WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Como receber em casa: composição da mesa

Ao arrumar uma mesa, é necessário observar equilíbrio e simetria entre os elementos que a compõem para que se obtenha um resultado agradável

Como receber em casa: composição da mesa     Cursos CPT


Para cada ocasião, a composição da mesa é diferente. Para um almoço, por exemplo, um serviço americano ficará muito bem. Louças rústicas e talheres modernos farão uma mesa linda. Para um jantar formal, a escolha deve ser mais cuidadosa, tanto no que diz respeito à toalha da mesa quanto aos cristais, talheres e porcelanas. Um jantar americano permitirá maiores liberdades.

O que colocar como centro de mesa? Suas cores devem harmonizar-se com a toalha, com a porcelana e com o próprio ambiente da sala. Velas e flores são ideais para um centro de jantar. Flores e frutas alegram as mesas de almoço, enquanto um arranjo mais leve cabe muito bem em uma mesa de chá.

Ao arrumar uma mesa, é necessário observar equilíbrio e simetria entre os elementos que a compõem para que se obtenha um resultado agradável.

Para ocasiões formais, devem ser usadas toalhas brancas, bordadas, em tecidos como linho, organdi ou renda. As estampadas em algodão, brim ou poliéster devem ser usadas apenas em encontros muito informais. Alguns tecidos especiais com propriedades antimanchas e outras características que tornam as toalhas mais práticas estão sendo introduzidos no mercado.

Os jogos americanos são práticos e permitem que a mesa fique bem visível. São ideais para refeições rápidas, como café da manhã, chá na sala de estar ou em pequenas mesas. Eles são encontrados nos mais diversos materiais, desde finas rendas até palha e papel e devem vir acompanhados de pequenos guardanapos. Na disposição do jogo americano, uma toalhinha não deve tocar a outra.

Forração da mes


Primeiramente, deve-se colocar, sob a toalha, um forro de feltro, flanela ou encerado para proteger o tampo de madeira e amortecer os ruídos. Nos tampos de cristal ou mármore, não é necessário usá-lo. Em seguida, coloque a toalha, impecavelmente passada, verificando se a caída é igual em todos os lados. A caída das laterais da toalha deve ser de 25 a 30 cm. Isso facilita o acesso dos convidados à mesa.

Sobre um prato raso, coloque um menor para a entrada e sobre esse prato, coloque um guardanapo dobrado sem muito exagero nas dobras. O guardanapo não é origami (dobraduras).

Louças, talheres e copo


Os pratos e talheres devem ficar de 2 a 2,5 cm da borda da mesa, pois assim eles não tocam nos convidados, nem correm o risco de cair. Deve-se observar um intervalo de 45 cm entre os pratos. Esse espaço não só é destinado à colocação dos talheres, copos e guardanapos, como, também, permite a livre movimentação dos convidados.

O prato de pão deve ficar do lado esquerdo do prato, em frente ao guardanapo. Os garfos ficam à esquerda do prato e as facas e colheres à direita. As facas devem ter o corte voltado para o prato. Os talheres de sobremesa podem ser colocados nessa fila ou podem estar acima do prato, na seguinte disposição:

- Junto ao prato, deve ficar a faca, com o corte virado para o prato, e o cabo para o lado direito;
- Em seguida, o garfo, com o cabo virado para o lado esquerdo;
- Por último, a colher com o cabo voltado para a direita.

Os copos devem ser colocados na mesa, obedecendo à seguinte ordem: da esquerda para a direita. O copo para água, o de vinho branco e o copo de vinho tinto. O prato de salada, às vezes igual ao de sobremesa, deve ficar à esquerda. Uma taça de champanhe pode ser colocada acima dos copos, à direita. Sobre o sousplat (suporte para o prato), deve-se colocar uma toalhinha especial para evitar ruídos. O guardanapo deve ficar à esquerda e, acima de tudo, o marcador de lugares.

Ornamentação


A ornamentação pode ser feita com flores, frutas e velas. Todo arranjo deve ser baixo, a fim de que as pessoas sentadas, uma em frente à outra, não tenham dificuldade de conversar.

Para as refeições noturnas, pode-se usar velas dispostas em candelabros nas extremidades da mesa ou em volta do arranjo central. A luz das velas é muito sofisticada, dando um toque especial ao ambiente, entretanto, deve ser acompanhada de iluminação indireta.

Um arranjo de flores e velas sempre dá um ar mais festivo à sua mesa, mas utilize flores não muito chamativas, para não roubar a atenção, pois o astro da noite é a mesa e a comida, use-os apenas para dar um toque.


O uso das cores


Alguns componentes de decoração contribuem para dar o tom na sua recepção. O item de cores é um item que traduz a essência de um acontecimento e, para saber escolher, dosar e combinar é necessário conhecer o significado de cada cor e o impacto que podem causar no ambiente. A combinação de vários tipos de flores brancas, por exemplo, dão um toque de sofisticação e tranquilidade. Confira:

  •   Vermelho: é o matiz mais dramático que existe. Transmite energia e tem visualização rápida, pode surtir um belo efeito, por isso deve ser utilizado com moderação. As flores mais utilizadas com essa cor são as rosas, tulipas, gérberas, crista de galo;

  •   Laranja: tem quase a mesma intensidade do vermelho, transmite otimismo e alegria. Duas flores com essa cor que são utilizadas atualmente, o girassol e o lírio;

  •   Rosa: Ideal para dar um ar romântico à ocasião, traz suavidade ao ambiente, excelente para casamentos. As flores mais usadas com essa cor são: rosa, amarílis, dália, angélica, entre outras;

  •   Amarelo: transmite ideia de riqueza, afinal, é a cor do ouro. Ligados a ela estão os sentimentos de força e o entusiasmo, trazendo positivismo ao ambiente. Lírios, girassóis, narcisos, crista de galo, palmas são as flores que mais se prestam às decorações;

  •   Verde: essencial em qualquer arranjo, é uma das cores que mais lembram harmonia e paz. São inúmeras as plantas que se prestam à decoração, entre elas estão as dracenas, ciprestes, eucaliptos, samambaias, avencas, entre outros;

  •   Azul: leva otimismo e esperança ao ambiente e as flores mais comuns nas decorações são: jacintos, papoulas, agapantos, entre outras;

  •   Branco: indispensável até mesmo para compor um arranjo com outras cores, é a cor da paz. Copos de leite, rosas, lírios, boca de leão e orquídeas dão vida e harmonia às outras flores do arranjo.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

DANIELE MARCENA DA SILVA

21 de abr. de 2020

Informações sobre curso de como compor mesa de refeições

Resposta do Portal Cursos CPT

29 de abr. de 2020

Olá, Danielle

Como vai?

Agradecemos seu contato.

Uma de nossas consultoras entrará em contato com você para lhe passar maiores detalhes sobre os assuntos abordados no curso.

Atenciosamente,
Erika Lopes

Maria Silva

5 de fev. de 2019

Muito boa a matéria , tenho interesse

Resposta do Portal Cursos CPT

6 de fev. de 2019

Olá Maria,

Agradecemos a visita e comentário em nosso site. Nossas consultoras entrarão em contato para mais informações.

Atenciosamente,

Mariana Caliman Falqueto

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?