
Visão apriorista acerca do conhecimento, você sabe o que é? Você sabe o que pensam e como pensam os professores aprioristas sobre a formação do conhecimento individual dos alunos? Você sabe em que ela acarreta? Pois bem, para aqueles que não sabem, a visão, conhecida como apriorista, é oposta à proposta pelo empirismo. Apriorismo, também conhecido como inatismo, é nome que se dá à crença de que já existe algo inato ou programado na bagagem genética hereditária de cada ser humano, que depois amadurecerá, em determinadas etapas, até que a pessoa desenvolva, a partir dessa base, o conhecimento. Por essa ótica, como a base já está feita em cada pessoa, o mundo exterior acaba tendo função menor, simplesmente de abastecer o indivíduo com conteúdo, de forma que o conhecimento se faça, então, existir.
“Em geral, aqueles que entendem o processo de ensino aprendizagem dessa maneira, consideram que uma criança não se torna um mau aluno ao longo de sua vida. Ao contrário, já nasce potencialmente mau aluno, independente do meio que o cerca e da experiência vivida”, afirma Dr. Per Christian Braathen, professor do Curso a Distância CPT Aula Expositiva, em Livro+DVD e Curso Online.
Se o professor considera que cada aluno tem limitações inatas, que existem crianças e adolescentes que não nasceram para estudar, acaba priorizando os alunos considerados mais inteligentes e de maior potencial, geralmente uma pequena minoria. A esses alunos o professor vai tentar transmitir os conhecimentos que tem da melhor maneira possível, na certeza de que, por serem mais inteligentes, vão entender e armazenar corretamente o conteúdo.
A visão apriorista tem, por isso, um viés preconceituoso. Em geral, professores aprioristas consideram que os alunos oriundos de estratos sociais mais pobres, geralmente, têm pouco potencial na escola. Nessa visão preconceituosa e excludente, a condição social desses alunos, por si só, indicaria uma limitação genética de aprendizagem, que já estaria presente em seus pais. Isso, claro, que vai significar enorme desvantagem para esses alunos. A tendência é que eles acabem rendendo o que o professor espera deles. E se o professor pensa que o aluno não tem futuro, estará criando condições para que o primeiro passo na direção do fracasso desse indivíduo seja dado.
Conheça os Cursos a Distância CPT, em Livros+DVDs e Cursos Online, da área Metodologia de Ensino.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.