WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

"cidadania"

Trânsito e Cidadania: o que tem a ver entre eles?

De acordo com Rozimar Gomes da Silva Pereira, professora responsável pela Aula 1 - Trânsito: cidadania e respeito às regras - da série Professor Eventual, Volume II, do CPT, "Trânsito e cidadania são temas que devem ser bem compreendidos pelas pessoas, em qualquer parte do mundo, independente da idade, sexo ou classe social, para que a vida em sociedade seja mais amigável, tenha menos transtornos e seja possível". Antes, porém, faz-se necessário esclarecer duas dúvidas: o que é ser um cidadão e o que é o trânsito?

Qual é a relação entre nação e cidadania? Você sabe responder?

Uma nação é formada pelo seu povo, ou seja, é formada por cidadãos dotados de identidade e propósitos de vida, compondo uma sociedade. Uma nação, em outras palavras, nada mais é que um povo com sentimento de união, que ama seu País, ama sua história, que tem laços afetivos para com os seus iguais, que tem uma história em comum, independente de sua origem sociorracial, que tem traços culturais, que tem a mesma língua.

Metodologia de ensino: como criar regras na sala de aula

Na sala de aula, as regras criadas pelo professor e pela escola devem ser escritas de forma simples, enfatizando e relembrando o respeito aos horários, o uso de uniforme, a entrega da lição de casa, a participação em grupos de estudo, a monitoria e o reforço para alunos que apresentem mais dificuldades. Para chamar mais a atenção, pode-se até usar o trabalho de um desenhista ou de um aluno para ilustrá-las.

Torne-se um professor de sucesso

A formação do ser humano recebe muita influência dos meios onde ele vive. A família, os amigos e a escola são agentes determinantes para nossa cidadania. É no contato com eles que aprendemos os parâmetros e conseguimos distinguir o que é certo e o que é errado, e talvez o professor seja o principal disseminador dos valores humanos.

Pluralidade cultural: um mergulho na diversidade social, regional e cultural do país

A pluralidade cultural nos leva às nossas origens como povo brasileiro, à nossa diversidade e ao nosso próprio olhar sobre nós mesmos bem como às nossas múltiplas culturas. Por meio dela, educador e aluno partem para uma viagem, navegando pelas etnias, pela história e geografia cultural brasileira.

Por que ensinar trânsito nas escolas?

Voltados ao tema transversal Trânsito na Educação, os educadores devem adotar uma proposta que garanta a organicidade do tema, nos diversos componentes curriculares. Dessa organização, esperam-se ações reflexivas e construtivas que resultem em programas de educação para a cidadania no trânsito, estratégias de implantação, sustentação e implementação, por meio da qual sejam desenvolvidas ações articuladas entre os vários segmentos da sociedade.

PCN - o Ensino Fundamental I e as áreas de conhecimento

Antes de 1996, o ensino fundamental I seguia as normas da LDB - Lei de Diretrizes e Bases da educação, que visavam à formação dos alunos nos mais diversos âmbitos, potencializando sua autorrealização, sua preparação para o mercado de trabalho, bem como sua conscientização da cidadania. Da mesma forma, essas diretrizes estabeleciam um currículo educacional, com núcleo comum a todos os níveis da educação básica, contanto que respeitasse as peculiaridades locais e as diferenças individuais dos alunos. Com a elaboração do Plano Decenal de Educação para Todos, surgiu a necessidade de se elaborar parâmetros claros no campo curricular, que pudessem orientar as ações educativas, com base nos ideais democráticos, visando melhorar a qualidade do ensino nas escolas brasileiras.

PCN - o Ensino Fundamental II e os temas transversais

Respeitando as diversidades regionais, culturais e políticas existentes no país, os PCN ? Parâmetros Curriculares Nacionais visam ao processo educativo em todas as regiões brasileiras. Além de possibilitarem condições, nas escolas, que permitam aos alunos ter acesso ao conjunto de conhecimentos socialmente elaborados e reconhecidos como necessários ao exercício da cidadania. Os documentos presentes nos PCN são o resultado de um longo trabalho que contou com a participação de muitos educadores brasileiros, com base em suas experiências e em seus estudos. E o mais importante: eles foram produzidos no contexto das discussões pedagógicas atuais.

Por que ser justo com os outros? Porque é ético!

Entretanto, "a dimensão ética da justiça é ainda mais importante, justamente por tornar possível a avaliação crítica de certas leis, de forma a permitir que um cidadão ou um segmento da sociedade possa perceber distorções, ou privilégios para alguns, geralmente minorias, em detrimento de outros, geralmente maiorias", afirma o professor Francisco Tomazolli do Curso CPT de Ética e Cidadania - Ensino Médio. 

O pensamento político grego era pautado em qual filosofia?

O pensamento político grego começa como uma espécie de pressuposto. Eles, os gregos, buscavam o bem; o bem no sentido de uma coisa suprema, correta, virtuosa, verdadeira e os homens, por sua vez, tinham de procurar por esse bem tanto individualmente quanto socialmente. Por isso, dentro da perspectiva da “ideia do bem” como virtude, encontramos também a ideia do governo como uma virtude e, portanto, um bom governo.

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?