WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Controladoria é o coração do hotel

A principal responsabilidade desse segmento é supervisionar a contabilidade e a escrituração contábil

Os dados contábeis gerados pela controladoria contribuem para a tomada de decisões competentes sobre a gestão do hotel.

A controladoria é um setor essencial do hotel. Não existe um trabalho hoteleiro sem a participação desse departamento. As principais atividades exercidas por ele são registros contábeis, elaboração de orçamentos, balancetes e balanços,  controles diversos, administração de recursos disponíveis e realizáveis, e administração das obrigações do hotel para com terceiros, por meio do seu fluxo de caixa.

Todos os setores administrativos, como compras, almoxarifado, recursos humanos, segurança, manutenção, além dos caixas setoriais e correntistas, na maioria dos hotéis, estão subordinados a esse departamento. Por isso,  o gerente do departamento de controladoria, chamado de controller, deve fornecer os dados contábeis oportunos e precisos, ajudando seu superior a tomar as decisões competentes sobre a gestão do hotel.

No módulo Controladoria, que faz parte do curso Como Administrar Hotéis, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, o professor Lairson Sena ensina que a principal responsabilidade do controlador é supervisionar a contabilidade e a escrituração contábil. Outra atividade é fazer a previsão da receita, ou seja, avaliar aproximadamente o número de hóspedes ou o volume de vendas.

O professor Sena acrescenta que, com essa previsão, é possível definir de forma mais adequada a composição da equipe, as quantidades de alimentos e bebidas, assim como as estratégias de investimento. O orçamento, balanço, fluxo de caixa ou qualquer demonstração financeira elaborada pela controladoria deve ser uma ferramenta para uma gestão eficaz, e não simplesmente um plano que garanta que as despesas não ultrapassarão as receitas.

Atualmente, existem muitos softwares para contribuir com a área da gestão hoteleira. Esses, além de facilitar o compartilhamento das informações com outros setores interessados, agilizam a prestação de serviços e facilitam a realização de operações contábeis, financeiras, controle de custos, gestão de materiais e compras, estatísticas, entre outras atividades.

Por:Ariádine Morgan

Cursos CPT - Como Administar Hotéis

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Paula F M Ribeiro

10 de jul de 2014

Bom Esclarecimento

Resposta do Portal Cursos CPT

10 de jul de 2014

Olá, Paula!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Ficamos felizes que tenha gostado do nosso artigo sobre "Controladoria de um hotel".

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!