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Educação infantil - importância do desenho para o desenvolvimento da infância

É por meio do desenho, que a criança cria e recria individualmente formas expressivas, integrando percepção, imaginação, reflexão e sensibilidade. Como possibilidade de brincar, de falar, de registrar, o desenho marca o desenvolvimento da infância e em cada estágio, ele assume um caráter próprio. Estes estágios definem maneiras de desenhar que são bastante similares em todas as crianças, apesar das diferenças individuais de temperamento e sensibilidade.

O desenho na Educação Infantil

A arte consiste em um processo no qual a criança reúne os vários elementos de suas experiências na tentativa de significar tudo o que vê, sente e observa. Ao interpretar o desenho que faz, sua interpretação é pessoal e, geralmente, difere da sua intenção inicial. O que demonstra que a habilidade em desenhar um determinado objeto, dependerá do tempo e da prática que a criança possui em desenhá-lo, logo, sua habilidade gráfica geral será ampliada pelo número de desenhos e práticas que realizar.

Musicalização infantil - formação do coral infantil

Todas as atividades apresentadas até agora podem ser utilizadas de uma forma coordenada, enriquecendo diversas atividades na escola. Você pode, por exemplo, formar um coral com as crianças. Formar um coral não é uma iniciativa tão difícil. Você irá, na verdade, formar grupos de crianças, por turma, que irão cantar juntas. Você irá se preocupar muito mais com a interação entre as crianças e a música, do que com a técnica musical.

Preparação, montagem e narração do conto infantil

Uma vez escolhido o conto, passamos ao trabalho de preparação. Primeiramente, deve ser feita a análise, o que facilitará a aprendizagem. A primeira leitura deve ser rápida, do princípio ao fim. Com essa primeira leitura, devemos ter capacidade para fazer um resumo limitado só ao eixo central: Onde está o clímax? Quais são os personagens principais? Em que ambiente se desenvolve a ação? Por fim, se o conto for complexo, convém separar as diferentes sequências.

O que é a educação infantil?

A educação infantil compreende crianças de 0 a 6 anos de idade, período onde elas passam pela primeira etapa da educação básica. Nessa fase, o objetivo é desenvolver nas crianças não só a cognição, mas também a parte física e a parte socioemocional. Pode ser dividida em dois momentos: a creche, que recebe crianças de 0 a 3 anos, e a pré-escola, que recebe crianças de 4 a 5 anos e 11 meses.

As artes plásticas atuam positivamente no desenvolvimento mental da criança

Na educação infantil, trabalhar com as artes plásticas é um mecanismo de grande importância para o desenvolvimento intelectual da criança. Quando ela pega no lápis e descobre seus primeiros registros no papel, começa a rabiscar obsessivamente. Ao final do seu primeiro ano de vida, porém, ela já é capaz de manter ritmos regulares e produzir seus primeiros traços gráficos, fase conhecida como dos rabiscos ou garatujas. A permanência da linha no papel se investe de magia e esta estimula sensorialmente a vontade de prolongar este prazer, o que significa uma intensa atividade interna. Ao mesmo tempo em que a criança faz a associação de gestos e traços desenvolve sua atividade mental.

A relevância do conhecimento nas aulas práticas e demonstrativas

Os conhecimentos são relevantes, quando o novo conhecimento a ser aprendido tem algo a ver com a vida do aprendiz, sendo importante para ele mesmo. Isso quer dizer que o conteúdo tem de ser contextualmente relevante, que esteja contextualizado com sua realidade e, consequentemente, seja concreto para o aluno. Esse é mais um aspecto conceitual que torna as aulas demonstrativas e práticas muito importantes no contexto da aprendizagem. Quanto mais concreto é o conhecimento e quanto mais próximo da realidade, mais relevante ele se torna para o aluno.

Por que, para que e como trabalhar artes na Educação Infantil?

O trabalho de artes na Educação Infantil pode contribuir para o conhecimento físico, biológico, lógico-matemático, químico, linguagem oral, escrita, entre outros, que serão necessários na idade adulta. Isto pode ser observado quando descobrimos os ingredientes e fazemos o grude para a pintura a dedo, quando utilizamos as cores da natureza para realizar um trabalho, quando fazemos pintura invisível, colagens, recortes e tantas outras atividades que podem ser desenvolvidas, proporcionando um momento de aprendizagem.

O valor da música no universo infantil

Musicalizar é tornar a criança sensível e receptiva aos sons, é promover o contato com o mundo musical já existente dentro dela, é fazer com que ocorra uma apreciação afetiva e, mais além, uma apreciação criativa dos sons que estão à sua volta. A musicalização infantil engloba um conjunto de atividades, que estimulam o espírito criativo da criança, desenvolvendo nela habilidades musicais até então desconhecidas.

Formação pessoal e social é importante na educação infantil

A educação infantil, no Brasil, vem conquistando novos espaços e reconhecimento. O atendimento da criança de zero a seis anos é um dever do estado e um direito da mesma. Intensificando a importância da educação para a primeira infância, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996) considera a Educação Infantil a primeira etapa da Educação Básica, tendo como finalidade o desenvolvimento integral da criança até seis anos de idade, estabelecendo, assim, o vínculo entre o atendimento e a educação.

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