WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

"artigos-sobre-aprendizagem"

Como tornar a aprendizagem mais significativa?

O processo de aprendizagem é fundamentalmente dependente do conhecimento que o estudante já possui. O seu conhecimento prévio. De fato, podemos compreender aprendizagem significativa como uma mudança no conhecimento já existente. Isso deve ser compreendido tanto do ponto de vista quantitativo (mais conhecimento sendo conectado ao conhecimento já existente) e, de grande importância, qualitativo (mudança na qualidade do conhecimento já existente em função do novo conhecimento). A aprendizagem significativa é possível, por meio do diálogo entre professor e alunos e entre os próprios alunos, ajudando-os a fazer conexões entre conceitos não bem interconectados. No entanto, isso ocorre em salas com menor número de alunos. Daí a importância de limitar o tamanho das turmas em disciplinas de grande demanda, mas isso não ocorre na realidade, afirma o professor Per Christian Braathen do Curso CPT de Aprendizagem Significativa. 

Ensino individual - Fatores que influenciam a individualidade do processo de aprendizagem

São diversos os aspectos que devem ser levados em conta, quando se justifica o fato de os alunos causarem sua própria aprendizagem e um deles é o conceito de estilo de aprendizagem. Existe um grande número de fatores que determinam as diferenças de estilo de aprendizagem, que fazem com que a utilização de uma única metodologia de ensino acabe resultando em aprendizagem deficiente, as quais podemos relacionar ao conceito de estilo de aprendizagem. São cinco estas dimensões de estilo

Piaget e Vigotsky sobre aula expositiva e aprendizagem

Dois grandes estudiosos da educação, Jean Piaget e Lev Semenovich Vigotsky, desenvolveram teorias sobre a aprendizagem, de grande importância, que devem embasar o desenvolvimento de uma aula expositiva. Segundo Per Christian Braathen, professor do Curso CPT, nas versões Online e em Livro+DVD, Aula Expositiva, "Piaget defende o construtivismo cognitivo, segundo o qual o aprendizado decorre do desenvolvimento de processos mentais amplamente relacionados com a realidade do aprendiz".

Saiba mais sobre os estilos de aprendizagem

Uma pessoa tem a percepção da informação no estilo intuitivo, quando percebe melhor as informações que se apresentam como ideias, memórias ou possibilidades. Já no estilo sensorial, tem mais facilidade quando a informação chega como algo que pode ser visto, ouvido ou tocado. Em outras palavras, a percepção, a recepção, a organização, o processamento e a compreensão oferecem alternativas sobre a forma como cada indivíduo trata as informações em seu sistema cognitivo.

Aprendizagem cooperativa em sala de aula e fora dela

Existem muitas formas de se trabalhar em sala de aula e fora dela, respectivamente, com grupos formais e informais e aprendizagem cooperativa. “O próprio professor, de acordo com sua experiência e conjuntura de trabalho, pode elaborar atividades mais adequadas às suas turmas, sempre seguindo os preceitos básicos propostos para a aprendizagem cooperativa”, afirma Dr. Per Christian Braathen, professor do Curso a Distância CPT Metodologias para Aprendizagem Ativa, em Livro+DVD.

Como aplicar as Metodologias Ativas de Aprendizagem?

Transformar a educação e a cultura educacional não é uma tarefa simples, uma vez que existem paradigmas enraizados na comunidade escolar e nas famílias. Dessa forma, é preciso que as metodologias ativas de aprendizagem sejam apresentadas de forma estratégica e aplicável, levando em consideração a importância dos recursos materiais e da capacitação profissional dos professores.

Valor na aprendizagem

Na educação existem formas de se ensinar, o que a aprendizagem, significativa cisa é relacionar o conhecimento para fazer sentido de se ser estudado, o que torna essa forma de aprendizagem bem mais vantajosa que uma simples aprendizagem mecânica, assim afirma Per Christian Braathen do Curso CPT de Aprendizagem Significativa, no qual entendermos melhor como esse método contribui para educação.

A aprendizagem significativa nas aulas práticas e demonstrativas

A ideia fundamental na teoria construtivista é de que o processo de construção do conhecimento é feito pelo aprendiz e não causado por outro agente. Ou seja, a construção de conhecimento é um processo individual, assim como seu resultado. A importante consequência disso é que o professor não causa aprendizagem nos estudantes embora tenha um papel extremamente importante.

Na Metodologia Ativa de Aprendizagem o aluno é o protagonista!

A adoção de metodologias ativas de aprendizagem parte do pressuposto de que nem sempre é necessário que o professor ensine para que o aluno aprenda. A aprendizagem é realizada pelo estudante e não causada diretamente pelo professor, em função do caráter individual do processo de aprendizagem.

Animações interativas, WebQuest e Moodle: para que servem?

Existem três ferramentas interessantes e importantes para o processo educativo: animações interativas, WebQuest e Moodle. “São ferramentas criadas especificamente para atender objetivos educacionais, o que lhes garante um grande potencial para ajudar a desenvolver e estimular a aprendizagem”,afirma Dr. Per Christian Braathen, professor do Curso a Distância CPT Metodologias para Aprendizagem Ativa, em Livro+DVD.

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?