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Camareiras de hotéis podem aceitar gorjetas?

A gorjeta é a maneira que o hóspede tem de agradecer a camareira por um trabalho de qualidade. Ela também pode ganhar uma gorjeta maior quando o hóspede chegar ao estabelecimento, querendo garantir a excelência do atendimento durante a estada. A camareira só não pode achar que é obrigação do hóspede pagar gorjeta, e jamais deve esperar por ela. "Se você receber a gorjeta, agradeça e seja discreta, não contando o valor dado", afirma Luciana Rogéria Tebar, professora do Curso a Distância CPT Treinamento de Camareira, em Livro+DVD e Curso Online.

Catálogo de cargos - o que é e para que serve?

O catálogo de cargos é composto principalmente pelas descrições dos cargos e suas respectivas funções. "É a fundamentação para os processos de trabalho e práticas de RH (recrutamento, seleção, treinamento, política salarial, mapeamento de competências, avaliação de desempenho e outros)", afirma Dr. Edson Moura da Silva, professor do Curso a Distância CPT Liderança Gerencial - Como Desenvolver Habilidades em Liderança, em Livro+DVD e Curso Online.

Torne-se produtivo com base nos níveis de uso do tempo

A nossa produtividade está intimamente ligada aos chamados níveis de capacidade de uso do tempo, isto é, de nosso relógio biológico que regula a variação dos fluxos de nossa energia no decorrer das 24 horas do dia. Conhecendo os níveis de capacidade de uso do tempo, verifique quais são as suas horas mais produtivas, por meio de um levantamento hora a hora, para permitir que você faça uma distribuição de seu trabalho dentro de um planejamento racional e produtivo de acordo com suas atividades.

Política de cargos e salários: quais são seus objetivos?

As normas e os procedimentos, também conhecidos como política de cargos e salários, definem as diretrizes para a gestão salarial, sendo o instrumento que tem por objetivo estabelecer as regras básicas para uma administração salarial racional e única das pessoas da organização, estabelecendo critérios de movimentação, níveis de responsabilidade dos gestores, conceitos, abrangência e aplicabilidade dentro do sistema de remuneração.

Treinamento de camareira - comportamento no local de trabalho

Comportamento no local de trabalho: Seja cordial com todos os colegas, mas evite conversas muito pessoais. A vida pessoal de cada um deve ficar fora do âmbito de trabalho. Quanto mais se sabe sobre a vida pessoal de alguém, mais intimidade se adquire

Treinamento de camareira - limpeza de pisos de madeira

Dúvidas sobre como limpar pisos de madeira? A maneira mais fácil e rápida de limpar esse tipo de piso é usando uma cera limpadora. Depois de passar o aspirador de pó, espalhe o líquido em uma pequena área e esfregue com um aplicador de cera.

Treinamento de camareira - o uso dos produtos de limpeza

Você costuma misturar vários produtos de limpeza, na arrumação da sua casa? Muito cuidado! Muitos acham que misturar produtos aumenta a eficiência da limpeza, o que é um erro enorme. Essa mistura pode produzir gases tóxicos, níveis de calor perigosos, danos à saúde e ao meio ambiente, sem contar que a mistura pode neutralizar

Treinamento de camareira: deveres

A camareira deve ser capaz de limpar, higienizar e arrumar: o que pode incluir varrer, aspirar, lavar, higienizar, polir, remover mancha simples de sanitário, box, piso, minibar, janela, parede, mobília, espelho, quadros e demais itens da unidade habitacional e área social

Treinamento de camareira: o uniforme

A camareira deve trabalhar sempre uniformizada, mantendo o uniforme limpo e bem passado: o uniforme não pode ser muito justo, nem muito curto; deve ser usado completo, inclusive com avental e touca; no caso do uniforme constituído por saia, deve-se usar meias finas na cor da pele

Treinamento de camareira: boas maneiras

A camareira deve assumir uma postura profissional e ficar atenta às boas maneiras: o tratamento destinado ao hóspede deve ser sempre senhor, senhorita, senhora; evite falar com gestos ? seja discreta

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