Resultados da busca para "artigos-sobre-aprendizagem"

Como surgiram as metodologias ativas de aprendizagem?

Embora boa parte de nós, eventualmente, acompanhemos o desenvolvimento de um bebê, desde o seu nascimento, ou, pelo menos, conheçamos esse processo de forma indireta, damos pouca atenção à enorme lição sobre a forma como o aprendizado ocorre. E, o mais importante: equivocadamente, achamos que, a partir do momento em que a criança chega à escola, essa forma de aprendizado não ocorre mais.

3 dicas para falar sobre diversidade com as crianças

Falar sobre diversidade é assunto complexo, até mesmo para adultos, pois envolve aspectos sociais, culturais, históricos e políticos. Quando o tema envolve o público infantil, os cuidados são ainda maiores para explorar esse lindo universo. A observação da natureza é uma forma interessante de tratar sobre diversidade.

Metodologia de ensino aplicada a grupos: objetivos da aprendizagem cooperativa

Os pesquisadores insistem que qualquer tarefa em qualquer currículo seja realizada cooperativamente, mas ressaltam que aprendizagem cooperativa é mais do que fazer estudantes sentarem juntos e compartilhar materiais. O objetivo

Depois de chover, o que acontece com a água que cai sobre o solo?

A chuva que se precipita sobre os continentes (solo) poderá seguir caminhos diferentes. Para facilitar o entendimento, vamos considerar que ela será dividida em três parcelas. A primeira parcela da água precipitada na forma de chuva sobre as regiões continentais irá infiltrar-se no solo e fluirá através do mesmo indo abastecer os mananciais (aquíferos) subterrâneos (freáticos e artesianos), que são os responsáveis pelas nascentes (no caso os freáticos) como também pelo abastecimento dos poços perfurados pelo homem (nesse caso, podem ser os freáticos e os artesianos).

Metodologia de ensino aplicada a grupos: benefícios da aprendizagem cooperativa

A aprendizagem cooperativa melhora: retenção de informação; sucesso acadêmico; habilidade de raciocínio de nível mais elevado; atitudes em relação à matéria, motivação para aprendê-la

Metodologia de ensino aplicada a grupos: como implementar a aprendizagem cooperativa

Dicas para implementar a aprendizagem cooperativa: comece cedo, com pouco e, então, aumente o conteúdo abordado; explique para os estudantes o que você está fazendo e por quê; estabeleça metas e expectativas para as equipes; faça com que as equipes gerem e assinem uma lista de mês e expectativas

Aumento de salário - 8 dicas para conseguir o seu

Pedir aumento de salário é, e sempre será, uma questão delicada, principalmente nos dias de hoje nos quais sobram mão de obra e faltam empregos. Portanto, antes de encarar o seu chefe, reflita sobre o seguinte item: meu desempenho para com a empresa, em todos os sentidos, é bom? Feito isto, e chegando a uma conclusão favorável sobre a sua postura, compromisso e comprometimento para com a firma, você poderá pensar em como pedir aumento. Veja algumas dicas, para que você não cometa erros em uma situação tão importante como essa:

Técnicas de fabricação de móveis em MDF

Não há dúvidas de que a profissão de marceneiro exige do profissional amplos conhecimentos sobre as técnicas de fabricação de móveis, sobre matérias-primas utilizadas e as ferramentas necessárias para desenvolver seu trabalho, que são variadas, com diversas funções, e exigem conhecimentos sobre sua operação. Entretanto, além desses conhecimentos, o marceneiro precisa saber como ler, analisar e interpretar um projeto.

Professores de visão apriorista condenam seus alunos ao fracasso

Visão apriorista acerca do conhecimento, você sabe o que é? Você sabe o que pensam e como pensam os professores aprioristas sobre a formação do conhecimento individual dos alunos? Você sabe em que ela acarreta? Pois bem, para aqueles que não sabem, a visão, conhecida como apriorista, é oposta à proposta pelo empirismo. Apriorismo, também conhecido como inatismo, é nome que se dá à crença de que já existe algo inato ou programado na bagagem genética hereditária de cada ser humano, que depois amadurecerá, em determinadas etapas, até que a pessoa desenvolva, a partir dessa base, o conhecimento. Por essa ótica, como a base já está feita em cada pessoa, o mundo exterior acaba tendo função menor, simplesmente de abastecer o indivíduo com conteúdo, de forma que o conhecimento se faça, então, existir.

Como se tornar um professor de sucesso: entraves da aprendizagem

O professor encantador deve estar atento aos entraves naturais da aprendizagem, como problemas familiares, hiperatividade

Atendimento Online
Quer Facilidade