WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Como surgiram as metodologias ativas de aprendizagem?

A visão construtivista da aprendizagem mostra a forma equivocada como a aprendizagem, boa parte das vezes, é encarada. Essa visão levou ao surgimento das metodologias ativas de aprendizagem

Como surgiram as metodologias ativas de aprendizagem?   Dicas Cursos CPT

 

Embora boa parte de nós, eventualmente, acompanhemos o desenvolvimento de um bebê, desde o seu nascimento, ou, pelo menos, conheçamos esse processo de forma indireta, damos pouca atenção à enorme lição sobre a forma como o aprendizado ocorre. E, o mais importante: equivocadamente, achamos que, a partir do momento em que a criança chega à escola, essa forma de aprendizado não ocorre mais. “De tal maneira que a criança em idade escolar passa a ser vista, equivocadamente, como uma espécie de depositório de conhecimentos, que lhes serão passados durante os próximos 18 anos, momento em que receberá seu diploma de curso superior”, afirma Dr. Per Christian Braathen, professor do Curso a Distância CPT Metodologias para Aprendizagem Ativa.

A atitude de buscar o conhecimento, de observar, experimentar e de perguntar continuamente passa a ser podada, enquanto se molda o modelo de aprendiz tipicamente desejado na escola: comportado, concentrado, calado, devidamente sentado em sua carteira, ouvindo as informações que o professor tem a dar. A aprendizagem deixa de ser um processo ativo para se tornar passivo, enquanto a capacidade criativa e de inovação é enquadrada pelos cânones educacionais.

Ao longo da história, por razões das mais variadas, foi abandonado o entendimento de que, em qualquer idade, a qualquer tempo, o conhecimento não nasce com a pessoa, nem é dado a essa pessoa pelo meio social. O indivíduo constrói seu conhecimento por meio de interação com o ambiente físico e social, em um processo de contínua elaboração e reelaboração. Essa é a visão construtivista da aprendizagem, que pode nos auxiliar a entender melhor os crescentes problemas da educação e nos faz concluir que um ponto fundamental desses problemas é a forma equivocada como a aprendizagem, boa parte das vezes, é encarada. Uma visão que levou ao surgimento das metodologias ativas de aprendizagem.

Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:


 

Conheça os Cursos a Distância CPT da área Metodologia de Ensino.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

BENEDITO JOSE CORREIA

20 de mar. de 2021

Muito bom. Ainda bem que existe pessoas que despertaram e buscaram saídas para este momento tão diferente da nossa época como alunos. Parabéns mesmo!

Resposta do Portal Cursos CPT

23 de mar. de 2021

Olá, Benedito

Como vai?

Agradecemos sua visita ao nosso site!

Ficamos felizes em saber que você gostou de nosso artigo.

Em breve, uma das nossas consultoras entrará em contato com informações e esclarecimentos sobre o curso que serão fundamentais para o seu aprendizado.

Atenciosamente,

Erika

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?