Quer ser Maître? Aprenda corretamente as técnicas de reposição de mesas e a primeira lição que o aprendiz deve saber é que logo após a saída dos clientes de uma mesa do restaurante é preciso fazer a sua reposição. “Pratos, talheres, copos, enfim, todo o vasilhame deverá ser retirado da mesa e colocado em uma mesa de apoio. Esta deverá ser posicionada ao lado da mesa que será reposta. Os arranjos de flores deverão ser preservados para serem recolocados após a reposição da mesa”
A ornamentação da mesa, tanto para almoços como para jantares, é essencial e pode ser feita com flores, frutas e velas. Todo arranjo deve ser baixo, a fim de que as pessoas sentadas, uma em frente à outra, não tenham dificuldade de conversar. Para as refeições noturnas, pode-se usar velas, dispostas em candelabros, nas extremidades da mesa ou em volta do arranjo central. A luz das velas é muito sofisticada, dando um toque especial ao ambiente, entretanto, deve ser acompanhada de iluminação indireta. Já os acessórios, auxiliam na composição da mesa, mas são de uso facultativo.
A comunicação em reunião de mesa, geralmente, envolve uma participação maior do público frente à exposição ou direção de um coordenador. Portanto, não somente este deve se preparar para sua apresentação, como todos os participantes da reunião. Em uma grande e organizada mesa de reunião, seja ela oval ou retangular, existem três tipos de pessoas que são observadas: o coordenador, o redator da ata e os participantes.
A mise-en-place das mesas consiste na sua preparação, colocando os utensílios a serem utilizados no atendimento. A mise-en-place torna o ambiente mais agradável, estimulando o cliente ao consumo de alimentos e facilita o trabalho do garçom. O alinhamento é o primeiro passo da arrumação das mesas. As mesas e cadeiras devem ser colocadas nos lugares pré-determinados, de acordo com o planejamento do restaurante. Entre as mesas e cadeiras deve ser deixado um espaço suficiente para a movimentação das pessoas. Recomenda-se manter uma distância de, no mínimo, um metro e meio entre uma mesa e outra.
Para compor a mesa em almoços, jantares, festas, casamentos e cerimoniais, a primeira regra é colocar tudo geometricamente espaçado. O centro exatamente no centro. Os locais à mesa, espaçados nas mesmas distâncias e os utensílios harmoniosamente colocados. A colocação dos utensílios é feita de fora para dentro. Depois de tudo bem distribuído, use a criatividade, com os arranjos florais ou com o tipo de decoração a fazer na mesa. Isso só trará elogios dos convidados.
Para cada ocasião, a composição da mesa é diferente. Para um almoço, por exemplo, um serviço americano ficará muito bem. Louças rústicas e talheres modernos farão uma mesa linda. Para um jantar formal, a escolha deve ser mais cuidadosa, tanto no que diz respeito à toalha da mesa quanto aos cristais, talheres e porcelanas. Um jantar americano permitirá maiores liberdades.
O principal alimento do potro, em seus primeiros quatro meses de vida, é o leite de sua mãe. O leite contém nutrientes essenciais para a cria, apresentando em sua composição aproximadamente 1,6% de gordura, 2,2% de proteína, 6% de lactose, 0,1% de cálcio e energia aproximada de 47 cal/100 g, valores que podem variar conforme a raça da matriz e sua idade.
A organização dos aparadores, dos carrinhos de serviço e das mesas auxiliares (guéridons) deve ser feita diariamente, antes de cada turno de trabalho. Os passos para arrumação dos aparadores e dos guéridons são descritos a seguir: limpar os aparadores e os guéridons com pano e produto de limpeza apropriado; forrar as prateleiras dos aparadores com toalhas;
No Brasil, um dos aquíferos subterrâneos de maior importância é o Aquífero Guarani, considerado a maior reserva de água doce do planeta, com um volume de água estimado em aproximadamente 55.000 km³ e uma profundidade máxima em torno de 1.800 m. Com uma capacidade de recarga de aproximadamente 166 km³, ao ano, por precipitação, a grande reserva de água subterrânea existente no Aquífero Guarani é suficiente para fornecer água potável ao mundo por duzentos anos.
O processo de hospedagem pode ser dividido em quatro etapas. A primeira é a reserva, que se dá quando o hóspede entra em contato com o hotel para obter informações sobre os diversos aspectos do estabelecimento e solicita a reserva. A segunda etapa é a chegada do hóspede ao hotel, chamada de check-in. A terceira etapa é a hospedagem e refere-se a todo o período em que o hóspede permanece no hotel e a todos os serviços realizados para atendê-lo. A última etapa é o check-out, ou seja, a saída do cliente, quando a recepção adota todos os procedimentos finais, incluindo o fechamento das contas, e ocorre o pagamento dos serviços por parte do cliente.