Com o passar dos anos, houve um aumento significativo da demanda por eventos. Isso fez com que surgisse especialistas na organização de eventos, bem como empresas de produção de eventos. Atividades como a escolha do local do evento, o planejamento da estrutura, a determinação de regras, a divulgação, a montagem, as tarefas durante o evento são essenciais para que este obtenha sucesso.
A captação de eventos pode ser feita pela agência, em especial, quando se trata de eventos de pequeno porte, ou por meio de uma central de captação. A central de captação representa um núcleo formado por várias empresas que se associam, como agências de eventos, hotéis, agências de viagens, transportadoras, organizadores e presta dores de serviços e outros tipos de empresas ligadas ao turismo. Essas empresas mantêm financeiramente as centrais de captação.
Dependendo do tamanho do evento, é necessário que o organizador trabalhe com uma equipe de coordenadores, que atuarão no momento da execução do projeto. Esse pessoal é dividido em equipes de trabalho, responsáveis por tarefas específicas que fazem parte da realização do evento.
Quais as duas funções do gestor? O planejamento e a organização. E quanto as funções que compõem o processo administrativo? Simples: a direção e o controle. “Enquanto a função de planejamento cuida do futuro da empresa, traçando objetivos e estratégias, a função de organizar estabelece a estrutura e recursos para a realização desses planos”, afirma Rúbia Fonseca, professora do Curso CPT Fundamentos da Administração.
Entre as mais interessantes e ricas formas de atrair novos hóspedes, manter os atuais e fazê-los frequentar mais o hotel, estão as promoções. A promoção de eventos é uma ótima oportunidade de divulgação de estabelecimentos, uma vez que os hotéis, geralmente, já possuem infraestrutura favorável para a acomodação de um número grande de pessoas. Para tal, a boa administração hoteleira poderá fazer uso de campanhas, por exemplo, para atrair mais clientes, divulgar o hotel de forma maciça, além de elevar a taxa de ocupação do mesmo.
Ser dono de padaria requer preparo, comprometimento e jogo de cintura, pois trata-se de um negócio bastante complexo, com alta competitividade. Dados coletados pela Abip - Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria, demonstram que, apenas em São Paulo, existem mais de 12 mil padarias.
Como realizam tarefas variadas e com curto tempo para decidir, os administradores dependem das relações com indivíduos internos e externos à organização para obterem informações com vistas à tomada de decisão. Como defendido por Henry Mintzberg citado por Sobral e Peci: Os administradores possuem autoridade formal pelo cargo que ocupam, que, por sua vez, lhes confere status.
A administração financeira, hoje, tem um papel muito mais estratégico do que disciplinador, ou seja, de controle, de cálculo, de administração de dinheiro, de papéis, passando, inclusive, a ter um papel de adequação das atividades administrativas às necessidades do mercado. Para isto, para conseguir de fato alcançar os seus objetivos e com grandes sucesso, ela precisará contar, se apoiar em sistemas, formas e metodologias no controle de gestão e de custos.
Um organizador de eventos deve ter o perfil de um profissional atuante e de extrema organização, além de conhecer profundamente sua atividade. A dedicação e a pesquisa, além de algumas regras de etiqueta, irão ajudar não somente no contato com o cliente, mas para deixá-lo preparado para possíveis situações que aparecerão.
O gestor de uma empresa, geralmente, não é o executor, e sim o responsável pelo trabalho de um grupo a ele subordinado. É o indivíduo que tem a função de tomar decisões nas organizações, visando alcançar os objetivos previamente estabelecidos. “A empresa alcança seus objetivos por meio das pessoas. Assim, o administrador trabalha coordenando e dirigindo as atividades de outros”, afirma Rúbia Fonseca, professora do Curso a Distância CPT Fundamentos da Administração.