabelecimento do ramo hoteleiro identifique seu público-alvo. As estratégias que serão traçadas dependem muito das preferências e peculiaridades dos seus clientes potenciais.
Especial - Para realizar corretamente as atividades de check-in e check-out, o recepcionista precisa ter cuidado para não deixar passar os vários detalhes técnicos e comportamentais que já sabe... E mais: Vídeo sobre o check-in.
O setor de hotelaria está vivendo um período de grande expansão, no Brasil e no mundo, em função do grande crescimento da indústria turística. A administração eficiente tem grande importância para o sucesso do estabelecimento. Isto é, planejar ações, organizar os processos e controlar o trabalho de todos os funcionários, a fim de atingir os objetivos da empresa.
Em tempos modernos, onde tudo se transforma na velocidade da luz, adequar-se às novas situações do cotidiano é fundamental para o sucesso de qualquer empreendimento. É assim com o mundo, é assim com o setor de hotelaria brasileira, que já não é o mesmo de vinte anos atrás. Naqueles tempos, desvalorizado e mal compreendido, o ramo de hotelaria podia ser ingressado por qualquer um, apto ou não para atuar na área, bem estruturado ou não, visando ou não o conforto do cliente e almejando ou não a qualidade total na prestação dos serviços. Hoje, é muito pelo contrário. A indústria hoteleira transformou-se, cresceu, almejou novos desafios e trilhou em rumo ao sucesso. Para alcançar seu objetivo, no entanto, o setor teve de abrir suas portas para novos profissionais, de outras áreas, dispostos a atuarem no ramo hoteleiro. Entre as áreas foco dos grandes hotéis, destacam-se a administrativa, comercial, saúde, alimentação, eventos e a de entretenimento.
Atualmente, muitos procuram hotéis que oferecem serviços de alimentação e bebida com exclusividade e requinte. Para isso, sua estrutura deve contar com mais de um restaurante, com os mais variados estilos de cozinha, além de bares e salas de estar com móveis autênticos elaborados especialmente para o hotel.
Professor Nelson Fernandes Maciel, diretor-presidente do Grupo CPT, recebeu a Comenda Arthur Bernardes, honraria concedida a cidadãos que se mobilizam em diferentes atividades em prol do progresso da região, a partir de ações sociais, culturais, educativas ou empreendedoras, perpetuando o exemplo do Arthur Bernardes, ex-presidente e filho ilustre de Viçosa.
A controladoria é um setor essencial do hotel. Não existe um trabalho hoteleiro sem a participação desse departamento. As principais atividades exercidas por ele são registros contábeis, elaboração de orçamentos, balancetes e balanços, controles diversos, administração de recursos disponíveis e realizáveis, e administração das obrigações do hotel para com terceiros, por meio do seu fluxo de caixa.
O CPT - Centro de Produções Técnicas, acaba de lançar o curso Metodologia de Ensino Aplicada a Grupos, composto de livro interativo com 181 páginas e filme em DVD de 153 minutos. Isso possibilita que o aluno conheça tanto a teoria, por meio da leitura do livro e da realização de exercícios, quanto a prática, por meio dos filmes com depoimentos dos professores e demonstração das técnicas. Assim, o aluno do curso terá a oportunidade de se especializar em sua área.
O Prof. Nelson Fernandes Maciel, diretor-presidente do Grupo CPT e presidente da Univiçosa, recebeu, no dia 11 de junho de 2015, homenagem como Colaborador Benemérito da Polícia Militar, durante a solenidade de comemoração dos 240 anos da Polícia Militar de Minas Gerais. O evento promovido pela 10a Cia PM Ind. contou com as presenças do CMTE. da 4a RPM, Sr. CEL. PM José Geraldo de Lima, do Chefe do Gabinete Militar do Governador e do Coordenador da Defesa Civil, Sr. CEL. PM Herbert de Lourdes, entre outras autoridades. A homenagem foi conferida ao Prof. Nelson em reconhecimento aos seus elevados ideais de nacionalidade e fraternidade humana, cultivados ao longo dos anos, além do apoio à Instituição Polícia Militar, que comemora 240 anos de serviços ao povo mineiro.
A edição de junho/16 da Revista Hotelaria, primeira revista nacional de informação e orientação técnica sobre máquinas, equipamentos, produtos e serviços para o setor de hospedagem, destaca o Curso Como Administrar Hotéis, do Centro de Produções Técnicas - CPT - como excelente instrumento para aqueles que querem alcançar a excelência em gestão e atendimento no ramo. A matéria publicada na íntegra pode ser lida abaixo: