É fundamental que os gestores de um estabelecimento do ramo hoteleiro identifique seu público-alvo. As estratégias que serão traçadas dependem muito das preferências e peculiaridades dos seus clientes potenciais.
No mercado de hotéis e pousadas, existem diferentes tipos de segmentação de público-alvo. As principais divisões são negócios, lazer e família. Para ter sucesso na gestão do empreendimento, o administrador deve estudar profundamente o comportamento do seu público.
Conheça melhor cada uma das subdivisões e saiba os critérios que levam cada um a frequentar um determinado tipo de hotel.
Negócios
- Participantes de reuniões, conferências e convenções: os critérios para escolha do hotel são infraestrutura, salas para reuniões, recursos tecnológicos, divertimento para os hóspedes.
- Participantes de feiras, exposições e congressos: a viagem pode ser totalmente programada pela organizadora do evento, inclusive a reserva de hotel. Dessa forma, o cliente pode não ter influência direta na escolha do hotel e da tarifa. O hotel pode atuar na captação dos hóspedes e no fornecimento do espaço para o evento.
- Tripulações: a captação desses usuários deve ser feita diretamente nas Companhias Aéreas, Associações ou Sindicatos dos Pilotos. O estabelecimento deve ser capaz de fornecer rápidos check-in e check-out, limpeza, ótimas instalações telefônicas e algum tipo de entretenimento.
- Viajantes limitados por verba: as empresas negociam com os hotéis benefícios sem custos adicionais (early check-in, late check-out, jornais e outros).
- Viajantes sem verba limitada: preferem hotéis conhecidos e de ótima localização, geralmente com business-center, instalações para computador e demais regalias pertinentes ao preço pago.
- Grupos de turismo: os turistas exigem rapidez no check-in, restaurante que atenda a diversidade de gostos, ótima infraestrutura de entretenimento e lazer.
- Grupos de incentivo: geralmente formados por ganhadores de prêmios oferecidos por empresas ou por promoções de determinadas organizações.
Muitas vezes, exige grande criatividade por parte dos hotéis para que a viagem dos premiados seja diferente (festas temáticas, shows, atendimento diferenciado).
- Viajantes sem crianças: podem ser feitas individualmente, por casais ou por pequenos grupos. A finalidade da viagem é diversão, entretenimento, turismo de aventura. Os hóspedes buscam grande conforto e preços acessíveis (mas nem sempre).
Famílias:
- O hotel deve oferecer segurança, limpeza, infraestrutura adequada, para o atendimento de crianças de várias faixas etárias, boa rede de entretenimento, piscinas, restaurantes com facilidades e alimentos adequados, entre outros.
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Comentários

Jade Oliveira Lima
18 de ago. de 2016Gostaria de tirar dúvidas e ter algumas dicas pelo e-mail seria possível. Obrigada

Resposta do Portal Cursos CPT
19 de ago. de 2016Olá Jade,
Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Para mais informações cadastramos seu e-mail para receber nosso boletim informativo.
Atenciosamente,
Ana Carolina dos Santos