WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Resultados da busca para "artigos-sobre-aprendizagem" ()

Ensino individual - Fatores que influenciam a individualidade do processo de aprendizagem

São diversos os aspectos que devem ser levados em conta, quando se justifica o fato de os alunos causarem sua própria aprendizagem e um deles é o conceito de estilo de aprendizagem. Existe um grande número de fatores que determinam as diferenças de estilo de aprendizagem, que fazem com que a utilização de uma única metodologia de ensino acabe resultando em aprendizagem deficiente, as quais podemos relacionar ao conceito de estilo de aprendizagem. São cinco estas dimensões de estilo

Piaget e Vigotsky sobre aula expositiva e aprendizagem

Dois grandes estudiosos da educação, Jean Piaget e Lev Semenovich Vigotsky, desenvolveram teorias sobre a aprendizagem, de grande importância, que devem embasar o desenvolvimento de uma aula expositiva. Segundo Per Christian Braathen, professor do Curso CPT, nas versões Online e em Livro+DVD, Aula Expositiva, "Piaget defende o construtivismo cognitivo, segundo o qual o aprendizado decorre do desenvolvimento de processos mentais amplamente relacionados com a realidade do aprendiz".

Como tornar a aprendizagem mais significativa?

O processo de aprendizagem é fundamentalmente dependente do conhecimento que o estudante já possui. O seu conhecimento prévio. De fato, podemos compreender aprendizagem significativa como uma mudança no conhecimento já existente. Isso deve ser compreendido tanto do ponto de vista quantitativo (mais conhecimento sendo conectado ao conhecimento já existente) e, de grande importância, qualitativo (mudança na qualidade do conhecimento já existente em função do novo conhecimento).

Saiba mais sobre os estilos de aprendizagem

Uma pessoa tem a percepção da informação no estilo intuitivo, quando percebe melhor as informações que se apresentam como ideias, memórias ou possibilidades. Já no estilo sensorial, tem mais facilidade quando a informação chega como algo que pode ser visto, ouvido ou tocado. Em outras palavras, a percepção, a recepção, a organização, o processamento e a compreensão oferecem alternativas sobre a forma como cada indivíduo trata as informações em seu sistema cognitivo.

Aprendizagem cooperativa em sala de aula e fora dela

Existem muitas formas de se trabalhar em sala de aula e fora dela, respectivamente, com grupos formais e informais e aprendizagem cooperativa. “O próprio professor, de acordo com sua experiência e conjuntura de trabalho, pode elaborar atividades mais adequadas às suas turmas, sempre seguindo os preceitos básicos propostos para a aprendizagem cooperativa”, afirma Dr. Per Christian Braathen, professor do Curso a Distância CPT Metodologias para Aprendizagem Ativa, em Livro+DVD.

A aprendizagem significativa nas aulas práticas e demonstrativas

A ideia fundamental na teoria construtivista é de que o processo de construção do conhecimento é feito pelo aprendiz e não causado por outro agente. Ou seja, a construção de conhecimento é um processo individual, assim como seu resultado. A importante consequência disso é que o professor não causa aprendizagem nos estudantes embora tenha um papel extremamente importante.

Na Metodologia Ativa de Aprendizagem o aluno é o protagonista!

A adoção de metodologias ativas de aprendizagem parte do pressuposto de que nem sempre é necessário que o professor ensine para que o aluno aprenda. A aprendizagem é realizada pelo estudante e não causada diretamente pelo professor, em função do caráter individual do processo de aprendizagem.

Animações interativas, WebQuest e Moodle: para que servem?

Existem três ferramentas interessantes e importantes para o processo educativo: animações interativas, WebQuest e Moodle. “São ferramentas criadas especificamente para atender objetivos educacionais, o que lhes garante um grande potencial para ajudar a desenvolver e estimular a aprendizagem”,afirma Dr. Per Christian Braathen, professor do Curso a Distância CPT Metodologias para Aprendizagem Ativa, em Livro+DVD.

Professor: 3 práticas que comprometem a aprendizagem dos alunos

Se você, professor, ama sua profissão e anseia pela aprendizagem dos seus alunos, saiba que existem três erros cruciais que comprometem a eficiência do ensino em geral dos alunos e, particularmente, das metodologias ativas. São eles: propor atividades triviais, propor atividades muito longas e chamar voluntários para as respostas.

Ensino centrado no aluno: estratégia boa ou ruim? Utilizar ou não?

Instrução centrada no estudante é uma abordagem ampla de ensino que inclui substituir aulas expositivas por aprendizagem ativa, responsabilizando os estudantes por sua própria aprendizagem e usando aprendizagem em ritmo pessoal e, ou aprendizagem cooperativa (em grupos). “Outra maneira de centrar o nosso ensino no estudante inclui passar problemas abertos e do tipo que requer raciocínio criativo e crítico, exercícios de redação reflexivos, envolvendo os estudantes em simulações e desempenho de papéis”

Fique por dentro das novidades!